Religiosidade

Cerca de 345 frases e pensamentos: Religiosidade

⁠Estabelecemos padrões exteriores de religiosidade e muitas vezes o nosso interior esconde a podridão que nunca foi retirada. A nossa preocupação é passar uma boa imagem e esquecemos da imagem que Deus vê.

Inserida por LucianoSobral

⁠Hei! A religiosidade abriu a torneira do desgosto e da podridão.

Inserida por Misanka

Você não conhece uma pessoa por sua religiosidade, mas pelo amor incondicional a Deus...

Inserida por PoetaFernandoMatos

Nao permita que a religiosidade impeça o Espirito Santo fazer o que tem que ser feito em nosso dias

Inserida por prandre_borges

ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE NA VISÃO DA CIÊNCIA
(Por Fernando Vieira Filho (4))

Muitas pessoas se sentem confusas e me perguntam sobre a diferença entre espiritualidade e religiosidade. O Dr. Harold Koenig, psiquiatra da Universidade de Duke nos Estados Unidos tem uma ideia muito lúcida sobre este assunto, com a qual eu concordo. Em sua visão, a espiritualidade é “a aproximação do sagrado ou transcendental por meio da busca pessoal de compreensão das questões da vida sem necessariamente possuir um vínculo religioso”. Ao passo que, a religiosidade traduz “uma ligação com o sagrado ou transcendental por meio de um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos”. (1)
Veja o que diz o cardiologista Dr. Ney Carter do Carmo Borges, da Unicamp: “Os indivíduos que buscam o transcendente também estão mais protegidos diante do estresse e da depressão, importantes fatores de risco cardíaco”. (2)
Tendo em base mais de 3.200 estudos, o cardiologista Dr. Fernando Lucchese, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e o psiquiatra norte-americano Dr. Harold Koenig, concluíram que “a espiritualidade atua na interação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico”. Estas conclusões dos doutores Lucchese e Koenig facilitam-nos o entendimento de como uma boa espiritualidade pode contribuir para melhorar a resposta terapêutica a quadros de depressão, infecciosos, inflamatórios e relacionados à longevidade. (3)
Em minha prática clínica psicoterapêutica, observo que a maioria absoluta dos pacientes que sofrem de depressão e outros transtornos afetivos, comportamentais e emocionais apresentam, de forma precoce, remissão dos sintomas físicos e emocionais, além de baixos níveis de recaídas, quando exercitam a espiritualidade cotidianamente, seja através de uma religião ou não, mas sempre praticando o bem, através de trabalhos voluntários em instituições de caridade, hospitais etc. Ou seja, qualquer atividade que tenha objetivo de nos conectar com o Pai Maior, Deus ou Universo, tanto faz o nome que se dá essa Fonte Criadora fortalece nosso sistema imunológico, promovendo uma boa saúde física e mental. Eu acredito que a senha para esta conexão com Algo Maior seja, em suma, a bondade.
É sempre bom lembrar que ter “a tiracolo” um livro religioso ou ser pregador e adepto de qualquer religião que seja não são garantias de um exercício da espiritualidade se o comportamento cotidiano dessa pessoa for negativo, maledicente e fomentador de intrigas e dissensões.
Para toda causa temos um efeito, um resultado, uma consequência, portanto, trabalhemos confiantes em boas causas, pois os resultados serão sempre positivos para nossas vidas.

1. H. G. Koenig, D. King e V. B. Carson. Handbook of religion e health.
2. Revista Saúde. “O remédio está na fé”. Ed. Abril, n. 371, 2013.
3. Ibid.
4. Fernando Vieira Filho – Psicoterapeuta Clínico, palestrante e escritor.
Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012.
E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.
É autor dos E-Books: PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz. PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis. SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.

Inserida por fernando_vieira_filho

⁠✍️As religiões continuam sendo o ópio do povo. Já a religiosidade é a ascensão do ser humano ao autoconhecimento e a união com seu Eu Maior.
🛐♾️⚕️🕉️💟

Inserida por luiza_andrade

Os temas atuais sobre religiosidade ferem a honra e a santidade de Deus, visto que a Sua Palavra é a excelência para a verdade.

Inserida por HelgirGirodo

O verdadeiro espírito de religiosidade, é cuidar daqueles que mais necessitam de ajuda, de amar ao próximo como se ama a si mesmo, e de ser fraternalmente afável aqueles que estão caídos em desgraça e não tem condição de se levantar.⁠

Inserida por leonardomenin

⁠A principal diferença entre a religiosidade impositiva e a graça expositiva reside na fonte da motivação para o bom comportamento. Na religiosidade impositiva, o foco está em nós mesmos e em nossos esforços para obedecer às regras e alcançar a salvação. Somos impelidos por um sentimento de obrigação e medo de punição.
Em contraste, a graça expositiva nos oferece a salvação como um presente gratuito de Deus, concedida por meio da fé em Jesus Cristo. Essa graça transforma nosso coração e nos motiva a amar a Deus e ao próximo de forma natural e espontânea. A obediência, o bom comportamento e o desempenho fluem naturalmente dessa transformação interior, sem necessidade de esforço ou coerção.

Inserida por leonardomenin

⁠Gênios não se prendem em religiosidade.

Inserida por reconceituando

⁠Abba, faça da minha vida Teu altar; onde a chama nunca se apague e a religiosidade não tenha raiz.

Inserida por VerbosdoVerbo

O cristianismo verdadeiro dá sinais da fé arraigada com profundidade, enquanto que a religiosidade dá sinais
exteriores meramente superficiais.

Inserida por HelgirGirodo

Se deixarmos de lado a discussão da fé e a religiosidade, poderemos observar que as igrejas prestam algum tipo de serviço social, como outras entidades sem fins lucrativos e clubes associativos. A construção do local de reunião e a contribuição para manutenção das suas atividades básicas não representam um desperdício, ao contrário da remuneração dos dirigentes, isso sim é jogar dinheiro pelo ralo. As igrejas se tornaram um negócio lucrativo, com a mercantilização da fé. Mas nem pense em mudar isso, essa praga já se alastrou por todo canto e tem raízes em todos os poderes. A liberdade de culto e de expressão tem um preço, e muitas entidades religiosas, antes sem fins lucrativos, agora não passam de empresas geridas por alguns gatos pingados.

Inserida por luizguglielmetti

Pobres seres humanos que apreciam a vida, curtindo a morte com uma falsa religiosidade.

Inserida por HelgirGirodo

⁠A religião baseada na fé cristã, não na religiosidade artificial, desempenha funções neurológicas de relações interpessoais de melhoras na comunicação, de autoconfiança pessoal nas decisões mais conflitantes, na busca de soluções emocionais sadias durante as fases da depressão e no equilíbrio de transtornos psicopatógicos, nas quais a saúde mental e espiritual agem com mais eficácia.

Inserida por HelgirGirodo

⁠A sua religiosidade é fraca, diante das palavras de JESUS que eu conheço.

Inserida por Miriamleal

⁠A Bíblia é a palavra de DEUS, não há tradições, igrejas, liturgias, religiosidades, idolatrias, acima da palavra de DEUS!

Inserida por Miriamleal

⁠A sua religiosidade e liturgia me dá asco!

Inserida por Miriamleal

⁠A religiosidade para busca apenas de benefícios próprios é simplesmente a forma mais sutil de estupidez!

Inserida por nosor_beluci

⁠A bondade, nobreza e salvação, está no coração e não na crença ou religiosidade!

Inserida por nosor_beluci