Que Saudade dos meus 15 anos
Durante meus quinze anos de vida, convivendo sempre com meu pai, eu não imaginava que ele fosse alcoólatra. Sempre o vi beber, rotineiramente, e sempre ouvi minha mãe reclamando disso. Mas, sempre que ele bebia, em excesso ou não, ele nunca mudava seu humor. Nunca ficava mais ou menos nervoso. Nunca, em hipótese alguma, agrediu alguém. Mas, se alguém abrisse a boca para brigar ou reclamar dele, ele se irritava. Então, após quinze anos (minha vida toda, até agora), eu não tinha me dado conta de que meu pai é alcoólatra. Caí na real após uma conversa com uma prima mais velha. Ela havia mencionado meu pai e um tio meu. Disse que não havia no mundo pessoas melhores que eles, mas que, infelizmente, eram viciados em bebida. Tudo bem, creio que todas as pessoas tem seu lado bom e ruim. E quem somos nós para julgar alguém? Nós não somos ninguém. É sempre difícil aceitar o lado ruim de quem a gente ama. A gente sempre pensa que as pessoas que amamos são perfeitas. Na verdade, elas só são perfeitas aos nossos olhos. Mas eu o aceito assim. Eu aceito meu pai como ele é. Com todos os seus defeitos e qualidades. E eu o amo de qualquer jeito. E sei que ele também me ama. E sou grata por isso. Me pergunto, então, como ele foi se viciar no álcool. E então olho para dentro de mim. Quantas vezes eu quis beber também? Penso que está no sangue. Gosto da bebida tanto quanto meu pai. Então ligo os pontos... Por que eu gosto de beber? Para esquecer meus "problemas". Para esquecer as coisas, palavras e pessoas que me machucam. Para esquecer minha vida. E então penso que talvez esse seja o mesmo motivo pelo qual meu pai bebe. Pelo qual, quando jovem, começou a beber. Eu sei que ele é um homem que vive no passado. Como eu.
Eu ainda quero estar com você aos 80 anos e eu não peço nada além da sua companhia esquentando meus pés no final da noite.
Se eu pudessse voltar aos meus 10 anos de idade...
Com certeza iria implorar
para chegar rápido à idade adulta.
Crio paralelos com a ilusão e a realidade constantemente. Veja só, eu com meus 20 e poucos anos, imaginei você chegar, com rosas brancas na mão, me puxando pela cintura, me dando um beijo na testa e dizendo: "Eu voltei, porque não há lugar melhor no mundo." O amor faz essas coisas mesmo, acostuma.
Virgiana, teimosa, e com uma loucura misturada em desespero. Meus dezoito anos são esses. Não sei o que eu espero dessa minha nova fase. Talvez um amor novo, ou mais paciência para lutar por aquilo que eu sempre quis. Na verdade, não tenho mais paciência para ficar sofrendo. Não tenho mais paciência para confrontar com pessoas e até mesmo dar a volta por cima.
Se eu pudesse, voltaria no tempo. Voltaria até os meus tempos de escola e paralisaria os três anos em que a vida era uma aventura. Todo dia era um episódio de série, um capítulo de livro, a página de um diário, a faixa de um cd. Era ficção científica, drama, comédia, ação, romance, terror, fantasia, tudo misturado. Era a época em que amigos eram de verdade e muitos. Era a época que a mentira nem doía (só construía um novo arco pra história). E era a minha história favorita. Eu adorava poder vivê-la. E o faria, se pudesse voltar no tempo.
Quando eu tinha meus 14 anos achava que o amor acontecia uma vez so na vida de uma pessoa, talvez isso seja verdade mais de la ate aki hoje eu ja gostei de tantos meninos ja falei varias vezes que amava e no final nao deu certo ai achava que ia morrer mais o tempo passava e la estava eu amando outro será que realmente era amor ou sera que a gente é capaz de amar varias vezes nessa vida ??Hein??
Impessoalidade
Depois de alguns anos já não tenho contato com meus amigos de infância . Mais tarde os amigos dos primeiros trabalhos já não sei por onde estão. a família , alguns morreram e outros estão distante por alguma razão - quase sempre financeira, pois a onde estavamos não encontraram trabalho . Hoje olho nas pessoas que me rodeiam e sinto-as estranhas . Mas percebo que nesse mudo em que a velocidade das informações e a impessoalidade é muito intenso não tem lugar para sentimentalismo . Então precisamos nos adpitarmos . como será isso no futuro ? Será que nossos netos vão nos chamarem de avos ou não vão saberem que existem famílias. Com tanta agilidade e impessoalidade as pessoas por força do sistema mudam de trabalho , lugares e até de famílias quando-lhes convêm.
Perdão?
Isso é fácil, difícil mesmo é esquecer.
Ao longo dos meus anos eu diria com completa convicção que NINGUÉM ESQUECE aquela mágoa que te fez chegar ao ponto de precisar dar o perdão.
Não faz parte de mim, nem de você e nem dos séculos futuros.
Perdão é uma coisa que só os fortes fazem, porque sabem que são capazes de conviver com tamanho erro, sofrimento, que o outro lhe “presenteou”, para o resto da vida.... Os fracos na primeira etapa do perdão, solta o remo, pula do barco e deixa que o outro afunde sozinho, afinal, quem não fez “ a remada certa” foi o outro, para que sacrificar a própria vida, perdoando e convivendo com a dor? Afinal, se nós não damos o perdão, quem sofre é o outro, o outro que não vai ter a oportunidade para fazer TUDO diferente.
