Poesias sobre Pássaros

Cerca de 5447 poesias sobre Pássaros

Desafios


Lá fora os pássaros cantam
As árvores regigijam
Uma melodia que aquece o coração
As flores desabrocham desmontando
Todos os desafios que parecem invencíveis
Pequenas coisas mostram que incansável é
Esse olhar que brilha ao perceber o
Que se encontra entre a linha tênue
Do palpável e o imperceptível
O instinto de ser feliz.


Kaw Lima

É a delicadeza de um pouso de pássaro,
Que nem sequer dobra o galho da flor.
É o tempo que para, num breve compasso,
Pra gente sentir do que é feito o amor.


--------- Eliana Angel Wolf⁠

Pássaros a cantar,
variações
de uma vida bela,
veloz,
certeira,
formada
ou não intencional;
Flor!
É com lágrimas
nos olhos
e aperto no coração
que me despeço
de ti,
tô tão disperso
sem esforço
por as vezes
me lembrar
que de você
esqueci.

Deixe-me sonhar que tenho asas
misturando-me com passarinhos
assim voo por entre as casas
te acho e faço um carinho

Um beija flor, sabe,não pode
separar-se de sua flor,
é um pássaro que se prendeu
pelo resto da vida a êsse amor

Tal qual uma flor embotão,
transmuto-me em primavera,
se houver beija flor que me agrade,
fico de um beijo, à espera!

Gosto de ser livre e solta,
como passarinho num voo,
mas sempre levo sob as asas
meus versos, entrelinhas
onde há um canto,
um "quê" de mistério,
é ali que em sentimentos
me doo...

Cinzas


Na estrada seguia, grão de poeira
nas retinas a balançar,
qual pássaro voando rasteiro,
pronto para partir e cantar.

As marcas dos passos na terra,
miúdas, sem rumo, cansadas,
qual andante em perdida tapera,
em busca do que havia sonhado.

Na boca o sabor de fel e mel,
nos beijos há muito guardados;
no coração, cinza, mortalha e véu
já cobriam um amor sepultado.

Neusa Marilda Mucci - Poetisa

*
"Meus versos quais pássaros,
criaram asas e voaram antes da colheita da escrita,
e meus olhos registraram aqueles vôos"


***

✍🏻Quando a árvore acorda, já na madrugada da vida, os passarinhos já fizeram ninho em seus galhos e as lagartas já comeram suas folhas. 🍂 Agora resta a árvore manter seus galhos firmes para se manter em pé, sem tombar.
😊💖😶🤨😱🌳🌳🪐🌠🤷

"" A cidade geme
pressão e calafrios ao amanhecer
pássaros cantam e voam alvoroçados.
a cidade é criança.
brinca de esconde esconde em cada esquina
é moça bonita que encanta
às vezes é o caos
mas se levanta
tem o mágico, a menina
que são capazes de torná-la feminina
quando sem medida
a abraçarem com amor...

⁠Obrigada pai, pela chuva que cai
Um pássaro a planar lindamente pelo ar.
Lá fora, existe um mundo real; e aqui dentro, um surreal.
De repente, uma conexão, projeção, por sob meus olhos e coração.
Como naquele dia em meio aos prantos, o céu estava lá para me confortar, aquelas todas estrelas a me iluminar. E sua presença a chegar.

(Poema para Deus)

​PÁSSAROS ATÔNITOS

​O paradoxo da liberdade diante do caos interno de tua mente é quando os pensamentos ficam prolixos e se perdem em direções difusas, como pássaros atônitos e dispersos querendo voar dentro de ti. Mesmo com a gaiola aberta, não o fazem; não conseguem sair do lugar. Às vezes, a liberdade também é uma forma de prisão lá fora... por isso, o voo se paralisa no ar que acabas de ganhar.

​Lu Lena / 2026

VIDA DE PASSARINHO

Pobre do homem que leva uma vida de passarinho. Apenas preocupado com seu deitar e com seu levantar, com seu cansaço e com seu descanso, que vive preocupado em produzir ou caçar como um animal, seu alimento diário, mas que nesta rotina enfadonha e neste trabalho de Sísifo, encontra algum sentido para continuar vivendo.

Que deidade perversa, como Hades, que libertou o homem para voltar a viver em busca da felicidade, representada pela mulher amada, ou como Zeus, que o puniu por enganar a morte mais uma vez, teria submetido o homem comum a tal sofrimento e vida inútil?

Os poetas, contudo, para fugir desta vida vã e deste trabalho de Sísifo, forjaram do nada a possibilidade da vida útil e criativa, inventaram a ilusão e a beleza do abstrato, o prazer eterno nos braços da musa, e a ideia de imortalidade, para no final da vida breve invejar os passarinhos, que não sonham com recompensas metafisicas nem têm delírios de eternidades.

Evan do Carmo

RIO DE JANEIRO

Evan do Carmo

Que poeta passaria sobre ti, adormecido
em tuas ruas estreitas, a um mar imenso?

Os meninos da Candelária
não se esqueceriam de ti
ao descreverem um paraíso.

Teus poetas atingem
ainda em vida
a perfeição.

Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Sol e Poesia,
hermética canção, bruxo de Cosme e Mil de Castro, Chico, Buarque.
Embarque, EMBARQUE à perdição.

Que estrangeiro não morreria
para que tu estejas sempre linda?

Todo carioca um dia vai ao morro,
caminho reto,
da queda à ascensão.

Qual dos deuses não desceria
do Olimpo
para viver
um dia apenas
em tua copa ou em tuas cabanas?

Os meninos da Candelária
não se esqueceriam de ti
ao descreverem um paraíso.

Teus poetas atingem
ainda em vida
a perfeição.

Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Sol e Poesia,
hermética canção, bruxo de Cosme e Mil de Castro, Chico, Buarque.
Embarque, EMBARQUE à perdição.

Que estrangeiro não morreria
para que tu estejas sempre linda?

Todo carioca um dia vai ao morro,
caminho reto,
da queda à ascensão.

Qual dos deuses não desceria
do Olimpo
para viver
um dia apenas
em tua copa ou em tuas cabanas?

O canto dos pássaros,
O mel das abelhas ,
O colibri e as flores ,
Sol e lua em sintonia !
Tantos milagres em toda natureza ,e o homem desperdiçando tempo e vida pra se jogar no abismo, onde arde a falsa ilusão que corrompe o que há de mais puro e essencial para vivermos : o Amor !
João Batista Barbosa

O CÉU EXISTE!
Existe um lugar onde vou despertar
Ver o sol iluminar todos os lugares
Pássaros e seus cantos de harmonia
Orquestra dirigida pelo Divino Santo!
Existe um lugar de muitas flores
Perfume exalando toda a natureza
Lugar onde a chuva só vem refrescar
Crianças correndo livres pelos campos.
A solidão perdeu seu rumo pelas ruas
Homens iluminados como brilhantes
Já não existem dores, não existem lágrimas
Somente paz fluindo sem limites.
Lembranças estas não existem mais
Só o presente inteiro de eternidade
O céu não tem limites para voar
Imaginações acontecem cada pensar
Não existe cansaço e nem preocupações
Porque neste lugar o tempo não existe
Ainda uma imensa mesa cheia em delícias
Servida pelo Grandioso Mestre do amor
Existe sim este lugar onde vou despertar
Sei que está próximo este momento chegar
Que a qualquer momento vou encontrar
Esse lugar onde no céu
Jesus para sempre há de brilhar!

AUTOR - JOÃO BATISTA BARBOSA

A VIDA É AMOR

Vida sem amor
É como pássaro sem asas
Como céu sem estrelas
Como luar sem poesia
Como sonho sem fantasia!
É sentir fome
E nada ter para comer.
Sentir sede
E sem água pra beber.
Amor é toda fonte de energia
Faz a noite escura virar dia
Vai além do que se possa imaginar.
Pois amor é força do infinito
Faz da voz ecoar eterno grito.
Palavras somente não faz explicar
Todas as coisas que Deus fez revelar
No mais puro sentimento de amar!

Não me chame pra baladas.
Me convide prum luau ou uma orquestra de passarinhos.
Caso contrário, só vai plantar coquinho.






🌴

⁠"A liberdade está na consciência e não nas asas."
Há pássaros que não tem gaiolas, mas vivem presos em rotinas.

eu me sinto como um pássaro que não só teve as asas cortadas… mas como se tivessem arrancado pela raiz, deixando feridas abertas que nunca cicatrizam, como se cada batida do coração fosse um lembrete de que algo essencial foi perdido, algo que nunca deveria ter sido tirado e isso dói de um jeito que não cabe em palavras, dói como se o ar pesasse, como se respirar fosse um esforço, como se existir tivesse se tornado um castigo lento, porque não é só sobre não poder mais voar é sobre olhar pro céu e sentir ele distante, frio, inalcançável, é sobre lembrar, e ao mesmo tempo começar a esquecer, como era ser livre, como era sentir o vento, como era subir cada vez mais alto sem medo, sem limites, sem essa dor cravada no peito e o pior… o pior é sentir que isso está escapando, que aos poucos a memória vai se apagando, que um dia talvez eu nem lembre mais como era voar
e então nem a dor vai fazer sentido, só vai sobrar esse vazio estranho, esse silêncio pesado, essa existência quebrada, é como se eu estivesse preso em um corpo que ainda vive, mas tudo que fazia ele ter sentido já não está mais aqui, e agora não resta escolha eu preciso aprender a viver assim com essa dor que não grita, mas corrói, que não sangra por fora, mas dilacera por dentro, que maltrata, desgasta, consome… devagar, todos os dias, como um pássaro que ainda olha pro céu…mesmo sabendo que nunca mais vai voltar pra lá.