Possibilidade
A vida é muito boa enquanto temos saúde e quando temos a liberdade e a possibilidade de fazer o que quisermos, porém com o passar do tempo perdemos a saúde e o que era prazer vira um fardo.
O peso da vida
É toda experiência
Mal resolvida
Que por algum motivo
Não há a possibilidade
De ser reparada
Sempre acreditei que existe uma possibilidade de tudo que há no mundo colidir em um único momento perfeito e que, às vezes, se você tiver sorte, pode ter um desses momentos para chamar de seu.
Enquanto alguns torcem pelo fracasso, eu vejo no fracasso a possibilidade de mudança, de novos recomeços. É bem assim, eu não preciso provar nada para ninguém. As minhas atitudes e o que eu realizo no mundo respondem por mim.
Direitos políticos ou de efetiva cidadania é a possibilidade concreta que todo cidadão possui, obedecidos os pressupostos de admissibilidade, de participar ativa ou passivamente, das decisões de governo por meio do exercício do voto ou efetivo exercício de cargos públicos ou ainda a participação noutros instrumentos constitucionais ou legais como plebiscito, referendo ou iniciativa popular, que possam influenciar efetiva e decisivamente nas atividades de governo e consequentemente na vida da sociedade.
Não há povo e não há homem que possa viver sem ela [a literatura], isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado.
Se não houve uma reação, não existe a possibilidade de uma acão!
Tudo o que acontece é fruto de nossas atitudes, o ser humano tem o hábito de destinar a Deus seus fracasos, o que decidimos fazer com o livre-arbítrio, isto é um problema para resolver totalmente e humanamente de cada individuo.
Ora, se você atraiu para si tristeza, você pode convertê-la em alegria.
Se você é pouco culto, busque o entendimento.
Se você tem pavio curto, exercite o autocontrole, amanse a fera dentro de você.
Se você desistiu, volte para o caminho. Ninguém te impedirá, a não ser você mesmo!
Faça o que tiver que fazer...
Mude, espere, chore, grite, sorria, dance, fique, vá embora, seja um ator, um lunático, seja um cientista, seja você, mas você, e menos os outros.
O amanhã é uma incógnita, uma possibilidade, uma promessa. O futuro é algo que está sempre por vir, e por isso é natural que nos perguntemos o que esperar dele. A esperança, por sua vez, é o sentimento que nos impulsiona a seguir em frente, mesmo quando a vida nos apresenta desafios e dificuldades. E é justamente sobre esses temas que Fiódor Dostoiévski, um dos maiores escritores da literatura mundial, nos convida a refletir.
Dostoiévski, em seus romances, nos mostra a complexidade da existência humana, com suas paixões, angústias, desejos e sofrimentos. Em "Os Irmãos Karamazov", por exemplo, o autor nos apresenta a figura de Aliocha, um jovem monge que busca compreender o sentido da vida e do sofrimento humano. Aliocha, apesar de todas as adversidades que encontra em seu caminho, mantém a esperança de que um dia a humanidade possa encontrar a paz e a felicidade.
Mas como podemos ter esperança em um mundo tão caótico e incerto? Dostoiévski nos ensina que a esperança não é uma simples expectativa de que tudo vai dar certo, mas sim um estado de espírito que nos leva a buscar o melhor em nós mesmos e nos outros. É a esperança que nos faz enxergar além das aparências, que nos leva a acreditar no potencial humano e a lutar por um mundo mais justo e fraterno.
Por outro lado, Dostoiévski também nos mostra que a esperança não é um sentimento ingênuo ou passivo, mas sim ativo e corajoso. Em "Crime e Castigo", por exemplo, o autor nos apresenta a figura de Raskólnikov, um jovem estudante que comete um crime por acreditar que está acima das leis morais. Raskólnikov, no entanto, é atormentado pelo remorso e pela culpa, e somente encontra a redenção quando reconhece a importância da esperança e da bondade em sua vida.
Assim, podemos dizer que o que esperar do amanhã é um mundo melhor, mais justo e fraterno. E a esperança é o sentimento que nos leva a trabalhar para tornar essa visão uma realidade. Como disse Dostoiévski: "A esperança é a mais forte e a mais frágil das coisas: forte porque nos leva adiante, frágil porque pode nos fazer desanimar diante das dificuldades". Cabe a cada um de nós manter viva a chama da esperança em nossos corações, para que possamos construir um mundo melhor
Pierre tinha razão quando disse que era preciso acreditar na possibilidade da felicidade para ser feliz, e eu agora acredito nela. Que os mortos enterrem os mortos, mas, enquanto estou vivo, é preciso viver e ser feliz.
Que tenhamos a cada dia a possibilidade de seguir com saúde e alegria, ponderando entre a fé e a razão e, principalmente, que a razão dos outros não interfiram na nossa fé de buscar o que nos faz felizes.
O fato da vida ser imprevisível, faz com que tudo seja uma possibilidade. Aprender olhar desse ângulo é um exercício diário, que pode nos fazer enxergar que o próximo melhor momento das nossas vidas está lá, no imprevisível.
Oportunidades que surgem repentinamente em frações de segundos, aonde você tem a possibilidade de agarrar ou não. Momentos vivenciados que te permitem adquirir experiências com cada um que já passou, passa ou ainda passará por nossas vidas. Deixando algo bom mesmo que em alguns momentos tenhamos sofrido; nos força superar depois do tombo para que cresçamos maduros e experientes...
Ricardo Baeta.
A possibilidade que a vida nos proporciona para alcançar nossos sonhos e objetivos; varia de acordo com a intensidade da sua persistência ; ainda que você não encontre motivos para tentar novamente. Tente...
O problema da esperança era você ser obrigado a reconhecer a possibilidade de não obter o que esperava desesperadamente.
Além da existência está a não-existência, a possibilidade de existir. Quando não houver mais nada, a não-existência ocorrerá como a mãe de tudo que acontece.
