Que Saudade dos meus 15 anos
Por todos esses anos eu amei você e memorizei as promessas que fizemos um ao outro, uma delas foi que não íamos amar mais ninguém.
Os anos se tornam experiência e nessa fase é muito difícil nos deixar enganar. A ilusão juvenil passou, algumas palavras e atitudes de pessoas são previsíveis e no silêncio a gente apenas observa.
Quanto tempo dura um sentimento? Por quantos anos podemos amar alguém sem esse sentimento nunca mudar?
Eu amei você desde aquela primeira vez quando a gente se olhou e sorrimos um para o outro, naquele momento eu entrei no seu coração e você entrou no meu.. o tempo passou e nós seguimos caminhos diferentes mas os nossos corações continuaram interligados, mesmo longe estávamos perto dentro dos nossos pensamentos e desejos. De tudo que mudou, de toda uma vida separados eu só tenho uma certeza, eu ainda amo você e sempre vou amar.
Nunca esqueça disso.
A natureza leva mil anos
para agregar beleza à inteligência...
O mesmo se dá com a Poesia,
de milênio em milênio
surge um poeta bom e humilde...
Poetas são o supra sumo da arrogância
a soma de todas as boas qualidades humanas
que se desenvolveram no espírito humano...
A IDADE DA RAZÃO
Aos 58 anos, penso, talvez, que seja a hora de escrever um livro maduro, cheio de experiências reais, experiências que acumulei durante toda minha vida. Contudo, não sei por onde começar. Qual seria o titulo deste livro? Notas do Subsolo, ou um simplório Zé Ninguém?
Um poeta, pois é assim que defino-me, não deve encher o mundo de miséria, nós temos a obrigação moral de incutir nos homens a ideia abismal de que a humanidade tem conserto. Logo concluo que um romance realista seria de pouca ou de nenhuma importância neste momento. A vida anda muito difícil pra muita gente, precisamos de fantasia, de ilusão, mesmo que passageira, a ilusão nos alimenta de esperança, e esta esperança, não raro muito fugaz, pode aliviar a dor emocional das guerras em curso, e, sobretudo do cataclisma que foi o holocausto e a recente pandemia.
O vinho e a poesia ilude, mas cura, se usados na medida certa.
Um milagre é viver em meio ao caos,
Chegar aos sessenta anos, como Sísifo,
Nós, humanos, sobrevivemos sem viso,
Num mundo de vírus e absurdo feroz.
Mas, como Sísifo, seguimos buscando,
Enfrentando a pedra que nos condena,
Afirmamos nossa liberdade, teimando
Para viver e enfrentar essa pena.
A cada dia, olhamos a montanha,
E assim como a pedra, nossa vida,
Sempre tentamos subir e alcançar,
E Sísifo nunca perde a façanha,
Pois sua busca é momento de partida,
Pra renovar cada nascer, sem parar
Evan do Carmo
Agradeço muito pelos aprendizados que obtive aos longos anos de carreira profissional , e antes de tudo agradeço a Deus pela ética que tenho , sempre entendi muito bem o que é uma hierarquia, sempre entendi até onde eu poderia ir , sem passar por cima , sem mentir e omitir para beneficiar a mim ou alguém.É muito simples chegar ao topo, seja proativo,trate todos bem,tenha gratidão sempre , não confunda liberdade com libertinagem , siga regras sim sim e não não , retire seu ego,seu orgulho , vaidade , jamais seja tolo e pronto , além de vc ter paz seu trabalho fluirá bem com grandes resultados
O Anjo que Me Reconheceu — Parte 2: O Retorno
Os dias passaram. Muitos. Talvez anos. Às vezes eu voltava naquele banco, como quem tenta conversar com um silêncio. Mas ela… nunca mais apareceu. Pensei que tinha sonhado. Que era só coisa da minha cabeça cansada de solidão.
Mas o que eu senti aquele dia… era real demais pra ser invenção.
Foi numa noite fria que tudo mudou. A cidade parecia coberta de névoa e ausência. Eu caminhava sem rumo, meio perdido, meio conformado. Já nem esperava mais nada.
Até que, entre as névoas, vi uma garota de pé. Era ela. Os olhos mirando o vazio, igual a mim. Mas tinha uma calma no jeito dela... tão profunda, que parecia que tudo ao redor se aquietava.
Meu coração reconheceu antes dos meus olhos.
— És tu…? — perguntei, sem coragem de falar mais.
Ela se virou devagar. Os olhos estavam mais maduros. Tristes, mas firmes. Como os de quem viu demais. E mesmo assim, não deixou de sentir.
— Voltei — disse ela. — Tu me chamou com o teu silêncio.
