Princípio da Negligência
A princípio imaginei que fossem aquelas paixões passageiras, sabe, moço?! Aqueles sonhos que temos, do qual não temos a mínima vontade de despertar. Mas, com o passar dos dias, das horas e dos minutos fui notando que não era apenas um sonho. Bem, na verdade era. Mas era daqueles que sonhamos acordado, onde tem cheiro de realidade misturado com sensações de ser o primeiro amor. A principio achei que tu fostes a melhor coisa que poderia ter acontecido em minha vida, moço. Mas hoje... tenho certeza.
Um nascimento representa o princípio de todo - é o milagre do presente e a esperança do futuro. Felicidades pelo nascimento de teu bebê.
O Gênesis segundo Windows
No principio, Deus criou o Bit e o Byte. E deles criou a Palavra. E nada mais existia.
E Deus separou o Um do Zero; e viu que era bom. E Deus disse:
"Que os dados existam, e vão para os seus lugares devidos", e
criou os disquetes, os discos rígidos e os discos compactos.
E Deus disse:
"Que apareçam os computadores, e sejam lugar para os disquetes,
e para os discos rígidos e para os discos compactos".
Então Deus chamou os computadores de "hardware". E não havia
ainda software. Mas Deus criou os programas; e disse-lhes:
"Vão, multipliquem-se e encham a memória".
E Deus disse:
"Vou criar o Programador, e ele irá governar os programas e as informações".
E Deus criou o Programador, e colocou-o no CPD; e Deus mostrou a estrutura do DOS e disse:
"Podes usar todos os diretórios e subdiretorios mas NUNCA UTILIZAR O WINDOWS".
E Deus disse:
"Não e' bom para o Programador estar só".
Ele fez a criatura que iria olhar para o Programador e
admirá-lo, e amar as coisas que ele faz. E Deus chamou-a "Analista". E foram
deixados sob o DOS e era bom.
Mas BILL era mais esperto que as outras criaturas de Deus. E
BILL disse para o Usuário:
"Foi mesmo assim que Deus disse, que não podias executar nenhum programa?
Como podes falar de algo que nunca experimentaste? No preciso
momento em que executares o WINDOWS, tornar-te-ás igual a Deus.
E poderás criar tudo o que quiseres com um simples toque no mouse".
Então a Analista instalou o WINDOWS, e disse ao Programador que era bom.
O Programador começou a procurar novos 'drivers'. E Deus perguntou-lhe:
"Que procuras?"
E o Programador respondeu:
"Estou 'a procura de novos 'drivers' que não encontro no DOS".
E Deus disse:
"Quem disse que precisavas de novos 'drivers'? Executaste o WINDOWS?"
E Deus disse ao BILL:
"Serás odiado por todas as criaturas. E a Analista estará sempre zangada contigo.
E venderás o WINDOWS para todo o sempre, e sempre com problemas".
E disse à Analista:
"O WINDOWS irá desapontar-te e comer toda a tua memória; e terás
que usar programas reles, e irás adormecer em cima dos manuais".
E disse ao Programador:
"Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias".
E Deus expulsou-os do CPD, fechou a porta e colocou uma 'password':
Sendo prudente em palavras encontro o temor e se o temor é principio da sabedoria me torno sabio, e se torne sabio encontro Deus.
PRINCIPIO, MEIO, FIM
Princípio
Significa começo ou causa de algum fenômeno.
Princípio também pode ser definido como a causa primária, o momento, o local ou trecho em que algo, uma ação ou um conhecimento, tem origem.
Meio
Está entre o principio e o fim como é normal e natural, é nesse meio que oercorremos o caminho da nossa vida, é nesse espaço de tempo que construimos e vivemos aquilo porque sonhamos.
Fim
Para Platão, o verdadeiro fim é aquela espécie de bem que gostamos por si mesmo e não apenas pelas suas consequências. Aquela espécie de bem em si, o maior bem e não aquilo que está a meio caminho entre o maior bem e o maior mal.
No principio começa a vida, no meio se vive e no fim termina é assim que todos pensamos e desejamos, mas nas nossas vidas existem muitos principios, meios e fins.
Só numa situação existe unicamente principio, meio e fim, o nascer, viver e morrer.
Pelo contrário nas familias, amizades, relações, afectos, sentimentos desejamos e acreditamos que só têm um principio, nunca um fim, mas verificamos que não é assim com o passar dos anos, tudo pode começar e acabar quando menos esperamos.
