Porque sou assim
A Caridade não precisa ser dita
divulgada e vista .
Porque ela é silenciosa.
Um coração puro e generoso ...
Doa cobertor e Amor a alguém
sem precisar contar nada a ninguém .
''Porque é tão curto amor e tão longo o esquecimento? Porque um dia amamos e logo ali na frente se quer lembramos o nome da pessoa? Porque hoje a pessoa nos completa e passada meia hora, já não passa de um conhecido? Porque o tempo volta e reencontramos carmas que parecem nunca mais acabar, mas logo ali já acabou? Porque amamos, se sabemos que a dor virá? Porque exigimos tudo e não oferecemos nada? Porque choramos, se ao ouvir a voz de quem nos causa calor acabamos derretendo-se? Porque respondemos ‘porque’ sim, se sabemos que na verdade não sabemos é coisa nenhuma? Porque existe a palavra porque, se porque não é resposta '’.
POR QUÊ?
No decorrer de um dia
Gritos, delírios, e agonia...
Apenas um líquido escorria...
A da alma esvaindo.
Ao atravessar o tempo,
Entre o dia e a noite
Apenas uma palavra,
No papel escrito,
A sentença dada...
Sem direitos, nem deveres,
Apenas...
O fim... E o silêncio restou...
Encoberto de um manto
Silencioso partiu, sem nada deixar,
Restando apenas a incompreensão...
Neste momento surgindo apenas
Uma palavra... Por quê?
Porque te fostes sem nada deixar?
Porque te fostes sem a menos ouvir?
Apenas por quê?
(Marta Freitas)
A vida foi feita para cada um viver a sua, do jeito que bem entender, sem influências, sem interferências e sem porquês.
Porque a morte é igual para todos?
Me dei conta agora de que quase todos os dias, tenho uma pergunta nova para Deus.
Mas é como se eu perguntasse para mim mesma então eu mesma me dou à resposta...
Vai viver e deixe de tanto querer saber!
Algumas vezes somos como crianças, a perguntar porque o céu é azul?
A morte é só uma horinha que acontece na vida da gente.
Os bons e os maus não se dão conta de o serem e quando o são, quase sempre estão equivocados.
Assim para mim é a morte.
Cega, muda e surda.
Apenas direta!
Enide Santos 13/05/14
Se quiser saber como foi, é só ler aqui...
Só peço que não me peçam para parar, pois peguei gosto...
Ósculos e amplexos,
Marcial
COMO E PORQUE COMECEI A ESCREVER
Marcial Salaverry
A grande verdade, é que sempre fui preguiçoso para escrever, embora tivesse uma certa facilidade para desenvolver minhas idéias.
Lembro-me de que uma vez minha irmã, que era secretária de Monteiro Lobato, levou para ele lesse, um texto que eu havia escrito sobre Entradas e Bandeiras, como trabalho escolar, e o saudoso Mestre elogiou o trabalho e, passando a mão sobre minha cabeça, disse que poderia ser um bom escritor. Não acreditei. Achei apenas ter sido uma gentileza dele para com minha irmã.
Depois disso nem pensei mais em escrever. Desde cedo sempre precisei trabalhar para custear meus estudos. Limitava-me às redações exigidas para trabalhos escolares, onde sempre tirava boas notas, muitas com louvor. Tudo se complicou mais depois. Casamento. Família. Luta pela vida. África. Só escrevia cartas para a família, até o momento em que comecei a mandar fitas cassete gravadas. Não precisava escrever. Falar era mais fácil.
Em meu trabalho como vendedor, limitava-me aos pedidos e relatórios. E brigava com os chefes, que pediam que colocasse observações nos relatórios. Não gostava de perder tempo escrevendo. Contudo, apesar de não gostar de escrever, sempre fui um leitor voraz. Sempre gostei muito de ler, e de me instruir, procurando sempre estar a par de tudo, ler sobre os acontecimentos, revistas, livros o que me caísse nas mãos. Livros de bolso sempre foram meus companheiros inseparáveis de viagem.
Devorei a coleção completa dos livros infantis de Monteiro Lobato, sempre meu autor predileto. E até hoje não me conformo por haver perdido em uma mudança, o que era meu tesouro particular, a coleção dos DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, autografados por Monteiro Lobato, com uma dedicatoria ao "futuro escritor Marcial Armando Salaverry".