Eu queria chorar, mas fiquei parado. Tonto de emoção.
— Achei que tinhas ido embora pra sempre — falei baixo.
— Nunca fui embora de verdade — ela respondeu. — Fiquei onde tu guardou aquele dia: dentro do teu coração.
Ela se aproximou. Tocou minha mão, que tremia. E então falou com a voz mais doce do mundo:
— Tu ainda tem bondade, mesmo depois de tudo. Ainda procura beleza nas ruínas. E isso… isso faz de ti um anjo também.
— Eu? Um anjo? — perguntei, quase rindo de dor.
Ela assentiu.
— Tu foste meu milagre quando ninguém mais me via. Agora eu volto pra ser o teu.
E, pela primeira vez, eu chorei. Não de tristeza. Mas porque alguém me reconheceu — inteiro. Com as falhas, os cacos, e o coração cansado… ainda assim, digno de cuidado.
Ela me abraçou. As asas, agora mais fortes, nos envolveram como um casulo.
E pela primeira vez em muito tempo… eu me senti salvo.
Você apresenta um aeroporto e ninguém quer voar... passam anos depois... um comandante bate nas costas e a pessoa acorda se dizendo um avião turbinado. Cada um decide acordar no seu momento só não diga: que não sabia que a pista inovação existia.
Vezes sem conta na história dos negócios, um concorrente desconhecido vem do nada e, em poucos anos, ultrapassa os líderes estabelecidos sem que aparentemente se tenha esforçado muito.
Doces bergamotas
..esses anos atendendo, servindo e outras vezes escutando.
Muita gente mesmo..isso eu garanto, de todo tipo.
Gente que me faz aprender todos os dias..e gente que aprende comigo. Porque sempre levamos algum aprendizado não é mesmo?! sejam bons ou ruins, aprendemos.
Clientes em empresas, em residências e agora pelo smartphone (risos).
..vou em lugares nem sempre confortáveis.
Num desses atendimentos por aí,
uma senhora muito humilde e sábia:
"Dona Jô, a senhora é indicação da minha patroa.
Comprei esse computador em módicas parcelas, acabei de pagar tem dois meses, mas estragou, preciso que conserte. Tenho um neto de 15 anos, não quero que ele seja bandido, agora ele está na aula. Deus me livre que ele vire bandido!, muitas ofertas ele já teve...(pra ser bandido! ), todos os dias eu o levo e busco da escola, fico de longe, para os amigos não verem, ele ficaria acanhado. Tem tempos que não sei o que é comprar roupas, sapatos e perfumes..
Tudo que ganho, faço questão que seja usado para ele. Minha única filha e mãe dele, morreu de Aids, ele tinha apenas sete anos".
Mantive o silêncio..., passei a reparar o computador, era simples o defeito... computador funcionando!
"Quanto vai custar, Dona Jô ??"
(...em pensamentos, eu não queria cobrar, passei os olhos naquela casa humilde, podia ser meu dia de caridade, quem sabe eu devesse cobrar...ou não?
Eu também não quero que o neto dela seja bandido.
O que cobraria serviria, talvez, para comprar sapatos novos para ela...)
Vi que a senhora tem bergamoteiras, eu gosto muito de bergamotas!!
Um sorriso com poucos dentes se abriu: "posso lhe preparar uma sacola, Dona Jô "
..voltei para casa com alma leve e sacola pesada de bergamotas.
..dessa fez fui atender uma freirinha de 80 anos, que possuía um notebook Itautec.
Adoro lidar com pessoas dispostas, onde a idade é um fator que agrega valor e não desistência!
Uma senhora muito querida, já aposentada da congregação e com muita dificuldade para enxergar.
Precisava instalar um software, onde ela pudesse falar e que fosse covertido em texto, instalei o Via Voice.
(O IBM ViaVoice é um software de reconhecimento e sintetização de voz em português que permite que você dite ao invés de digitar e escute ao invés de ler).
Tratava-me como a uma neta: oferecia café, biscoitos, bolo, e muitos sorrisos...
Sobre a geladeira, ornada com paninhos bordados, um maravilhoso pão doce... e descendo pelo canto do prato uma "passarelinha" brilhante e agitada... de formigas!
Contos que conto!
(Jô Farias)
O legado
Aurélio era o mais velho dos irmãos, tornou-se arrimo de família.
Aos 16 anos trabalhava como ajudante numa oficina mecânica de máquinas agrárias.
Morava com sua avó paterna...e uma tia.
Seu pai era agricultor e morrerá ainda jovem.
Sua mãe já viúva... morava com os seus outros filhos.
Aurélio herdara do avó uma caixa de ferramentas de carpintaria e muito habilidoso fazia consertos em portas e janelas. Passou a fabricar mesas, tamboretes e bancos de igreja.