Novo princípio após um fim inesperado com o coração magoado e ferido se torna dificil quase impossivel, esquecer não é fácil, colocar de lado nem sempre se consegue e se torna doloroso quando não conseguimos deixar para traz o meio, esse meio que nos magoa a e faz sofrer, mas também sabendo que sem colocar um fim muito dificil é outro princípio.
Princípio quando começa
Fim quando acaba
O meio está entre estes dois pontos
Será que algumas vez conseguimos colocar um fim em certas situações?
Esse fim que nos abre para novo principio
Por mais doloroso que seja esse fim só assim se consegue viver novo meio.
PRINCÍPIO ETERNO.
Viver na vida feliz, mais prezar pra ser um infeliz ...
Lembranças retomadas em um sonho, ridicularizado em um sentido medonho, se são estigmas que envolvo-me, de tudo em nada eu me envergonho.
São tantos mundos, ainda me sinto no meio desse recinto, conforme as atitudes meio morimbundo.
Insistir o que se deve confrontar, ser o que ser além de si próprio saber amar, entre frases que recolhi pela vida, vi que é impossível se calar.
Porque tantos no mundo podem sentir, o que a minha vida pode re-cair, quero um céu, onde eu possa subir, eternizar em olhos, e adiante dos mesmos eu possa sumir.
Em insistir aos teus semblantes, vejo ao meu redor, rostos semelhantes, ainda sonho em fitar por mais instantes, seu par de olhos brilhantes.
Me abrace, me ame, mais não disfaçe, ouça o que digo, antes que minhas frases em ti ambace.
Destrosos em fantasia, entre mentiras que te faz sonhar na maresia, e quando se acorda, só se tem um infinoto de dor entre agunia.
Guardo segredos como um mudo, vivencio o restante de vida, as vezes queria ser surdo, porém a surdez não seria capaz de fazer com que eu ouça meu mundo.
Colores, frases de dores, em um mundo moderno, cansei de re-escrever frases nas folhas de caderno, ainda assim, te amarei, muito mais do que eu mesmo, além até mesmo, do próprio princípio eterno.
BOM PRINCÍPIO
Passei o “ bom princípio” no meio do mato, com o cheiro do capim-limão, nas barrancas do Paranapanema. Sem foguetórios, sem TV, sem comilança!
Era-me necessário fazer, sem nenhuma bravata, um poético e silencioso protesto contra o inferno-nosso-de-cada-dia;
Passei o “ bom princípio”, no meio dos sapos, dos martins-pescadores e dos pirilampos. Sem músicas breganejas, sem novelas e sem arruaças!
Era-me necessário fazer, sem nenhuma piequice, uma saudação à família, à natureza e à minha viola;
Passei o “ bom princípio” no meio do vale, com o sussurro das águas, envolto aos devaneios dos sacis-pererês. Sem relatórios piedosos, sem sacerdotes por perto, sem salamaleques!
Era-me necessário fazer, sem nenhuma igrejice, uma confissão-de-fé-diferente para o ano novo.
Por isso cantarolei, sob os acordes da viola caipira e com a alegria luxuosa dos compadres que conheci, meu salmo-caboclo, em altíssimo astral:
SARMO VINTE E TREIS
O sinhô é meu pastô e nada há de me fartá
Ele me faiz caminhá pelos verde capinzá
Ele tamém me leva pros córgos de águas carmas
Inda que eu tenha que andá
nos buraco assombrado
lá pelas encruzinhadas do capeta
não careço tê medo de nada
a-modo-de-quê Ele é mais forte que o “coisa-ruim”
Ele sempre nos aprepara uma boa bóia
na frente de tudo quanto é maracutaia
E é assim que um dia
quando a gente tivé mais-prá-lá-do-que-prá-cá
nóis vai morá no rancho do sinhô
pra inté nunca mais se acabá...
Êêêêêêtttttta sarmo bão sô!!!
Vi então que o sertão compreendeu e o ano novo amanheceu em paz...
A PORTEIRA DO SÍTIO DO ANGELIM
“ O real da vida se dá, nem no princípio e nem no final. Ele se dispõe para a gente é no meio da travessia” . Guimarães Rosa
Prezado compadre Angelim:
Quem chegar ao teu sítio verá, deslumbrado, que ali existe uma porteira que esconde segredos aos olhos normais. Impossível tentar comprendê-la apenas pelas leis da física.
O poeta que a fotografou , emoldurou-a numa pintura em-preto-e-branco! Posso entender suas razões! Uma foto colorida é muito explícita , não dá a quem olha a possibilidade de fazer voar o pensamento. Já um retrato preto e branco sugere coisas, estimula a criatividade e dá asas à imaginação. É mais que uma cópia do original.