Os fracos, permite o outro afundar o barco com as próprias lágrimas, mas os fortes, eles sabem que se perdoarem vão chorar a navegação toda, mas que conseguirá esvaziar o barco toda manhã.
Mas os fortes são fortes até que precisem dar o primeiro perdão, perdão não se dá uma vez, perdão acontece na vida de quem deu, SÓ UMA VEZ. Porque perdoar tortura! E tortura ainda amais, quando você deu , para que a pessoa tenha a chance de fazer tudo diferente e ela não faz.
Veja bem amigo, o que é perdão pra mim, pode ser só uma desculpas para você, as vezes perdão para mim é você trocar a música que mais gosto, mas perdão para você é seu o parceiro tocar em outra pessoa. Cada um sabe qual é o ponto fraco que há em si.
Antes de realmente falhar, lembre-se: Mesmo tendo o perdão, jamais terá o esquecimento do caso que te faz precisar do perdão.
Uma ação de 15minutos pode comprometer-te por uma vida inteira. O pior sentimento é aquele que você não pode expressar.... pois ele te faz perder a razão, principalmente diante daquele que você precisou ser perdoado para seguir em frente.
Se um dia já foi perdoado, saiba que essa pessoa aceitou viver em enfermos de dor para tentar ser feliz dando alegria a você de ser perdoado. Quando alguém precisa dar o perdão, passa por uma tarefa difícil, entre seguir sem dar o perdão e sem voltar-tes ao que passou, ou conviver com as dores de permitir em sua vida quem a magoaste, e carregar em si a certeza de que todo aquele que necessitou de perdão foi traidor.
E você já foi perdoado? Para mudar ou continuar a traíres o olho do pai?
Sobre meus erros por ter desperdiçado tempo? Anos depois eu percebo que são os únicos que eu nunca vou conseguir consertar.
O QUE SINTO?
(Meus 20 anos)
Sinto que tudo que sinto
É a falta de ilusão
É um mito
O que sente meu coração
Sinto que tenho saudade
De tudo que já senti
Na verdade
Da vida que não vivi
Sentimentos que afligem
Esta rosa que nasceu
Que atingem
A rosa que me esqueceu
Nada tenho tudo sinto
Esperança de viver
O que sinto?
Sinto pena de morrer
1993
MIRAGEM
(Meus 20 anos)
Além muito longe vejo
Minha sorte
Talvez sufocando em beijos
Minha morte
Caminhando muito longe
Na montanha
Este frade este monge
Acompanha-me
Vejo além no infinito
Meu penar
Talvez caminhando aflito
A chorar
Revivendo meu passado
Meu viver
Talvez fiquemos calados
Ao morrer.
1993
Quero chegar aos meus 80 anos e continuar dizendo que os meus momentos de felicidade prevaleceram aos momentos de tristeza, que os erros se tornaram aprendizado, e que a experiência adquirida, fez me ter o caráter necessário para que ao morrer as pessoam digam: Ele foi até o fim um homem de valor
Hoje você exagerou!
Nunca vi nada parecido em todos esses meus muitos anos de vida.
A cenas que vi hoje vão ficar na minha cabeça para o resto da vida.
Foram poucos minutos onde não queria que o tempo passasse.
Meus olhos brilhavam como de uma criança que ganhara o melhor presente de todos.
Perfeita, não tem outra palavra.
Relutei muito antes de publicar os meus pensamentos. Ao longo dos anos... eles influenciaram fortemente aqueles que conviveram comigo, tanto amigos como familiares. Alguns se tornaram pessoas bem equilibradas, distintas e mordazes; sendo que outras, descrentes, desesperançadas e profundamente fúnebres. Um auxílio ou um desserviço? A decisão é sua!
Senhor meu deus dai vida longa aos meus amigos,que senhor pai nosso dê muitos anos de vida e muito o que fazer, Pois assim não lembra de mim para utilizar de falsidade e me desejar o mal.
E aos meus inimigos desejo o bem e nada mais pois sei exatamente o que pensa de mim.
De vez em quando driblando meus medos, é 10 leões por dia agente enfrenta, já têm uns anos que eu não durmo cedo, a voz da liberdade me atormenta, eu precisei fazer ensino médio pra eles não falarem que eu so louco.
Não chame isso de um retorno
Eu estou aqui há anos
Fortalecendo meus parceiros
E deixando os otários com medo
Engavetei meus sonhos .
Eu tinha 22 anos .
Minha mãe me deixou .
Gritava naquele hospital do Inca, que dor .
Tinha tantos planos .
Estudar , estudar .
E tira ela da máquina de costura .
Não queria mas vê-la levantar com dores nas costas.
Queria lhe dar uma casa própria.
Queria tanta coisa .
Mais esqueci de mim .
Perdir as forças e me perdir.
Hoje sou eu que sinto dores.
O tempo passou e a idade chegou .
Mais ainda da tempo , 42 anos posso mudar o caminho , viver o presente. E o passado se tornar apenas forças pra voa.
E da onde ela estiver se orgulhar.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Saudade
- Textos de Saudade
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Aniversário de 18 anos
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- Poemas de saudade que traduzem memórias em versos
