Poetas Modernos
Há um purgatório em mim
Mil poetas gritam,
Choram e se debatem
E eu escrevo...
Há uma caverna
Com milhares de morcegos
E eu me penitencio...
Mil poetas habitam em mim
Muitos deles vem das trevas
Podem ver não tenho estilo
Sou uma espécie de purgatório
Para os seus dias de juízo...
ESSÊNCIA
A loucura é um privilégio
dos românticos dos poetas...
o meu juízo cuida de um arado,
a minha essência pega o firmamento,
empacota com papel presente
e guarda na gaveta...
eu me alimento
do que o meu juÍzo rima,
as minhas palavras fabricam sereias...
o que aprendi com a noite
é o que me ensina
a desfazer-me sob a lua cheia...
William Contraponto: a palavra como fricção do real
por Neno Marques
Há poetas que escrevem para adornar o mundo. William Contraponto escreve para expô-lo. Sua poesia não pede licença nem oferece consolo: opera como uma lâmina reflexiva que passa rente à experiência humana, arrancando dela o excesso, o disfarce, a retórica fácil. Ler Contraponto é aceitar o desconforto de pensar.
Poeta e ensaísta, sua obra nasce do atrito entre filosofia e vida cotidiana. Há nela um compromisso evidente com a lucidez — não como virtude moral, mas como exercício rigoroso de enfrentamento do real. Temas como tempo, liberdade, identidade, poder e pertencimento atravessam seus versos sem metafísica ornamental. O símbolo, quando surge, não eleva: interroga. A imagem não embala: provoca.
Seus livros — de *Com Todas as Letras* a *Regimes do Real* — formam um corpo coerente, ainda que inquieto, marcado por uma escrita densa, econômica e consciente de si. Contraponto escreve como quem sabe que a linguagem não salva, mas pode revelar. E isso basta.
Fora dos grandes circuitos editoriais, sua obra encontrou na web um território fértil. Blogs, redes sociais, sites independentes e plataformas digitais tornaram-se não apenas meios de divulgação, mas espaços de circulação crítica. Seus poemas viajam, são compartilhados, citados, discutidos — inclusive em contextos acadêmicos — sem perder o fio de tensão que os constitui. A internet, aqui, não dilui a obra: amplia seu alcance sem domesticar sua voz.
William Contraponto é um poeta do presente, mas não do imediatismo. Sua escrita exige pausa, confronto e responsabilidade intelectual do leitor. Em tempos de palavras inflacionadas, sua poesia insiste no essencial: pensar dói, mas pensar liberta.
Lua dos Poetas
O Médio Vale do Itajaí
sob a Lua dos poetas,
aguardando sereníssimo
as estrelas que ainda
estão porvir no caravansário
do Hemisfério Sul,
inspiração infinita que faz
com que eu também aguarde
por ti na minha bela Rodeio
com amor e silêncio
guardados no meu peito
que me levam pela mão
a devotar o amor inteiro
para você que comigo nasceu
para ser o meu encaixe perfeito.
Desde distante terras,
lendo o Rukun Negara
Conhecendo poetas,
aprendendo a escrever
poemas e a florescer
para vir a te conhecer.
(O mistério da Bunga Raya).
POETAS
Demétrio Sena - Magé
Dizem que poetas são loucos e chatos. Entendo bem, porque afinal sou poeta. Ao contrário do Possível Deus, nós escrevemos torto por linhas retas... e vivemos declamando da vida.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
"Estejam sempre com os poetas... Eles nos mostram a vida, como não a conseguimos ver!"
Frase Minha 0250, Criada no Ano 2008
USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com
Poetas deveriam ser....os mais felizes do mundo...criam belas poesias...mas...nos seus corações...falta grandes amores...deixam seus lábios recitar...as mais belas poesias...vindas do fundo da sua alma...frases de amor...eles jogam ao vento...apaixonados pegam pra si...e se enganam...pois as poesias não foram feitas para eles e sim...para suas ilusões que...ao olharem as estrelas...prometem para suas amadas...toda a constelação...mas...eles nunca as tiveram em seus braços de sonhos.
Todo aquele que se arvora criador de poesias, poeta jamais foi. Poetas são apenas tradutores e nada mais, dos sussurros de Deus nos ouvidos da alma, a fim de que ela possa compreender a si mesma!