“ O essencial é invisível aos olhos”, dizia “ 'Zé Perri'”! Somente quem possui a arte de ver com a alma é que pode usufruir da magia de ver além-das-coisas. Para Drumond, uma pedra no caminho é mais que uma pedra. Para Neruda, uma cebola é uma catedral.
Assim também quem tiver olhos-além-das-leis-físicas, verá que a porteira que dá identidade ao teu recanto sagrado , tem uma mística, um ar transcendental, um feitiço que somente poetas-cantadores-do-sertão poderão entender. Parece tão fechada que por ela é impossível passar os burocratas, os teóricos racionalistas, os religiosos fundamentalistas. Parece tão mansa que é um convite escancarado para quem quiser adentrar a um universo habitado por coisas-de-outro-mundo.
Dizem que a gente vê o que a gente é. Talvez isso explique o porquê deste singelo-aprendiz-de-violeiro ter sido seduzido pela magia que adorna a paisagem bela e bucólica do teu sítio. Eu pelo menos, toda vez que fico visualizando a onírica porteira , vejo nela satíricos sacis fazendo algazarras, fantasmagóricas almas-penadas fazendo ranger suas enferrujadas dobradiças, além de amantes-de-veredas-tortuosas vindo ali em noites-de-lua para reafirmar seus votos ou chorar suas despedidas. Tudo isso ao som de violeiros ponteando variações sobre a vida-e-a-morte. Fantástico retrato pintado com o tom dos personagens místicos do Guimarães Rosa, sempre inspirados por “um vaga-lume lanterneiro que riscou um psiu de luz”!
A quem estiver lendo minha carta endereçada ao compadre Angelim, e quiser certificar se tudo o que estou dizendo é verdade, basta apear no endereço http://www.angelim.mus.br/. Fique olhando a porteira! Quem conseguir ver outros mil personagens dali saindo, não pense que está ficando doido. É apenas um sinal de que está adquirindo olhos de um poeta-violeiro.
Agora, quem adentrar propriamente no sítio do meu compadre, com certeza , não vai querer mais voltar para o lado de cá. Mas isso já é outra história...
Viva Miguelim!
Abraço do compadre
Carlos Alberto
ESPIRITUALIDADE
É o espírito humano a reflectir
o Espírito Divino.
É o princípio pelo qual o cristão
vive uma vida digna e superior e
a orienta segundo a força e os
valores desse mesmo espírito.
Cândido Nicola
O homem cansado e desiludido de não encontrar respostas aos seus anseios, adversidades e sofrimentos; desesperado por numa luta em busca de uma paz interior que não chega e de pausas serenas e tranquilizantes que se oponham e travem a vida agitada e desgastante que é obrigado a viver, volta-se para outras fontes que lhe ofereçam o que procura e imperiosamente necessita, para que a vida seja, verdadeiramente, uma apetência válida.
Ante a oferta de uma espiritual idade recheada de valores' de superior importância, de bens inestimáveis, de exposições esclarecedoras; de apreciações e entendimentos; de juízos de valor, o homem mergulha fundo, serve com avidez toda a preparação que pode colher e vive, finalmente, livre de pressões obsidiantes.
Encontra, graças ao bom Deus, na espiritualidade, a serena paz que tanto desejava. Mas, para além disso - o que considera uma cura milagrosa - descobre novos caminhos, novos horizontes mais radiosos; novas perspectivas mais aliciantes.
À medida que avança, vê nascer uma luz, a princípio pequena, tremeluzente, mas que cresce e vai aumentando dissipando a escuridão e nos inunda não só de luz como de esperança e confiança, num futuro promissor. Será uma ilusão? ... às vezes me interrogo. Mas logo me belisco e me verifico bem desperto, pés bem assentes.
Sorvo a espiritual idade com a mesma necessidade do ar que respiro. Será isto um milagre, ou a simples resposta que se procurava?
Neste meu pesquisar deparo com o Sr. Bergson (filósofo, francês
- 1859 - 1941) que nos diz da necessidade de oferecer ao mundo moderno «um suplemento de alma» que permita ao homem não ser esmagado por suas próprias produções e encontrar-se a si mesmo, de modo autêntico. E põe em equação e em contraste a impulsividade que o homem sente de recorrer ao «ocultismo», na ânsia de encontrar solução aos seus problemas, fragilidades e frustrações ... O que não o impede de sentir-se cada vez mais confuso e manietado ante a chuva de «magias» que só contribuem para adensar o mistério em vez de o esclarecer.
