Recordação
Seus olhos são mistérios
Esperanças são recordações
O mundo pede paz você pede amor e a vida pede o que então?
Tudo me espera de um copo de cerveja, tudo me espera de uma banda de rock
O mundo pode até pedir arrego, mas eu quero ver o sol
Diz para ela que qualquer dia desse passo no litoral
Sou um cara comum e qualquer, sou incomum de ser, já nasci para você
(Balada Lenta)
Com o passar dos anos acabamos por nos tornar uma grandiosa fortaleza de boas recordações, indestrutível até mesmo a balas de canhão de péssimas lembranças
À medida que o tempo vai passando, lembranças vão ficando para trás, e que alguma recordação nos traz...
Fatos, pessoas, de um tudo que já foi vivido...
Sempre vale a pena lembrar de coisas boas, pois "Recordar é Viver"
Ósculos e amplexos,
Marcial
AQUELAS LEMBRANÇAS QUE FICARAM...
Marcial Salaverry
A grande verdade é que nossa vida é feita de recordações. Embora sempre se diga que devemos viver o presente, para aproveitar o futuro, nunca é demais nos lembrarmos de acontecimentos passados, para aproveitar as lições que a vida nos deu, ratificando algumas, e retificando outras...
A medida que o tempo vai passando, sempre as lembranças vão se acumulando em nossa memória. Isso é muito normal, pois a passagem dos anos forçosamente aumenta a carga de recordações. Algumas boas, outras más, outras nem tanto sempre marcaram nossa existência.
Pessoas que de uma maneira ou outra influenciaram nossa vida, e que de uma maneira ou outra determinaram novos rumos. Acontecimentos que marcaram de forma definitiva nossa vida. Se as lembranças forem boas, devemos guardá-las em um recanto especial de nossa memória. Se forem más, o melhor é esquecê-las. Para que servem, senão para nos aborrecer? Se nos aborrecem, então para que recordá-las? O melhor é deixar para trás, perdidas no passado que é o lugar delas. Há que se considerar contudo, que algumas nos deixaram lições que devemos aproveitar para evitar repetição dos mesmos erros. Sempre se pode tirar algum proveito das lembranças das lambanças cometidas, para pelo menos saber como evitar uma repetição, lembrando que se "errare humanus est", não devemos esquecer de que "reincidirem in errum, burrarum est..."
Devemos sempre guardar com especial carinho, não somente as boas lembranças, como também a recordação boa das pessoas que entraram em nossa vida, mesmo que por pouco tempo, mas marcaram sua passagem de uma maneira positiva. A propósito, meu grande amigo L’Inconnu, deixou esta bela mensagem:
"Os que passam em nossa vida não vão sós. Deixam um pouco de si e levam um pouco de nós..."
Realmente muito interessante e verdadeira. Quantas vezes um amigo (ou amiga) teve curta passagem a nosso lado, deixando porém, uma marca indelével de sua caminhada. Um gesto de amizade, uma ajuda em momento de necessidade, aquele sorriso numa hora de tristeza, aquelas palavras que tiveram o condão de levantar nosso ânimo, são coisas que não podem ser esquecidas, e que em situações de "distanciamento", falam alto ao coração...
Quantas vezes momentos de dor, de tristeza, foram amenizados, simplesmente porque sentimos o apoio de pessoas amigas, mesmo que à distância. A sintonia da amizade funciona, deixando os amigos juntos ainda que distantes.
Por outro lado, existem pessoas que só procuram derrubar. Levam a maldade no coração. Sempre estarão dispostas a fazer o mal a quem quer que seja, por qualquer ou nenhum motivo. Pessoas assim, só devem ser esquecidas, recordá-las, para que? São pessoas que passaram por nossa vida, e se foram, não merecendo sequer uma lembrança. Realmente não vale a pena sequer lembrá-las...
Isso também ocorre conosco. Nossa presença muitas vezes pode influenciar a vida de outras pessoas. Por essa razão, sempre devemos agir positivamente, sem nunca procurar prejudicar a quem quer que seja. Omitindo-nos mesmo, se nada pudermos fazer, mas nunca prejudicando seja lá quem for, jamais esquecendo de que se não desejamos o mal para nós, não poderemos desejá-lo a outros.
Quando terminamos um relacionamento, o melhor a fazer é deixar que cada qual siga seu caminho em paz. Não existe sentido em querer atrapalhar o caminho de outras pessoas. A vingança, o prazer da destruição é uma erva muito daninha que danifica a existência de quem a cultiva... Pensem nisso. Além do que, é tão bom viver em Paz... Paz, Amizade, Amor, é o que torna a vida boa para ser vivida... Existe um provérbio conhecido que diz: Viva de maneira a que quando for morrer, todos chorem, menos você.
Bem amigos, para mostrar que tenho pensamentos bons para todos, só me resta desejar que todos, sem nenhuma exceção, tenham UM LINDO DIA, repetindo-o por todos os dias que estão por vir no porvir, sempre com bons pensamentos, e deixando boas lembranças de sua passagem...
O baú de recordações está sempre atento aos recomeços.
Então comecem a tecer os retalhos esquecidos no coração!
Está inteiramente ao nosso controle apagar da nossa memória as recordações desagradáveis e os infortúnios da nossa vida.
Saudade pode ser uma triste lembrança,
ou uma doce recordação...
SEU NOME É SAUDADE
Marcial Salaverry
Aquele doce sentir,
do que um dia nos deu felicidade,
não é dor que está por vir,
pois seu nome é saudade...
Até mesmo aquele amor,
que achávamos definitivo,
quando se vai,
de nosso coração se esvai,
deixando uma doce recordação
que até faz bem ao coração...
Melhor poder lembrar
de um amor vivido,
do que apenas imaginar
o que jamais foi sentido...
Seu nome é saudade,
lembrando de uma vivida felicidade,
aquela recordação
que faz bem ao coração...
Também guardei as minhas recordações em um saco de estopa com embira amarrado ...
Mas eu não guardei matéria , lá só tem coisas da alma ...
O calor dos abraços que ganhei
A maciez das mãos de minha mãe
A força do braço de meu pai
O gosto da minha lancheira da escola
O som do choro do nascimento de cada filho meu
O latido de meus cachorros
Guardei o cansaço do dia de trabalho terminado
O frescor de cada banho e o descansar de cada sono de reparo preparando o corpo para outro dia de luta
No saco de estopa guardei os sonhos que não realizei mas não guardei com tristeza , eles estão juntos com minhas esperanças e com um punhado de resiliência que não poderia esquecer.
Lá , lá tem um monte de sabores que se misturaram com cheiros e não há especialista que os separe , é gosto e cheiro de cuscuz , de rapadura , de mungunzá , de charque , de sopa e de café , de doce quebra queixo , de espécie e de buchada , cheiro e gosto de cocada , de coalhada , é tanto cheiro e tanto gosto
Lá eu não guardei desgosto , guardei a fé em meu Cristo e as lições que meus pastores me ensinaram , mas também guardei as pregações de padre Léo, uns conselhos de Divaldo Franco e o hino 432 da harpa Cristã
Guardei chegadas e partidas , até tentei tirar de lá as saudades mas não sei como explicar , pois toda vez que afrouxo a embira e abro o saco de estopa são as saudades que primeiro aparecem .
Guardei o sim de minha esposa e todas as nossas acheganças com sons , cheiros e temperos que de ruim só produziu falta aos outros o que sobra em nós
Guardei a felicidade em forma de Gabriel , meu Neto .
Guardei tudo que podia , mas não quis guardar matéria porque o saco eu carrego e ele tem que ser leve, porque hoje eu levo ele , mas amanhã , quando chegar a hora da despedida , eu quero que ele me leve
Leve...
PR JARDEL CAVALCANTE
Recordações que abusam de seu folego é uma constante em nossas vidas, roubando nossa paz e trazendo turbulências indesejadas, algo que insistentemente se repeti no salão de nossas lembranças, pois infelizmente não possuímos as chaves para tranca-las..
“Afundei no oceano
nossas recordações e momentos
pra tentar te esquecer.
Mas o tom azul
o cheiro da praia e as ondas do mar
me trouxeram você.”
Na vida
Cada sol é um sonho
Cada lua é uma recordação
Cada flor é um despertar
De um novo sorriso acalmando o coração
Cada olhar é um sentimento
Cada lágrima é uma transformação
Ninguém é feliz todo dia
Mas todos os dias é uma lição
Somos um pequeno instante
Mas se torna grande dentro do coração
A suavidade que tocamos no outro
É a mesma que chega em nossas mãos
Nesse breve espaço de tempo
quem oferece flores,
há de ter borboletas de todas as cores
Quem oferece um pedacinho da vida,
há de ser sempre florida
Porque viver é fazer histórias
E deixar saudades
É oferecer asas
para que outro possa voar além
Viver é atrevimento de ser o chão
para plantar alegrias
E ser o motivo do sorriso de alguém
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 26/11/2020 às 11:11 hrs
Manter créditos de autoria original #Andrea_Domingues
À vezes nos pegamos vagando pelo passado, de onde boas recordações superam as más, porém as más são como um balde de água fria sobre nós, numa manhã de inverno.
Para que nos blindemos de tais circunstâncias, devemos deixar o passado no passado, de onde ele nunca deveria ter saído.
Se insistirmos em cultuar um passado infeliz, nem teremos chance de nos localizarmos num futuro.
Poderemos tirar proveito sobre este episódio, pela experiência positiva ou pelo sofrimento, a escolha será sempre nossa.
Nós só dependemos de nós mesmo para uma mudança, pois se permanecermos tropeçando sempre na mesma pedra, sem encontrar outro caminho, ela irá rolar conosco precipício abaixo.
(Teorilang)
"RECORDAÇÃO" (3)
Ontem eu pensei em você
E naquele lindo momento vivido
Mas porque até em pensamentos
Eu sempre te persigo
Pois ao beijar em teus lábios
Senti uma grande emoção
Que pouco a pouco
De amor encheu meu coração
E naquele momento exato
Vi seus lindos olhos brilharem
E pude crer que bem ali do meu lado
Estava meu anjo tão adorado
Mas o amor que eu tenho por você
Nunca irá se acabar
Talvez você, não me ame tanto assim
Mas eu quero sempre te amar.
ORIGINAL ESCRITO EM 03/08/1987
SAUDADES,são recordações que podem ser boas ou más.
Por mim ,dou-lhe um conselho:recorde só as más,para não voltar a cometer os mesmos erros.
As boas,nem precisa de se esforçar.Estão sempre vivas na nossa mente.
Um beijinho e coragem
Incerteza
Talvez eu tenha guardado uma recordação de você
que eu nunca vivi. Eu te perdi
sem ao menos nunca ter te tido.
Logo, se houve um culpado,
este culpado se chama destino,
pois foi ele quem não quis que o amor
tivesse acontecido.
Talvez se eu tivesse te conhecido,
você pudesse ter a chance
de ter me esquecido.
Não tenho dúvidas,
A lua se escondeu de mim e de você.
E as estrelas conspiraram para
que nós não nos encontrássemos.
Há se eu tivesse congelado
aquele capítulo do tempo,
certamente eu teria feito parte da sua história.
Talvez se eu pudesse te esquecer,
quem sabe te conhecer fosse possível,
mas fazer o que, o tempo achou melhor
o encontro não acontecer.
Sinto Saudade da felicidade
Que você me sonegou, da lembrança
que ingenuamente sonhei em ter.
Se eu não tivesse me escondido na platéia
enquanto você encenava aquela peça, quem
sabe cenas da nossa vida não vividas poderiam
ser reproduzidas.
Enfim, o amor não era ser.
RECORDAÇÕES
Tenho em meu pensamento
Recordações infinitas
Onde um dia te encontrei
Trazendo-me alegria
Que jamais esquecerei
*
Um dia você partiu
Da nossa amizade esqueceu
Quem sabe o vento te traga
Lembranças que não se apagam
*
Este caminho intenso
Traz grandes recordações
O coração esperando
Mostrando as alegrias
Estampadas nas feições
*
Este brilho refletido
Trazia-me o teu olhar
Agora esta distancia
Nem tenho mais esperança
De ver este brilho intenso
Estampado em teu olhar
