Proverbios Populares sobre Rios e Mares
Desde bem pequeno sei, que a arte dos artistas populares e a arte nativa indígena devem vir para ocupar espaços nas grandes metrópoles brasileiras e do mundo inteiro. No entanto os artistas, não. Cada um deve permanecer na atmosfera de origem, pela produção em si e pela integridade de sua vida simples e de seu pensamento.
FAVELA:
Área de povoamento urbano, formada por moradias populares, onde predominam pessoas socialmente desfavorecidas. Essa comunidade é o resultado de um processo histórico de exclusão social e de um modelo de má distribuição de renda.
Não não, favela é muito mais que isso, favela é onde moram nossos irmãos, nossos conterrâneos, nossos amigos, nossas famílias.
Povo de amor
Povo de luta
Povo de abrigo
Povo de guerra
Povo que não deixa a “peteca” cair
Favela é resiliência, conformidade, restauração, dominação, atuação, amizade, amor, coração.
Favela é comunidade, sociedade, felicidade.
Favela é aquele nome que reverencia a união de pessoas humanas, sensatas, exatas e sensoriais.
Enquanto a verdade não chegar, a mentira reinara. Dizem os conhecimentos populares, nesse reino somente o simples pagará a pena. Publicado Set/2017
Nem sempre os adágios populares são verdadeiros, por exemplo: Quem ama o feio, bonito lhe parece! Não é lá muito convincente, porque quem ama o feio, ou tem problemas visuais, ou o bonito nunca lhe deu bola!
Pedro Marcos
As vestes dos falsos ativistas políticos culturais pelos comícios populares forjados pela cidade deveriam ser mortalhas esfarrapadas mamulengas com tecidos baratos e miçangas de pimentas de cheiro secas e curtidas ao sol.Pimentas ardentes das boas nunca serviria para tal adorno barato e sem graça.
Afinal quando estes personagens do baixo clero, na maioria das vezes seres baixinhos que vivem dando saltinhos assanhados como se fossem macaquinhos poucos adestrados....mas quando estes homenzinhos roubam a cena dos verdadeiros palhaços da boa artística e culta atualidade, aparentam ser endemoniados menestréis do mau gosto e mau agouro, que por meio de blasfêmias próprias dos infelizes incitam palavras de guerra, de dor, miséria e revolução. Mas a arte, a educação e a cultura não se engana, não permitem ser lombo, sela ou caminho para desigualdades do povo que já nasceu diferente e de todo jeito. O que a arte uniu um dia nenhum pobre diabo coitado falso politico de araque pode por macaquices desunir com tanta facilidade.A arte, a educação e a cultura são muito bem protegidas por mandingas, rezas e orações fortes de benzedeiras e pelos sacis, pastoreios e curupiras tanto do norte e como do sul.Ainda bem que o Tamandaré com sua folha de palmeira nos protege e nos guia.
Muito pouco conhecido é um líder sábio, justo, corajoso e fiel, quando há líderes populares, se escondendo atrás da hipocrisia, do medo e da ignorância.
Só para refletir....
Continuando com minhas discordâncias dos ditados populares, mais um que me incomoda é, "Não é porque um cavalo lhe dá uma patada que vai lhe cortar as patas". Bem isso é muito criativo, funciona muito bem quando o cavalo é seu e quem recebe as patadas é você mesmo. Agora e eu como outras pessoas que nem cavalo ou égua, jumento sei lá o que tem? suportará ficar levando coices? duvido, porém nada é impossível. Coitado do CAVALO
As manifestações políticas aparentemente populares no Brasil e o os gazes fétidos intestinais são muito parecidos.
Os dois tipos de distúrbios incomodam a muita gente e a certeza de que logo após a fedentina a coisa não só vai ficar pelo feder vai fisicamente engrossar e sujar em alguma direção, e muito mais.
Todas as motos são por conceito de transito mundial um dos mais populares meios de transporte alternativo mas só a lenda Harley Davidson Motorcycles é e sempre será para a cultura automotiva universal o cavalo puro sangue de aço dos honrados Cavaleiros da Águia da Liberdade.
Quadras aos Santos Populares -
Santo António é padroeiro
Da Lisboa d’encantar
Mas São Pedro é o porteiro
De quem no céu quiser entrar!
Santo António milagreiro
Que és um Santo tão Santinho
Dá-me lá mais um dinheiro
Qu’inda sou tão pobrezinho!
Diz a boca do demónio
Destas gentes da intriga
Que outrora o Santo António
Gostou d’uma rapariga!
A ti deixo este meu canto
Óh meu rico Santo António
Não te esqueças deste pranto
E arreda-me o demónio!
Óh meu querido Santinho
Vou fazer o teu altar
Comer pão e beber vinho
Pelas ruas a marchar!
Óh meu lindo São João
Dá-me moças pr’a dançar
Deixo aqui meu coração
A quem o quiser conquistar!
São João os teus cabelos
Tem ondas amarelas
Envoltas em segredos
Já não damos conta delas!
São João dos Caracóis
Procurava uma amada
E mandava os rouxinóis
Cantar uma toada!
São João é do Estoril
Santo António é de Lisboa
O São Pedro é d’águas mil
E o poeta é Pessoa!
O são Pedro tem a chave
Da porta desta festa
Mas se o “homem” não a abre
O Santo António já não presta!
Arraial por toda a parte
E sardinhas pelo pão
O São Pedro que me aguarde
Se estragar o São João!
Se chover no São João
O São Pedro está tramado
Santo António sem perdão
Vai deixá-lo entalado!
Nesta mesa dos artistas
Há gentes que se vejam,
Poetas, músicos, fadistas,
Tantos “santos” que nos beijam!
Temos dias sem sentido
Que nos deixam solidão
Vai a quadra ao manjerico
E a alegria ao coração!
Lá vai o arco e o balão
Pelas ruas sem ter mal
Pois agora a solução
É fazer um arraial!
Todas as outras nações têm tradições populares de homens que eram pobres, mas extremamente sábios e virtuosos e, portanto, mais estimáveis do que qualquer pessoa com poder e ouro. Esses contos não são contados pelos pobres norte-americanos. Eles zombam de si mesmos e glorificam seus superiores.
As camadas populares têm que lutar muito contra a discriminação e a injustiça. Alfabetização e letramento têm esse objetivo: dar às pessoas o domínio da língua como instrumento de inserção na sociedade e de luta por direitos fundamentais.
As pessoas hoje em dia têm uma certa necessidade de se tornarem 'populares', conhecidas... Umas tentam fazer isso de forma saudável, como por exemplo cantando, tocando violão, fazendo vídeos de humor e até talvez mostrando ser coisas que não são. Por outro lado, algumas encontram uma forma mais fácil, talvez, de conseguir o que querem? Como? Usando o corpo, em vez do cérebro. É uma jogada inteligente da parte dessas pessoas, tendo em vista que, infelizmente, a gente ainda vive numa sociedade onde são mais valorizados atributos físicos do que intelectuais. Essa é uma realidade que não podemos negar. Cabe a cada um saber o que deve e o que não deve fazer pra se alcançar um objetivo. Infelizmente muitos ainda são alienados, influenciados, talvez, por uma sociedade que pensa pequeno.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas sobre saudade
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras