Racismo
Espero nunca mais voltar a um país escravagista. O estado da enorme população escrava deve preocupar todos que chegam ao Brasil. Os senhores de escravos querem ver o negro como outra espécie, mas temos todos a mesma origem num ancestral comum.
O meu sangue ferve ao pensar nos ingleses e americanos, com seus ‘gritos’ por liberdade, tão culpados de tudo isso. (...)
Até hoje, se eu ouço um grito ao longe, lembro-me, com dolorosa e clara memória, de quando passei numa casa em Pernambuco e ouvi os urros mais terríveis. Logo entendi que era algum pobre escravo que estava sendo torturado. Eu me senti impotente como uma criança diante daquilo, incapaz de fazer a mínima objeção.
Deus criou a humanidade a sua imagem e semelhança, então todos somos iguais. Diferentes? Apenas os ideais. Foram maltratados, escravizados e prisioneiros, e a culpa é da gente, nós que criamos esse chiqueiro. Pinturas que retratam a realidade, mas cês ignoram. Músicas que falam a verdade, mas cês não dão bola. Inocentes morrem a toda hora, e novamente vocês ignoram. Mas quando é os de gravatas, declaram luto na hora. Pessoas imploram por igualdade, Hipocrisia. Enquanto vai ao protesto, faz piada com a cor de pele da vizinha. Se você quer igualdade, mano, trate os outros como igual, que saber da verdade? Olhe ao seu redor e veja o que se passa na sociedade.
Se do nada a pessoa te provocar a ponto de te desequilibrar emocionante, como se estivesse procurando gerar um processo às suas custas, pra não perder as estribeiras de vez e não dar uma voadora nela, vc pode chamá-la de feia e sair de perto, só isso, mais nada, isso diminui a raiva, sem te prejudicar. Ou simplesmente fazer aquele meio sorrizinho de desprezo e dar as costas, ignorá-la, sem a menor consideração humana, dependendo da situação, isso tbm costuma ajudar bastante.
"Matadouro!!
Quase todos pobres
Quase todos pretos
Quase todos O B E S O S
HIPERtensos, muito tensos
Diabéticos
Quase todos excluídos do bolsa família
da família, do voucher do cão
Do sistema de saúde
do emprego
da internet
da cidade da idade e da favela.
Vai limpar geral.
Repetir o mal,
Infernal,
Social.
Intencional!!!"
(Gilmar do Espírito Santo 05/06/2020
Para justificar a escravidão defendiam supremacia das raças.
Para negar a reparação defendem a isonomia das raças
É tanta fobia🙄, mas até agora eu não ví ninguém reclamar da "bonitofobia", ninguém fala nada, nem a tevê.
Não importa como nos vemos, de onde viemos ou como falamos. Não importa o que fazemos, o que temos ou que cor somos. No final somos o mesmo por dentro.
Todos sorrimos, todos choramos, sentimos alegria e sentimos dor.
O que realmente importa é quem somos nesses momentos.
Homem com homem. Mulher com mulher. Homem com mulher. Bi com ht. Homo com bi. Lésbica com bi. Cis com trans. Trans com trans. Preto com preto. Branco com preto. Nordestino com paulista. Gordo com magro...Todo amor é possível e belo. A real é que o preconceituoso odeia o amor.
Se você é homem, não discuta com uma mulher sobre machismo.
Se você é branco, não discuta com uma pessoa preta sobre racismo.
Se você é hétero, não discuta com um gay sobre homofobia.
Não discuta!
Se você não tem conhecimento de causa, apenas escute e apoie.
E se não concordar, se cale e respeite.
Pois talvez você nunca entenda como é injusto viver sempre tentando convencer alguém de que a vida não é tão justa
"Preta é a cor dos meus mestres", negra é a consciência dos políticos hipócritas, que somente lembram dos valores de uma raça, uma vez por ano.
Por um mundo onde o negro, possa ser visto pelas suas escolhas e ações e não pela cor da sua pele.
A minha cor não define quem eu sou!
Enquanto não formos humanos conscientes da cor das nossas ações e das reações causadas em função delas, a cor da nossa pele continuará sendo importante
A pessoa já fica à espreita, só esperando uma brecha pra te acusar de racista, às vezes até provoca. Mas usa filtro na foto pra clarear a própria cor. E depois ainda diz que o racista é vc. Vai entender.
Mais um preconceito: capacitismo.
Depois que inventaram o preconceito, tão preconceituando tudo, é um preconceito atrás do outro. Tá tudo preconceituado.
Parece que hoje o mundo gira em torno do preconceito. Preconceituaram tudo.
Eu preconceituei, você preconceituou, eles preconceituarão...
Não fazia a mínima ideia de que fóssemos assim, tão preconceituosos.
Na minha infância e adolescência, nas décadas de 70 e 80, "não existia" preconceito, pelo menos onde eu vivia "não existia", lá ninguém falava em preconceito, parecia tudo "normal"...
Eu não sei por quê, mas preconceito me lembra prego. Eu tenho um prego cravado na alma. A minha alma já foi toda furada com pregos.
Por que é que os hollywoodianos, e até príncipes e princesas, vivem visitando a miséria na África e a história ainda continua a mesma coisa por lá, pobreza extrema e muito sofrimento? Por que até hoje, quase nada, por lá, mudou? O que impede as coisas de mudarem? Religião, ditadura, jogo de interesses? Você tem alguma ideia disso? Você tem alguma ideia de como isso é desumanamente grave? E por que é que parece que o mundo todo não está nem aí pro que acontece por lá?
Você pode dizer qualquer coisa, sobre qualquer coisa, sem correr o risco de ser processado por qualquer coisa que seja. É só você passar raspando pelas coisas, tirando aquele fininho, sem jogar ninguém no chão.
Fico observando como algumas pessoas dão extrema importância às aparências exteriores. Eu nunca dei a mínima pros estereótipos e padrões estéticos. Eu vivo a minha vida, segundo meu próprio estilo, independentemente daquilo que os outros estão ditando por aí. O importante é me sentir livre e bem comigo mesma, e pronto.
Não importa a religião que seguimos desde que, usemos desses fundamentos para fazer o bem. É somente isso que importa!
- Relacionados
- Frases contra o racismo para inspirar mudanças
- Frases sobre a Consciência Negra que fortalecem a luta e inspiram
- Dia da Consciência Negra: Frases de resistência e orgulho
- Rimas sobre racismo
- Poemas sobre racismo que despertam reflexões
- Frases sobre racismo para desconstruir estereótipos
- Frases de Martin Luther King sobre Racismo
