Poesias sobre Preconceito Racial
Vamos fugir do preconceito?
Vamos viver a felicidade, com o câncer de próstata não é preciso ter medo;
É preciso atitude, é preciso respeito, não é preciso guardar segredo;
Seja homem de verdade
Não é preciso ser perfeito!
Se cuide sem discriminação que a vida é valiosa e se ame de coração;
Pois em algum lugar alguém ama você, seja um familiar ou um amigo que se importa e gostariam de te ver;
Novembro azul é um jeito de lembrar sua responsabilidade...
Diga não ao câncer de próstata, acredite na vida de verdade!
Previnir é melhor que remediar, o toque é constrangedor, mas ainda pode te salvar;
Podemos contar com o exame de sangue PSA...
Toque retal e biópsia da próstata, quem é maluco de recusar?
Quanto antes descobrir mais chance de sobreviver você terá;
É tanta desigualdade
Preconceito de raça e de classe
E quando reclamamos de racismo
É porque estamos de vitimismo
Então fogo nos racistas
Mando uma ideia para os machistas
Que se acham superiores perante a mulher
Mas lugar delas é onde elas quiser
Homofobia também tem que acabar
Eles não querem ocupar
O nosso lugar, o nosso espaço
Apenas se livrar desse descaso
E seja como for
Viva o amor.
Poema - Amor Imperfeito
Amor imperfeito
Sem preconceito
Sem botar defeito
Sem apontar o dedo
Cada um tem seu jeito
É só ter respeito
Amor não é cego
Amor é completo
Com o affair certo
Relacionamento sério.
Todo relacionamento
Tem desentendimento
Tem afastamento
Tem sofrimento
Tem arrependimento
Coisas de momento
Quando é fechamento
O verdadeiro sentimento
Está por dentro
Se não for abusivo, tá valendo.
Amor imperfeito
Sem preconceito
Sem botar defeito
Sem apontar o dedo
Cada um tem seu jeito
É só ter respeito
Amor não é cego
Amor é completo
Com o affair certo
Relacionamento sério.
Jogando pelo time
Tem que driblar o crime
Fome, preconceito e as drogas
Sem perder a bola
Vencendo o mal
Se tornar jogador profissional
Fazendo golaço
Deixando as dificuldades para baixo.
Por que o preconceito?
Na fauna, na flora, e em tudo o que há no mundo, há várias espécies de todos os tipos, tamanhos e cores: animais, insetos, peixes, plantas, flores, árvores e frutos, que a própria natureza escolheu colorir e dar sabores diversos para agradar todos os gostos.
Não poderia ser diferente com os humanos. Há os altos, os baixos, os gordos, os magros, os dóceis, os "ferozes", os brancos, os pretos, os amarelos, os albinos, etc. Cada qual com sua essência.
O mão divina fez o universo multicolorido.
O ceu, ora é azul, cinza, amarelo, avermelhado, branco, preto, etc
Os mares e rios, são verdes, azuis, cristalinos ou turvos e suas águas podem ser quentes ou geladas.
Assim como as estações, cada uma tem suas cores e suas temperaturas.
Enaltecer um e desprezar os demais estará indo contra as diversidades da criação de Deus.
Mais um preconceito: capacitismo.
Depois que inventaram o preconceito, tão preconceituando tudo, é um preconceito atrás do outro. Tá tudo preconceituado.
Parece que hoje o mundo gira em torno do preconceito. Preconceituaram tudo.
Eu preconceituei, você preconceituou, eles preconceituarão...
Não fazia a mínima ideia de que fóssemos assim, tão preconceituosos.
Na minha infância e adolescência, nas décadas de 70 e 80, "não existia" preconceito, pelo menos onde eu vivia "não existia", lá ninguém falava em preconceito, parecia tudo "normal"...
Eu não sei por quê, mas preconceito me lembra prego. Eu tenho um prego cravado na alma. A minha alma já foi toda furada com pregos.
Todo homem nasce bom,
Sem preconceito ou maldade,
Mas logo ele é corrompido
Nas mãos da sociedade.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
POVO NEGRO UNIDO!
Empoderados de consciência, barramos o preconceito contra nossa existência, somos afrodescendência, herdamos na essência, a força que enobrece nossa resistência.
NOS SABEMOS!
O preconceito se apresentar na intolerância, exacerbada da violência, castrando liberdade, oprimindo consciência! Temos um legado de respeito, base secular da resistência, temos direitos e pedimos licença! Mas se for preciso, seremos revolução, transformaremos em quilombo uma nação! E, preservaremos raiz de identidade, ensinaremos política de igualdade, marcharemos com a santidade, preservando ancestralidade....
Feio é o seu preconceito...
Ser diferente ou deficiente
Não te faz feio,
Vamos mudar esse conceito
Eu creio que hipócrita
Seja o seu preconceito.
Ainda existe o preconceito...
Nós que somos negros
Temos que nos dar ao respeito,
Nos vestir direito e andar direito.
