Queda
Depois da queda, nossa natureza ficou inclinada para as obras da carne (Gl 5.19-21); portanto, não gostamos do fruto do Espírito (Gl 5.22), não gostamos da oração, não gostamos da consagração, não gostamos da humildade e não gostamos da leitura da bíblia (Rm 7.18-23). Então, você deve ser disciplinado contra as obras carne (1° Co 9.24-27) e manter-se firme no combate e não retroceder (2° Tm 4.7-8; Hb 10.38-39)!
Depois da queda continuamos carregando a imagem de Deus, mais agora distorcida. (Gênesis 1.26-27; 5.1; 9.6; Tiago 3.9).
A imagem de Deus no homem, que foi deformada na queda do primeiro Adão, é restaurada novamente em todo aquele que crê, pela obra redentora do último Adão (Cristo).
Enquanto o calvinismo sataniza os seres humanos pós-queda, o newpentecostalismo insiste em exaltar a criatura.
Depois da queda, o coração do homem se tornou como um armazém inesgotável para todo tipo de pecado imaginável e inimaginável pelo homem. Por isso, não devemos confiar no nosso coração quanto às realidades espirituais. O profeta advertiu: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá"? (Jr 17.9).
Calvinistas e a Imago Dei
Calvinistas gostam de inferir que depois da queda a imagem de Deus foi totalmente destruída no homem e não há mais nada de bom nele.
Essa é a depravação total Intensiva que o calvinismo ensina!
Agora, a Imago Dei foi Perdida Totalmente na Queda?
Deixemos a Bíblia responder:
Enoque era totalmente depravado como ensina o calvinismo? Será que ele carregava ainda algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Gn 5.24;
Noé era totalmente depravado como ensina o calvinismo? Será que ele carregava ainda algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Gn 6.8; Gn 7.1;
Abrão era totalmente depravado como ensina o calvinismo? Será que ele carregava ainda algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Gn 14.18-19; Gn 18.23-33 (havia homens justos ali?); Tg 2.23-24;
Os homens são totalmente depravados como ensina o calvinismo? Ou será que ainda carregamos algum vestígio da imagem de Deus pós-queda? Lc 11.13 e Tg 3.9.
Portanto, a Imagem de Deus no homem não foi destruída, mas distorcida!
Agradeço a oportunidade!
Marcelo Rissma.
Depois da queda, nenhum homem pode crer sem o auxílio da Graça Preveniente (At 18.27). Se alguém afirma que o homem pode agir em ordem sobrenatural sem uma precedência da Graça Divina, então essa afirmação deve ser rejeitada veementemente, pois é um ataque a Sã Doutrina e a Ortodoxia. Todos que afirmam que o homem só pode crer se houver o auxilio da Graça Preveniente, dá um testemunho Bíblico e Ortodoxo de que toda boa dádiva (graça) e tudo aquilo que o homem recebe do alto (Jo 3.27; Tg 1.17) é dom de Deus.
Se a queda é vontade decretiva segundo o calvinismo, então, à vontade decretiva vai contra a vontade ordenada?
Resposta protocolar calvinista: "é mistério"...
Na verdade é uma das várias contradições bizarras do calvinismo.
Depois da queda e seus efeitos na humanidade, Deus dá a lei não como castigo, mas como graça; pois, por meio da lei todo ser humano caído passa a ter consciência do quão pecador ele é.
Se um homem tira os olhos de Deus e confia em sua própria força, você pode esperar sua queda.
Teologia Arminiana
Na criação do homem Deus lhe deu a função de diácono da criação, mas a queda tornou o homem um comerciante voraz dela.
Todas as confissões do passado, unanimemente admitem um arbítrio morto depois da queda, e que apenas por esse arbítrio, o homem natural não pode ir a Deus, todavia, as mesmas confissões, defendem que após Cristo nos libertar, nosso livre-arbítrio é capaz de fazer o que é espiritualmente bom com toda liberdade. Até a CFW admite essa verdade Bíblica e Ortodoxa.
A escolha errada de Eva gerou QUEDA, mas a obediência de Maria gerou REDENÇÃO. Entre o engano e a promessa, Deus ainda escolhe mulheres para reverter histórias.
Arminianismo Brasil
Depois da queda, todo ser humano traz consigo diversas incapacidades e incompatibilidades que, sem a ação transformadora do Espírito Santo não poderemos superá-las.
A luta pela queda dos campos de concentração chineses será uma luta de gerações, porque os seres humanos de hoje não são os mesmos da época dos meus avós, onde as pessoas sabiam fazer acordos coletivos para derrubar regimes autoritários. Os seres humanos de hoje são frágeis, fúteis e vendidos.
Melhor ter alguma lei do que nenhuma. O quê de fato será eficaz para a queda da taxa da violência contra as mulheres
é tornar os casais afetivamente educados para receber e dar amor. Essa guerra dos sexos não pacificou
a sociedade e tampouco libertou as mulheres.
“Depois da Queda, Asas”
Já chorei por quem não viu,
Já dei tudo a quem partiu.
Confiei de alma aberta,
E encontrei porta deserta.
Doeu…
Como só dói o que é real.
Mas até na dor mais cruel
há algo essencial:
A decepção não é o fim,
É um início camuflado.
É o corte que ensina o sim,
É o chão que firma o passo.
Aprendi que nem todo abraço
vem com amor de verdade.
Que nem todo sorriso sincero
é sinônimo de lealdade.
Mas também aprendi a mim mesma.
A me ouvir, me acolher, me bastar.
Descobri que a dor é professora,
Mas que eu posso levantar.
Hoje, sigo com menos peso,
com mais fé e coração em paz.
Não esqueço o que me feriu,
mas não deixo que isso me desfaz.
Resiliência é isso:
ter sido partido e ainda ser inteiro.
É olhar pra trás com coragem
e dizer: “Eu cresci primeiro.”
E se vier outra decepção,
que venha… já aprendi:
Não me perco por quem vai,
me reencontro em mim — e prossegui.
