Quanto Vale um Abraco
De que vale viver uma vida de excessos e vazios, se a verdadeira abundância está em servir e transformar?
A "POSSE" DOS LIVROS
De nada vale a inteligência adquirida pelos livros?
Quando eu desmereço a leitura aos "deslivrados",
Quando os impeço ou os escondo da História escrita,
Quando lhes impeço do protagonismo da escura cor.
Não aprender a compartilhar as fontes da construção
É não abstrair da evolução o intelecto, a real lição.
É ilusão pensar-se como sábio, intelectual ou mestre,
Comprimido pela avareza e a condição da ignorância.
Sabedoria é abstratismo, depósito, mas não é refúgio!
É verbo, mergulho, navegação, não culto a si mesmo.
Por vezes, inversa, desobedecendo as normas de ser,
Voa livre das folhas, para além, nem sempre escritas.
Ah se os meus livros saíssem todos voando por aí!
Ah se viesse um tempestuoso vento forte, a tempo.
Um vento desses que com descaso causam o caos!
Que açoita o ego, ou as folhas do limoeiro ácido.
Ah se visse um vento intruso, rabugento e mal criado,
Capaz de "livrar" os "meus livros" do pueril cativeiro!
Prisões, "minhas posses", insanidades, "meu apego",
Levando-os aos lugarejos "desmerecidos e opacos".
Ah se esse vento me deixasse, sem "ter meus livros"!
Jogando-os todos sobre as minhas carrancas tristes!
Dando-me lições abstratas, inversas, desconhecidas,
Mostrando-me as faces atrofiadas pelo meu egoísmo.
Ah se esse vento viesse sem avisar-me de seu tempo!
"Livrando-me" ante as crenças, os apegos e os muros.
Entulhos que aprisionaram-me ao abismo da ilusão,
Impedindo-me a refrigeração dos mundos externos.
Ah se esse tempo chegar e causar o caos nos livros!
Isso seria literalmente um atentado, um "livramento"!
Seria como uma recomposição, uma composição!
Talvez eu saberia lutar, mas não faria o contra-tempo.
Talvez eu sentiria prazer, por uma estranha liberdade...
A "minha liberdade"; por não ver "meus livros presos".
Talvez a liberdade dos livros me causaria inveja, dor!
Libertando-se, libertam outros seres, outros livros.
Alguns contos ou poesias não existiriam à revelia,
Sem que o vento causasse um caos nos incipientes.
Os livros vêm com o caos, a sabedoria vem depois!
Os livros sopram o vento, o tempo cristaliza os livros.
(Pedro Alexandre).
Não gaste seu tempo com quem não vale a pena. Não desperdice sua energia com quem não tem a acrescentar. Tem gente de alta voltagem que levanta sua auto-estima, mas tem gente que suga sua felicidade.
Encontrei algo que vale a pena. Neste mundo, essas coisas são raras. Eu me encontrei. Eu encontrei o amor. Encontrei família. E, acima de tudo, encontrei um propósito.
Toda história tem dois lados, né? Quando a nossa vida não vale a pena alguém tem o direito de destruí-la?
Até que ponto vale a pena contestar opiniões dos outros sobre nós, se não controlamos a forma como somos percebidos pelo mundo?
"Quem conhece uma Brida e uma flor de lótus, passa a entender que a vida vale a pena e que sonhos não tem limites"
A solidão é o maior algoz.
Do que vale viver a vida, senão for para compartilhar através do amor e alegria, as vívidas experiências da vida.
Do que vale o amor, senão for para amar ao nosso próximo, manifestando a sua bondade e compaixão em tudo que fazemos.
Do que vale felicidade, senão for para compartilhar com quem amamos, e que são parte integral de nossas vidas, e que dão sentido a ela.
Do que vale a esperança, senão for para coloca-lá em prol dos nossos relacionamentos diários, para que através dela possamos expressar virtudes que transformam vidas.
Texto, o verdadeiro amor supera tudo.
De que vale viver essa breve e transitória vida, se não for para expressar o mais puro e verdadeiro amor, que tudo suporta, tudo crê e tudo sofre, que é incondicional?
De que vale estar rodeado de riquezas, bens, poder e influência, se não for para usá-los em favor das pessoas ao nosso redor, sendo este o nosso bem mais precioso?
De que vale ostentar inteligência, dons e talentos, se não for para servir ao próximo com amor e caridade, mostrando-lhe o verdadeiro sentido do amor?
De que vale ter conhecimento e sabedoria, se não for para aplicá-los em cada relacionamento, para podermos desfrutar de um convívio cada vez mais afável e saudável?
HUMILHAÇÃO
Meu salário vale
cada vez menos,
apesar dos pequenos aumentos.
Mas como...?
…ou me divirto?
(Guilherme Mossini Mendel)
Já se perguntou como saber se vale a pena confiar seu amor a alguém?
Ao longo do tempo eu comecei a crer que as pessoas mais simples e honestas em relação a suas dificuldades e limitações para com o próximo são as que devemos depositar nosso amor, pois acredito que quem não tem medo de demonstrar suas fraquezas, dificilmente menosprezara as suas quando você precisar revelá-las.
É fácil se "apaixoAMAR" pela perfeição, afinal de contas, quem não cresceu escutando inúmeros contos de fadas, com seus príncipes em cavalos-brancos e princesas pressas no topo de uma torre?
Mas a realidade está nas imperfeições e é através da busca pela evolução das mesmas que se constroem verdadeiras conexões.
Sim, temos que concordar que isso não é uma ciência exata, afinal todo ser humano é um universo singular com seu conglomerado de galáxias.
Mas seu eu pudesse te dar uma sugestão seria, ame o simples, o honesto, o frágil, que demonstra suas inseguranças, medos e dificuldades, mas que não precisa viver de aparências para conquistar nada e nem ninguém, porque até mesmo o diamante que hoje brilha na vitrine daquela loja de grife, antes de passar pela mão do Lapidário não era uma pedra tão cobiçada assim.
Valorize mais o amor, deixe um pouco de lado a paixão, pois como dizia um carinha chamado William Shakespeare, "O amor não vê com os olhos, vê com a mente; por isso, é alado, é cego e tão potente."
Não tenha pressa! Tudo que vale o nosso tempo, a nossa dedicação e os nossos sentimentos mais bonitos merecem serem apressiados devagar como se fosse um cálice de vinho caro perante o nosso último pôr do sol.
- Relacionados
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Frases de perda de um ente querido para encontrar conforto em palavras
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