Sou mitologia
Crio mitos...
Poetas, são doces mitos...
De tão inesquecíveis chegam a enfeitiçar...
Com palavrinhas mais que mágicas...
Dominam.
Sou o facepoeta dominador.
Um clássico exemplo de homem descobridor..
Da fonte da alegria, felicidade e do amor.
O amor, seria então um mito...
E sendo mito faz parte da imaginação.
Poetas são diariamente preenchidos co'amor, solidão e saudade...quando eles transbordam, derramam poemas !
Não se deve subjetivar tanto, isso fica a cargo dos poetas, alguns já morreram e eternizaram seus subjetivos. Eu, fico à merce de interpretações, que por vezes são lastimáveis… outras respiro, vivo!…
A pura arte me faz escrever e o meu maior desejo é chegar às almas que me lêem! Me vejam apenas como um ser humano cheio de sonhos, desejos, medos… Absolutamente capaz de viver e sentir cada um deles em sua mais plena intensidade! Nada mais… Perdoem os meus pecados! A minha arte transpira… Eu me entrego nessas entrelinhas! Mas, sua interpretação pode ser oposta à minha verdade! Corro esse risco….
Ingenuidade querer/almejar a pureza de outrem! Se sou pequena e ingênua, eu vejo/sinto/expresso… entretanto, nem quero inspirar a beleza dos grandes escritores… eles me inspiram… Se eu os fosse interpretar… Cantaria!
Sou e transpareço parte da minha identidade de ser em movimento… Meu espaço, meu direito! Não o julgamento daqueles que não me conhecem, mas me vêem através de si como se eu fosse eles, elas…
Sou um ser simples, que ama os próximos, os distântes e até aqueles que não conheço mas que em algum lugar devem estar, vejo além da máscara… Mas, sou um ser complexo de ser amada! Sê bem vindo (a) se querem me encontrar além das luzes… Eu sou um desafio!
Celebro a vida, sofro em poemas, choro com músicas, alegro-me com as verdadeiras proximidades, me entristeço com os artíficios, mentiras e falsidades, mas quem não passa por eles? Prefiro que vc não os use, isso não me conquista! Afaste-se se você precisa deles para ser alguém pra mim…
Deixo-te livre para me ver como sua imaginação quer, deixo-te livre para me ler nas entrelinhas, mas a interpretação é sua, pode ser apenas sua… Não queira que sua imaginação seja a minha verdade, você pode estar tremendamente equivocado (a)!… Há algo em mim que não pertece à sua interpretação…
Há algo a descobrir de si mesmo (a), posso ser um caminho, mas não ser o mais correto…
Também sei dizer NÃO!Existe o não….
As vezes o que está oculto nem sempre é proibido, às vezes é simplesmente comedido, estável…
Cuide de suas mãos se elas escrevem julgamentos. Cuide de sua boca se ela propaga mentiras! O eterno retorno existe….
Papel aceita tudo! Ouvidos selecionam! Deguste apenas das verdades… Mostre, mas não aponte, principalmente se esse alguém não estiver presente… Não mate…. Viva!…
Alguns poetas boêmios cometem um grande erro ao dizer que todo amor é eterno. Bobagem, amor é uma revolução bioquímica no cérebro, e do mesmo jeito que acaba, começa novamente
E tudo que os poetas disseram, os compositores cantaram, os pintores retrataram serve. E todos os clichês, as metáforas, as verdades e ilusões... TUDO! Por que o amor é TUDO, NADA menos que TUDO.
Os poetas sempre dizem que quando estão amando eles escrevem com a alma e expõem todos seus sentimentos...será por isso que sem ver, nem pra que, me deparo com mil palavras na cabeça que aos poucos vão se juntando e formando rimas e versos pra você?ou será então uma forma mais fácil de mostrar o espaço ou o vazio talvez nesse meu coração...os porques não importam, se é sim, ou se é não, o que que importa mesmo é que na alma de um poeta sempre haverá paixão.
A linguagem filosófica de poetas como Renato Russo, Humberto Gessinger, Chico Buarque, Caetano Veloso,cazuza, Rau seixas e entre outros pensadores da música são insubstituiveis Faz diferença , Faz agente mudar o Raciocínio, Mudar de verdade mesmo!
