Reciprocidade é tudo: 47 frases para refletir

Estamos vivendo um período bem complicado, muita gente adoecendo e o pânico em muitos se instalando.
Medo todo mundo tem, mas criar junto com o medo o desespero, não ajuda ninguém nem mesmo você.
Meu último contato com alguns familiares, foi ao ar livre e tinha na mesa redonda além do álcool em gel, álcool líquido e a distância das pessoas.
Ninguém cumprimentou o outro com abraço ou aperto de mãos, mas foi bom apesar de não estarem todos os que amo dos familiares e amigos.
Ficar distante é muito ruim, mas é necessário. Com isso fiquei pensando naquele senhor daqui de Brasília que após retorno de viagem, sua esposa foi internada com o covid 19, ele se recusou a aceitar que também estava doente, mas foi vencido pelos sintomas do vírus, o pior pra ele, não era estar doente, mas ficar distante do seu amor e com o dor de perder sua amada sem poder sequer vê-la.
Sei que é difícil, mas temos que ter paciência, fé e principalmente os cuidados necessários pra evitar essa disseminação do vírus.
Não é só se isolar do mundo, é se preocupar com os seus, se estão se cuidando também. O isolamento não te impede de fazer uma ligação pra conversar com seu pai, sua mãe seus irmãos. A distância e a indiferença também mata por dentro, é uma dor insuportável, é a dor do amor não correspondido.
Então se você sabe que a pessoa é ou não é do grupo de risco, não a trate com indiferença ou no repulsa, fale com ela sobre os cuidado e com a atenção redobrada que todos temos que ter, falando com carinho as regras ficam fáceis de segui-las. Juntos conseguiremos passar por toda essa fase ruim, sem precisar matar o amor que sentimos uns pelos outros!
A única coisa que vamos matar depois disso tudo, é a saudade um do outro!

Inserida por abgail_mendes

Vivemos em um mundo grande, bonito, despido para tudo e todos, contudo, sofrido, mal cuidado e destruído, pelos “cegos” que não querem ver, “surdos” que não querem ouvir, “mudos” que não querem falar, “anosmáticos” que não querem cheirar; os “CEGOS” que veem os sofrimentos de todos , possui o poder da mudança, mas não querem mudar, “SURDOS” que deixam de ouvir a voz da razão, do correto, e permanece no erro em meio à destruição, “MUDOS” que por muitas vezes decidem ficar calados nos momentos de escancarar, falar, expressar em uma só voz, a voz de todos, mas se calam, omitindo-se à verdade, “ANOSMÁTICOS” que buscam a destruição do mais puro cheiro das rosas, da brisa lançada de uma linda floresta à uma grande multidão, do mais puro ar, que a cada inspirar e expirar, nos faz viver, mas, contudo, permanecem para devastar, desmatar, queimar e apagar tudo e todos que nesse mundo vivem a sonhar em um dia acordar em um mundo grande, bonito e despido para tudo e todos, sendo retribuído por tudo que ele nos veio a ofertar.

Inserida por anderson_dionisio

Eu só vou onde o meu coração fica em paz. Só onde o meu amor é regado eu floresço e só onde os meus abraços são presentes eu sou laço. Só vou ao encontro do olhar que for cúmplice e só me demoro nele se há luz.
Somente onde o meu riso faz eco eu sorrio, só onde a minha alma encontra abrigo eu anoiteço e só onde sou capaz de sonhar eu adormeço. Só onde encontro poesia sou verso e só onde há reciprocidade eu amanheço.

Inserida por ednafrigato

⁠Os riscos e os prejuízos emocionais são incalculáveis para quem arrisca e investe todo o amor que tem num relacionamento sem reciprocidade.

Inserida por ednafrigato

⁠Se uma pessoa diz "eu te amo" e logo em seguida diz "mas eu não me amo", ela mentiu em uma das duas frases.

Torça pra que tenha sido na primeira, porque se foi na segunda ela mentiu na primeira também!

Inserida por O_Veloso

⁠Se faz de tudo para agradar e espera que o outro lhe dê valor, você está fazendo errado.

Inserida por ofrancopensador

⁠Não deixe ir para notar o verdadeiro valor depois. O mundo gira, mas não em torno de você, dê valor ao que merece valor ou lamentarás depois...

Inserida por Jeronimo-Felix

⁠“Retribua sem a intenção de receber alguma coisa em troca.” 🎈🕊

Inserida por Jeronimo-Felix

⁠Expressar bons sentimentos para alguém que não está preparado é o mesmo que regar pedras.

Inserida por cintia_sanpe

⁠⁠Talvez em alguns momentos o meu silêncio seja a forma que encontro para dizer-te o quanto é bom tê-lo aqui todos os dias, e que sou grata por todas as vezes que se dispõe a escutar-me, por todas as vezes que me diz: - Vai dar tudo certo!

