Reflexão de Falsidade

Cerca de 3195 reflexão de Falsidade

Ter um culpado…

Colocaram fogo no restaurante comigo ainda lá dentro. As chamas lambiam as paredes como línguas de uma ira que nunca foi minha, mas, de alguma forma, sempre me escolheu como alvo. O calor não me assustou. Pelo contrário, senti uma espécie de familiaridade com ele. Eu, que vivi tantos incêndios na alma, agora era apenas mais uma peça no cardápio do caos.

Enquanto o teto ruía e o ar se tornava pesado, percebi: não valia a pena gritar. Quem acendeu o fósforo já havia saído pela porta da frente, talvez assobiando uma melodia de inocência fingida. E quem passava pela calçada, ao ver as labaredas, não pensava em salvar quem estava dentro. Pensava apenas no espetáculo da destruição. Porque é isso que as pessoas fazem, não é? Elas assistem.

Então eu olhei ao redor. Louças estilhaçadas. Mesas tombadas. Cortinas em chamas. E, pela primeira vez, senti uma espécie de alívio. Uma certeza incômoda, mas libertadora: se é pra me chamarem de culpado, talvez eu devesse ser. Não me restava mais nada pra salvar — nem o restaurante, nem a mim. Peguei o que sobrou de força, virei o gás no máximo e, com um fósforo que achei no bolso, devolvi o favor. Explodi aquele lugar como quem assina um bilhete de adeus: com firmeza, sem remorso, mas com estilo.

Saí pela porta de trás, enquanto os destroços ainda voavam pelo ar. A fumaça subia, preta como os julgamentos que viriam. E eu sabia que viriam, claro. Sempre vêm. “Por que você fez isso?”, perguntariam. “Por que não tentou apagar o fogo? Por que não pediu ajuda?” Ah, os paladinos da moralidade, tão rápidos em condenar e tão lentos em entender. Mas eu não queria me explicar. Explicações são como água despejada sobre um incêndio: às vezes apagam, mas quase sempre só espalham mais fumaça.

Ser o vilão era mais fácil. Mais honesto. Assumir o papel de quem destrói é menos exaustivo do que tentar convencer o mundo de que você foi destruído. Porque, no final das contas, ninguém realmente escuta. Eles só querem um culpado. E, se é pra ser apontado de qualquer jeito, que seja com a dignidade de quem escolhe o próprio destino.

Não estamos falando de restaurante. Nunca estivemos.

Inserida por mauriciojr

⁠Não confio em pessoas que usam palavras e histórias como seu maior portifólio. Da mesma forma, desconsidero declarações e paparicos de quem muito diz. Os maiores feitos não precisam ser anunciados, da mesma forma que quem gosta de bajulações permite-se ser pego por uma armadilha. A vida me ensinou a perceber atos e intensões por traz de exageros; posturas que variam em grupos e situações. Nada mais confortável que observar atitudes situacionais, variáveis; é como uma peça de teatro onde o ator interpreta diferentes personagens!

Inserida por junger

Só me faz falta aqueles que estão presentes na minha vida.

Inserida por Ladyadyforever

Um amigo sincero que encontramos, vale mais que dez falsos que erramos ao confiar

Inserida por PedrinaAbreu

⁠Monopolizaram a imagem de Jesus, justificaram o ódio, divulgaram fake news e se dizem pessoas do bem.

Inserida por celinamissura

Saiba lhe dar com mais tapinhas nas costas, pois quanto mais, mais impulso te dá para dar a volta por cima.

Inserida por paulo_jussio

⁠A tua vida é uma mentira, que a tua vaidade quer…Viver de ilusões só trás decepções.

Inserida por paulo_jussio

⁠Conservador? Conservar o que?
Não se conserva aquilo que nunca se foi criado. Família? Que família?

Inserida por paulo_jussio

⁠Se eu te disser que você nunca me enganou! Você apenas provou que a mentira faz parte do seu caráter e o frio sentimento pelo seu prazer de vida.

Inserida por paulo_jussio

⁠A mentira não tem perna curta, tem prazo de validade.

Inserida por paulo_jussio

⁠ATENÇÃO! ⁠A psique de quem não tem prazer nenhum de vida a não ser viver pra enganar, mentir demasiadamente e se parecer por alguém que é o oposto, é bem comum. Esse tipo de pessoa convive no nosso meio e as vezes pode ser tarde de mais se não identifica-lós. CUIDADO! Isso é uma doença bem silenciosa que destrói vidas.

Inserida por paulo_jussio

Desencanto existe, e... Eu desencantei. Talvez fosse mera arrogância disfarçada em forma de pessoa e papel.

Inserida por ARRUDAJBde

O que é falso à primeira vista parece verdadeiro, mas, quando se põe à prova, geralmente não passa no teste.

Inserida por Luizdavi

⁠O Racismo é uma atitude nojenta que por séculos foi tolerada por "ungidos" de Deus no cristianismo.

Inserida por PbIsraelLopes

Prefiro chorar lágrimas de amor, lágrimas de exaustão, lágrimas de emoção e às vezes chorar lágrimas de humor, mas nunca derramar lágrimas de crocodilo.

Inserida por netomontana

⁠Vivemos num mundo de sorrisos ensaiados, forjados pela hipocrisia, que brota do esquecimento do que é ser, de fato, feliz.

Inserida por gildersonsantos

Quase ninguém é tão leal tanto quanto falseia a lealdade.

Inserida por GoisDelValle

Quando se trata de ambição ou interesse, as pessoas costumam ser corruptas!

Inserida por GoisDelValle

Marque encontros com pessoas de credibilidade e sairá fortalecido para não se envolver com aquelas que buscam apoiar sua falsidade.

Inserida por HelgirGirodo

⁠⁠Amizades egoístas são amizades que envolvem amigos, que assim sendo, pensam mais em si do que no outro. E quando pensam somente em si não estão dizendo que não são amigos, mas que na sua balança o lado que ganha o maior peso é o seu.

Inserida por givasdemore