Ao aposentar-me, instado por meus filhos e netos, resolvi comprar um computador, para comunicar-me via e-mail com eles. Todos morando longe. Por influencia de meu filho Alexandre, comecei a escrever textos sobre esportes, tendo criado o site DeTrivela. Depois, comecei a escrever pequenos textos (que ironicamente eu chamava de "textículos"), dando Bom Dia para alguns amigos e parentes, e o círculo de amigos foi se ampliando, e instado por algumas dessas amizades, comecei a contar em capitulos como tinha sido minha vida na África, e foi assim que a profecia do querido Mestre realmente aconteceu, e ainda sigo escrevendo, contrariando a opinião de alguns, que acham que deveria parar, mas como existem amizades queridas que apreciam o que escrevo, vamos em frente...
Foi assim que tudo aconteceu. E o fato de escrever, me possibilita fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, desejando que todos igualmente o tenham, sendo importante descobrir o talento que todos temos em nosso interior, deixando-o fluir...
Marcial Salaverry
A vós, indago-vos!
Porque profissionalizeis?
Porque?
Porquê correis atrás de conteúdos de aprendizagem e, ainda afirmais que em algum tempo, " Vamos morrer!".
E reitero. Porque perseguís fortunas e posições?
Porquê nos dispomos as noites em claro pelo vil metal, cônjugue, filhos e bens perecíveis? Porque? ...
...e, porque sabedouros de todas as debilidades de matéria e das coisas, com plena ciência de saliências, ainda sim seguimos cegos e sedentos dos apegos?.
Quero crer, que ainda sim somos meros sobreviventes de uma loucura chamada ilusão.
" Homens sábios não procuram beleza nas aparências, porque sabem que elas brotam da alegria do coração "
Porque meu coração
Porque meu coração é terra árida e fértil carregado de vazios indomáveis ...
Somos viciados em completude ... tendenciosos a exigir do outro que ele se cure pra mim ...
Tão grande é meu amor pelo outro que por amar a mim no outro que te deixo ir ... porque meu coração é terra árida e fértil carregado de vazios indomáveis .... acredito em tudo e nada ... por isso me fiz assim ateu de mim mesmo
"A Globo é o que é porque tem o que sempre quis ter, e sempre terá o que sempre quiser ter."
15/02/21
Por que te olho tanto?
Eu fico me perguntando isso, será que eu tenho medo de te esquecer?
Será que eu só quero que você olhe de volta?
Será que eu estou mapeando o seu rosto?
Será? Será?
Eu não sei.
Eu não sei porque te olho.
Mas eu sei, eu sei como eu te olho.
Eu te olho como o nordestino olha para céu bonito pra chover.
Eu te olho como o paulista olha pra um dia limpo.
Eu te olho como um artista olha o quadro dos seus sonhos, como um chef olha um pranto pronto, como se olha o por do sol, a chuva na janela, a neve a montanha, como se olha para um grande amor.
Eu sei eu sei, mas eu sou assim, melodramático, já tentei ser diferente, mas não consigo, e eu sei porque não consigo eu não consigo porque não quero.
A verdade é que me faz bem, te olhar, te amar.
Amar, tá aí outra coisa que não sei explicar.
Mas até hoje nunca ouvi falar de alguém que soube.
Más sei como te amo.
Te amo, como o paulista ama um dia de folga, como um nordestino ama a terra molhada, como um poeta ama a musa tão sonhada.
Te amo.
Ao perceber que os que estão de fora são melhores e interessantes, olha o que você esta fazendo com os que estão dentro.
Troco em dobro
Tu sabe da tua agonia, da dor de esperar e nunca chegar
Entende que não basta querer, mas sempre se contentar
Sabe o que tu faz, valoriza teu passe e a outra parte que se enlace
Na falta que tu vai fazer quando partir e não deixar por quê.
Mal?
Bem?
Oque é?
Será que a humanidade precisa continuar vivendo ou sobrevivendo?
E as ideias, e ideologias?
Afinal oque nos move?
Tudo é indagação!!!
Quando eu sai dali a única coisa que eu escutei foi a batida do portão e logo depois o choro do meu coração.