Inserida por JakMarchiori

⁠Muitos de nós já se acostumou tanto com a necessidade de ter outros decidindo sobre nossas vidas que fica com preguiça e/ou medo de tomar uma decisão se vai ou fica.
Tava lendo sobre dependência emocional e ela é um fato em muitas relações que se vê por aí.
Parece que isso só é evidente em relacionamentos amorosos, mas não!
A dependência de outros pode vir de diversas maneiras!
Pode ser por meio de um amor romântico que te apaga (e você se desdobra de todas as formas para não perder aquela pessoa), pode ser por não conseguir tomar uma decisão sozinho(a) sem consultar um amigo, pode ser por não se sentir amado e ter necessidade que outros façam isso por você, enfim, tem muitas formas de se ter dependência emocional.
Creio que não é fácil reconhecer quando vivemos em meio a isso, mas podemos identificar os sinais que silenciosamente vão tomando conta dos nossos dias, tirando nossa paz e o foco.
Consegue não viver ao lado de alguém que você acha que ama muito, mas que por outro lado nao agrega em nada ao seu bem estar e felicidade ou simplesmente não move um passo em prol desse amor? Depende da aprovação alheia pra se sentir completo e feliz? Não se sente seguro para tomar suas próprias decisões e sempre espera aquela pessoa fazer isso por você?
Se a resposta for sim para algumas dessas perguntas, comece a fazer mudanças, faça isso uma por vez.
Você vai sentir aos poucos que sua segurança para mudar sua vida vai vir, você vai se sentir mais feliz e mais amado(a) com o passar do tempo.
Vai dedicar essa energia mal canalizada em algo maior, melhor e mais construtivo, agora não em prol de outros mas em nome do seu amor próprio.
Vou ser chato mas vou repetir: Amor primeiro próprio depois o recíproco.

Inserida por LeandroAtila

⁠Eu não quero mais provar que te amo, te amo e isso devia ser o suficiente para celebrarmos à vida sem dúvidas ou questões...

Inserida por gutto_machango

⁠“Só o amor não basta. E a confiança de apenas um dos lados não garante o sustento de uma relação. Isso significa uma garantia provisória e arriscada. Preze pela entrega recíproca, percepção dos seus atos, esforço e comprometimento.”

Inserida por amandalantie

⁠⁠As vezes vai ser assim,
muitos, mas muitos dias de luta,
para apenas alguns segundos de Glória.

Mas expresse sempre a Gratidão
mostrando a Vida que o teu coração
foi abençoado com uma boa memória.

Inserida por Dihony

⁠Afeição é algo raro nessa geração, empatia é algo tão simples mas...

Na verdade ninguém se priva de fazer algo para agradar a gente e a gente realmente precisa aprender mesmo que forçadamente, fazer o mesmo! Pois, enquanto tu está evitando de tudo para não magoar as pessoas elas não pensam nem uma vez sequer antes de fazerem o que estão afim, pior ainda, não estão nem um pouco preocupadas se irão te magoar ou não.
Penso que há humanos e seres viventes.

@rcl_nina / @_entaoeupensei_

Inserida por ricardocorreialima

⁠Por afeto, se precisar haver disputa, perca! Mas faça isso consciente!
A vida ta passando rápido demais pra perdê-la com quem joga com a gente.

Inserida por Dihony

⁠Bruna, se pudesse voltar no tempo o que diria a você de dez anos atrás?
- Diria, 'na primeira nota de falta de reciprocidade, retribua, mude o caminho e nunca deixe de ser gentil e carinhosa com você'.

Inserida por bruna_soraia

O curioso caso

O curioso caso da pessoa que se interessa nos seus interesses chatos,
E escolhe assuntos que a anulam: os teus simples fatos.
Senta-se à mesa da empatia, à espera do instante em que sairá de sua própria apatia. ⁠
Ela se inteira, mais outro fato.
Ora escuta sua música favorita, ora lê o livro que você indicou, ora maratona a série que você tanto se amarrou.
O curioso caso da pessoa que quer ser um bom ouvinte.
Mesmo quando o assunto de outrem passa para o dia seguinte.
Vive disponível à porta de quem quer tanto escutar e senta-se sozinho à mesa da dona empatia, portanto se importar.
Olha a cadeira vazia e não encontra quem há de querer se anular.
Descobrira, por fim, que há o curioso caso de quem não se interessa, enfim.

Inserida por Taina

Muita gente quer ⁠o que não tem pra dar, exige o que não sabe oferecer e depois crítica quem faz pela sua própria incapacidade.

Inserida por Duvianna7

Seja atencioso, tenha respeito pelo outro, valorize, mostre interesse, trate com prioridade!... mas, só onde há reciprocidade!⁠

Inserida por luis_cesar_braz