Questionamento Existencial
" Quando você questionar a existência de Deus...
Busque todas as coisas na natureza e a resposta
te encontrará!"
ENTENDER A COMPLEXIDADE DO QUESTIONAMENTO SOBRE A
NOSSA EXISTÊNCIA E ORIGEM É ELEMENTAR DIANTE DA
POSSIBILIDADE DE ACEITAR QUE TUDO FOI CRIADO A PARTIR
DE PRINCÍPIOS QUE OBEDECEM A UM SISTEMA DE LEIS FORA
COMPREENSÃO HUMANA, NO ESTÁGIO EM QUE ELA SE ENCONTRA.
Um dia desses, refletindo sobre a minha existência e sobre muitos dos questionamentos que dela tiveram origem, percebi algo tão simples e óbvio: ser feliz é possível.
Certamente, muitos diriam tratar-se de utopia, mas fui capaz de entender que utópico mesmo era tomar essa ideia como verdade absoluta e seguir a maré.
Mas eu compreendo esse tipo de pensamento, até porque eu também compartilhava dele, pois numa sociedade dinâmica como a nossa é muito mais fácil deixar-se levar por opiniões pré-formadas a guiar-se por um pensamento dialético.
O cerne da questão está em estabelecer uma definição do conceito de felicidade. Se não somos capazes de defini-la, como podemos decretar ser impossível alcançá-la?
É certo que a visão que cada pessoa tem do assunto advém da maneira como cada um o vê. Se tomamos a felicidade como algo a ser alcançado, é muito provável que passemos a vida angustiados, buscando o que para nós parece ser inatingível. Por outro lado, se a enxergamos como um estado de espírito originário das mais diversas razões e, assim como todo estado de espírito, passível de mudança, somos capazes de subtituir a ideia equivocada de felicidade plena pelo pensamento de que a vida é, na verdade, constituída por momentos de felicidade e momentos de infelicidade.
Essa é a nova visão que tenho a respeito do que é ser feliz. Tudo depende da maneira como decidimos ver o que se passa ao nosso redor. Por isso, abra seus olhos para o mundo e seja feliz sempre que você puder!
os melhores questionamentos sobre a existência não devem começar no espaço extra psíquico devem sim começar onde nos temos dificuldade de questionar espaço intrapsíquico.
Insignificantes, os Zés-ninguém do Cosmo e tem quem se ache especial e questione a existência de outras formas de vida.
Devemos questionar é o grau de evolução, a localização, a quantidade de dimensões e de universos parelelos, como se formaram e o que podemos aprender com eles além da humildade de reconhecermos nossa pequenez diante do todo.
Imagina a decepção de quem se acha único e é egocêntrico ao ponto de não aceitar que é apenas mais uma raça, não a mais inteligente e nem a mais evoluída...
ao descobrir que coabita com diversas outras aqui mesmo nesse planetinha que não é nem de longe o maior ou melhor dentre as infinitas possibilidades aí fora?
Vai ser uma decepção para não dizer pior.
Expandam suas mentes.
Certas vezes é melhor não questionar a existência, para se harmonizar.
Nem sempre é preciso entender o outro, apenas ceder-lhe um sorriso.
Feliz do homem que explora seu entendimento, questiona sua existência, supera sua limitações e morre com a convicção de dever cumprido.
Triste do homem anda no mundo sem propósito, que não explora o desconhecido, que se contenta com um obrigado, e que ignora sua existência.Este morre sem saber porque nasceu, porque viveu e não aceita o seu final.
Feliz daquele que questiona sua existência. Este descobrirá por que quase tudo da errado em sua vida!!
Viver é perguntar...
Os questionamentos fazem parte
do nosso cotidiano existencial.
Existem perguntas corriqueiras de superfície,
entretanto, há interrogações que vão mais fundo
com ressonância de eternidade tais como:
O que estou fazendo de minha vida?
O que posso realizar de concreto
para construir um mundo mais justo, mais humano?
Cabe a nós refletirmos e agir com responsabilidade.
A filosofia é a arte de questionar sobre o sentido da existência, de desafiar dogmas e de buscar respostas que nem sempre são claras.
"Vão lhe questionar sobre os seus sonhos, confirme a existência deles. Mas não entre em detalhes, há coisas que não precisam ser ditas."