De ajudante a "Mestre" e, assim o chamavam...
Aos 27 anos viajou para São Paulo e realizou o Curso de Mecânica Agrícola Manutenção de Tratores e Colheitadeiras, tornou-se funcionário público.
Casou-se, teve filhos, os dois primeiros também se tornaram mecânicos.
O Mestre, além de muito capacitado era solícito e não media esforços para ajudar as pessoas, foi sempre indicado por realizar um serviço de excelência.
Repleto de verbos e lembranças, contava sempre suas histórias.. fazendo referências a diversas situações... umas engraçadas, outras nem tanto!
Aurélio...levantava todas as manhãs ...muito cedo e mesmo aposentado era sua rotina. No galpão construído por ele, no quintal de sua casa, expunha suas ferramentas...como uma coleção.
Pontualidade era uma de suas maiores qualidades, seus dias eram resumidos....entre o trabalho e a família. As vezes brincalhão outras vezes muito bravo..
Mesmo doente, Aurélio não perdeu sua vitalidade, seu senso crítico e sua imensa vontade ajudar. Fez muitas doações e, uma de suas últimas para o hospital onde fazia seu tratamento..
Era hora de parar... Aurélio sabia que, como uma máquina, tudo tinha seu tempo.
Quintina nunca chamou Benvinda de tia.
A diferença de idade entre elas era de apenas cinco anos, mas isso não as impedia de ter uma conexão especial. Benvinda era a caçula de seis filhos, e Valência, sua irmã mais velha, era mãe de Quintina. Quintina adorava ouvir as histórias que a tia contava, sempre repletas de aventuras e ensinamentos.
A cada visita, elas se divertiam juntas, criando memórias que ficariam para sempre em seus corações.
Quintina admirava Benvinda pelos ditos populares, sabedoria e paciência. Sentia-se confortável em compartilhar seus segredos e sonhos com a tia, que sempre a ouvia atentamente, sem julgamentos. À medida que o tempo passava, Benvinda se tornava não apenas uma mentora para Quintina, mas também sua confidente e amiga. Elas compartilhavam risadas, conselhos e momentos especiais que fortaleciam ainda mais o vínculo que as unia. Contavam uma com a outra em todas as situações.
E assim, Benvinda e Quintina seguiram cada qual com sua jornada, aproveitando cada momento precioso e construindo laços inquebráveis que perdurariam para sempre. Em certo momento, Quintina casou-se e teve como dama de honra sua prima Betina, filha de Benvinda.
E o tempo passou...
Chegou a hora de descer do trem, o trem da vida... Assim como Benvinda outrora desceu do trem, Quintina também chegou em sua última estação...
UMA FACE, DUAS ARQUITETURAS NO ANONIMATO.
By: Harley Kernner
Ao longo dos anos, desenvolvi talentos no anonimato, em uma jornada de 46 anos de dedicação e experiência, dando forma às minhas próprias arquiteturas. Transformei ditados e provérbios em palavras, e minhas letras semi-analfabetas em poesias, todas arquitetadas pela paixão por um semblante feminino que floresceu em meu coração aos 13 anos de idade—um verdadeiro conto de novela. Aos poucos, vi palavras se transformarem em versos, e versos se desdobraram em lindas poesias. Apesar de meus esforços para escrevê-lo, elas eram levadas pelo vento e logo retornavam, acompanhadas de lágrimas, por não encontrar um coração carente do amor infantil de um simples poeta moreno, que se escondia nos bastidores, entre grandes e pequenos poetas. A poesia foi a minha primeira paixão arquitetada, onde um menino de treze anos sonhava com o abraço e o carinho de uma celebridade, e dormia ao lado de pôsteres pregados nas paredes do seu quarto—meu primeiro amor, impossível e não correspondido.
Minha segunda face é colorida; é a decoração da arquitetura da minha alma, onde nela, capturo e absorvo ideias que muitos desdenhar, demonstrando suas faltas de consideração, amor e desprezo pela sem aparência, ideias rejeitadas por mentes arrogantes e intelectualmente presunçosas.
Contudo, no processo de reciclagem, eu as transformo em um design inovador e atualizado, sendo denominado por mim como "DESIGN INVERSO" um ideal que ganhou vida na criação dos modernos sofás planejados.
Harley Kernner
Arquitetura de Poesias
Escritor Particular
Poeta Sem Livros
Conheço muita gente que está há anos na igreja e nunca ajudaram a trazer ninguém para comunhão dos irmãos, mas já colocaram muitos para fora.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de Saudade
- Textos de Saudade
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Aniversário de 18 anos
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- Poemas de saudade que traduzem memórias em versos