Por que a qualquer momento
A sociedade nos aponta o dedo
E mesmo depois de milhares de anos
Ainda existe o preconceito!
Edvan Pereira "O Poeta"
"A cor do preconceito desbota com o tempo. Experimente fechar os olhos e enxergar o outro com o coração."
-Aline Lopes
Ignorância &Preconceito
Eu creio que a natureza do preconceito seja a ignorância.
tudo aquilo que não se conhece e não se busca conhecer facilita o medo ou o ódio
Assim se cria um falso conceito daquilo que não se conhece ou segue a massa de manobra onde todos repetem o que escura sem contestar ou pensar sobre o assunto ..
o pensamento crítico não é incentivado
Características
Aceitar o que os outros falam sem questionar
Aceitar o medo do desconhecido sem superar esse medo
Odiar o outro por ser diferente
Tornar um achismo
verdade absoluta sem buscar conhecer o que realmente é aquilo que lhe causa medo e insegurança por ser diferente
Diferença
Preconceito como a palavra mesmo diz é a ideia preconcebida e aceita como verdadeira daquilo que não se conhece
Discriminação é o ato de sabendo do que se trata tendo Conhecimento de que o objeto da minha não aceitação do outro me é intolerável eu exponho meu descontentamento achando que tenho o direito de constranger com atos ou palavras o outro ou outros que é objeto de minha distinção
O ser humano só suporta o que não lhe agrada quando é levada a responder na justiça e tem prejuízo econômico para tal..
Campanhas educativas
Leitura , ações de inclusão , vivências
E tudo mais que o conhecimento possa trazer a luz da inteligência emocional, pode ajudar na melhor aceitação do outro e daquilo que a sociedade não quer aceitar do que lhe é diferente e desconhecido .
PRECONCEITOS DA VIDA
Todo preconceito
Me parte o coração
É uma falta de respeito
O ser humano botar defeito
Em cada um de nossos irmãos
Como mamãe mi'dizia
É bom ter transparência
A maior alegria
É ser educado e respeitar
É bonito amar
Qualquer diferença
Seja dentro de casa ou na rua
Seja qual for a direção
Vá sempre sorridente
Respeite toda essa gente
De qualquer religião
Não importa as diferença
Que existem nas aparências
Somos todos normais
Viva a igualdade
Você e sua outra metade
Sega sangue do seu sangue
De vida ou de coração
Muito melhor que humilhar
É um abraço de irmão
PRECONCEITO
Preconceito é julgar alguém
de todas as formas
pelos defeitos e escolhas,
defeitos que todo mundo tem
então saiba respeitar
pra não ferir ninguém,
não importa a sua cor,
não importa o que você faça,
não importa sua classe
muito menos a sua raça
tudo começa pelo respeito,
amar ao próximo
sem se preocupar com os defeitos,
porque todos somos iguais
ter igualdade sempre
e aceitar o que cada um faz,
e não julgar por aparência
por detalhe fisico
e nem pelas formas de nascença,
porque somos um só,
nossas almas são iguais sem defeito sem nó.
O preconceito é uma forma tão cruel de julga,
isso só terá um fim se começamos a respeitar
todos na igualdade sem prejudicar
e sem perder seu papel de amar!
Você sem coração,
que não tem um pingo de respeito
e humilha alguém até cair no chão,
você preconceituoso maldoso
que ta sempre a julga alguém
porém sem crimes mas é refém
do maldito mundo sem visão
que ver tudo diferente e sem coração,
não somos perfeitos somos iguais
e não vemos defeitos e vivemos de respeito
e não temos preconceito com ninguém,
mesmo que você seja deferente de alguém,
no mundo ninguém tem direito de julgar
muito menos detestar uma vida,
isso é coisa que não se faça
cada um tem um destino
e ninguém precisa de trapaça
por que quem é julgado sempre ta vendo
mesmo se fazendo de forte
por dentro está sofrendo
com a amargura que o tem uma praga
horrível que acaba com a vida de alguém....
A pessoa preconceituosa causa intenso mal à pessoa que discrimina. A dor do preconceito é a pior dor que uma pessoa pode sofrer.
Diga não ao racismo ou a qualquer espécie de preconceito.
Eu tenho medo e me preocupo com um certo desgosto de que a crueldade do preconceito possa se tornar humanamente um conceito banal.
Tal aberração humana não pode e não deve ser usada como argumentação em discursos vários para alimentar polêmicas políticas/partidárias, mas sim ... para desenvolver a consciência humanamente humana.
Abram as cortinas dos seus olhos. Liberte-se do preconceito e da discriminação.
A liberdade começa em nossas mentes. Se a sua mente não pode ser livre, não tente a minha aprisionar.
Abram as cortinas para a vida. Vivam suas vidas e deixem eu ser feliz como desejar.
Abram as cortinas de suas mentes. Respeitem a minha liberdade de expressão.
Sou livre para me expressar.
A maldade, não está nos meus olhos, mas sim no seu olhar.