Na definição de um leigo a Espiritualidade é uma forma superior e
transcendente da inteligência e do pensamento que leva o homem a dar
relevante importância aos valores. espirituais por oposição aos valores
materiais; hedonistas e superficiais.
E claro que, graças a Deus, a espiritualidade não se esgota aqui.
Cândido Nicola
1996
(Vida Ascendente)
(Publicado no Boletim Informativo da Diocese de Santaré)
ESPIRITUALIDADE
É o espírito humano a reflectir
o Espírito Divino.
É o princípio pelo qual o cristão
vive uma vida digna e superior e
a orienta segundo a força e os
valores desse mesmo espírito.
Cândido Nicola
O homem cansado e desiludido de não encontrar respostas aos seus anseios, adversidades e sofrimentos; desesperado por numa luta em busca de uma paz interior que não chega e de pausas serenas e tranquilizantes que se oponham e travem a vida agitada e desgastante que é obrigado a viver, volta-se para outras fontes que lhe ofereçam o que procura e imperiosamente necessita, para que a vida seja, verdadeiramente, uma apetência válida.
Ante a oferta de uma espiritual idade recheada de valores' de superior importância, de bens inestimáveis, de exposições esclarecedoras; de apreciações e entendimentos; de juízos de valor, o homem mergulha fundo, serve com avidez toda a preparação que pode colher e vive, finalmente, livre de pressões obsidiantes.
Encontra, graças ao bom Deus, na espiritualidade, a serena paz que tanto desejava. Mas, para além disso - o que considera uma cura milagrosa - descobre novos caminhos, novos horizontes mais radiosos; novas perspectivas mais aliciantes.
À medida que avança, vê nascer uma luz, a princípio pequena, tremeluzente, mas que cresce e vai aumentando dissipando a escuridão e nos inunda não só de luz como de esperança e confiança, num futuro promissor. Será uma ilusão? ... às vezes me interrogo. Mas logo me belisco e me verifico bem desperto, pés bem assentes.
Sorvo a espiritual idade com a mesma necessidade do ar que respiro. Será isto um milagre, ou a simples resposta que se procurava?
Neste meu pesquisar deparo com o Sr. Bergson (filósofo, francês
- 1859 - 1941) que nos diz da necessidade de oferecer ao mundo moderno «um suplemento de alma» que permita ao homem não ser esmagado por suas próprias produções e encontrar-se a si mesmo, de modo autêntico. E põe em equação e em contraste a impulsividade que o homem sente de recorrer ao «ocultismo», na ânsia de encontrar solução aos seus problemas, fragilidades e frustrações ... O que não o impede de sentir-se cada vez mais confuso e manietado ante a chuva de «magias» que só contribuem para adensar o mistério em vez de o esclarecer.
Na definição de um leigo a Espiritualidade é uma forma superior e
transcendente da inteligência e do pensamento que leva o homem a dar
relevante importância aos valores. espirituais por oposição aos valores
materiais; hedonistas e superficiais.
E claro que, graças a Deus, a espiritualidade não se esgota aqui.
Cândido Nicola
1996
Partindo do principio que nada é eterno, pois nem mesmo o nosso corpo nos pertence, teremos uma condição espiritual mais elevada para a aceitação da inevitável deterioração vital.
Diná Fernandes
O PRINCÍPIO DO APRENDER É ESCUTAR,O PRINCÍPIO DO ESCUTAR É SER HUMILDE,E O PRINCÍPIO DA HUMILDADE É DEUS NO CORAÇÃO.
No princípio haviam portas
Eu mais entrava que saía
Não notei janelas
Saltei os muros...
O difícil existia
Mas nada era impossível
No amor os olhos brilhavam
Sem o ônus da dúvida e da desconfiança
As pernas iam pra qualquer lugar
Onde estivesse a esperança
Não havia o longe
Os braços eram livres e soltos
Sem o medo do abraço e do aconchego
Hoje criei barreiras de proteção
De dúvidas e medos...
Thereza Cristina
O temor do senhor é o principio da sabedoria.
Nota: Trecho de Provérbios 9:10 Link
sem voce nada ten sentido
sem voce td volta ao principio
sem voce nada disso teria acontecido
sem voce trevas nenhuma teria eu vencido
sem voce, pelo caminha me teria perdido
sem voce , nao seria lindo o meu sorriso
sem voce nada teria sentido
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp