Poesias sobre Pássaros
O alpiste com que alimentamos o pássaro preso na gaiola é como que fosse o pagamento pela renúncia da sua liberdade submetido à humilhação do cativeiro, mas que nada o compensa, pois ele já tem o campo como morada e o céu sem limite de espaço para voar.
Há um modo profundo de se ser que fica vivo por baixo de todos os vernizes que nos aplicaram e que nos impede de avançar pelo caminho mais curto já desbravado, balizado e pavimentado?
Há coisas que nos trazem boas e ruins recordações pelos insondáveis caminhos que provocam uma forte inquietação nos alicerces dos nossos sentimentos, estimulando-nos o plasma do delírio, no sentido de tudo querer dizer, ficando tais sensações desses tempos vividos e sentidos em nossas vidas.
Podem me chamar de ingênuo, mas é assim que imagino o meu jardim cultivado de flores raras: quanto mais colorido e perfumado, mais belo será o mundo em que vivemos. E é através da simplicidade que conseguimos o belo que nos enche os olhos e nos leva ao enlevo da vida.
Às vezes, decidimos embalados pelo aplauso alheio e não convictos de que conhecemos o templo da nossa alma, o museu de nossos sentimentos, agindo por emoções de nossas verdades que se escondem por detrás da porta cerrada, muitas vezes sobre os sacrifícios dos mais fracos, vantagem que não nos vale a pena usufruí-la quando obtemos.
A educação mostra portas e janelas, e sem ela nossa vida fica fechada a voar passarinhos..
e a florir nos espinhos..
Cimento
Oi vida porque entrastes no meu caminho?
Cheia de destino como um passarinho sem ninho.
Nem tudo que se deseja é o correto
Mas a com o tempo o certo deixa de ser
E os porque de saber esperar qual a razão?
Evoluir para se ter o coração que vale apena.
Como saber se a arte de morrer é para não mais existir.
Deixar mais o que evoluir nessa espera onde a sua arte me consome.
Tu és o silêncio entre o meu olhar e as estrelas.
Tu és o aroma mais delicado do meu instinto animal.
Tu és o rio de sangue que me eterniza por dentro.
Tu és a distância mais perto do meu pensamento.
A canção levantada namorada pelo vento
O momento surreal mágico eternizado.
Um beijo quadrado para deixar registrado
Que oceano de seu corpo por mim foi navegado.
Embora não só em sonhos a felicidade venha existir...
É melhor isso que vagar por aí...
A pensar que tudo vai perdido,
Sentimento quando é bonito namora o infinito.
Esse infinito de seu caminhar bonito.
Que pisa o tempo e todo juramento se faz.
Que amor para ser eterno a essência trás silêncio.
Catedrais milenar fortalecidas a base de cimento.
Castelo Grande e alto esse nossos gemidos.
Montanhas volúpiosas esse seus seios
Famintos.
De uma boca milagrosa que toca sua alma de encanto.
E entre todo os planetas feliz o sol eu me levanto.
E te carrego no colo essa é a forma de amar.
Esse DNA divino que vem abrindo o melhor de dentro.
Esse é o fermento que deixa o amor em nós grande.
E cada olhar nos seus olhos as estrelas é tudo emocionante.
A vida da volta e para o destino não tem jeito.
O sentimento puro passa os anos é sempre o mesmo.
Coração contente é você dentro do meu peito.
Só as contas dos dias dirá se o sentimento é divino e verdadeiro...
22.07.2022
Milhões de anos se passariam
sem que tivesse uma chance.
Poderíamos ter abandonado
a ilusão se os desígnios do
destino estivesse a nossa
vontade.
Te vejo em meio ao caos dos
dias desses tempos tão rápidos.
Levo meus pensamentos
para os tempos em que você
vagava por campos verdejantes
enquanto eu te observava de
colinas distantes, aqueles
tempos de calmaria.
milhões de anos se passaram,
eu ainda te aguardo e sei que
me busca em cada nota sentida
de um violino abandonado,
tocado por um violinista
qualquer em algum canto
desse universo imenso.
Milhões de anos anteriores
e posteriores a esse exato
momento, ainda te buscarei na
frequência de cada ritmo que
possa nos levar para casa, na
colina que chamamos de lar.
Milhões de estrelas aparecerão
para nos guiar até o brilho da
eterna fogueira que alimenta
nossos corações.
Milhões de vezes
vou suplicar com o som de
milhares de vozes, o seu
despertar pra mim, por nós.
Lembrei
Hoje pela manhã vi dois pássaros pousarem numa árvore,
eles se olharam, trocaram breves carícias, se olharam de novo demoradamente e depois partiram cada um em uma direção,
lembrei de você.
Imagine um pássaro experimentando a liberdade de um vôo, pela primeira vez, apósfugir de uma cômoda gaiola. Imaginou? Pois é esta a sensação de final de curso. Asensação de liberdade (pelo que passou) versus o medo (do que há de vir). Foi durante operíodo de vigência deste curso que sai do ninho e dei o meu primeiro vôo. Cai, algumas vezes, cortaram as minhas tenras asinhas, mas, aquele a quem me chamo de Pai(Deus) sustentou-me, tal como o lírio dos vales, e disse-me: “Ide!”. Fui. Mesmo com asensação do medo que eu sentia do ‘bicho-homem” eu voei e experimentei: lágrimas,tormentos, pavor, alegrias, amores, vida, sonhos, e, finalmente, a morte. Mas, tal comoo lendário Fênix, que renasce das cinzas, continuei e continuo a voar.
Autoria: Cláudia Valéria/ Kakal (@claudia.valeria.kakal)
Hoje o dia amanheceu cinza. As nuvens cobriam o céu, mas mesmo sem enxergar, pássaros continuam a cantar.
Hoje o dia amanheceu cinza, ao olhar, pouco podia avistar. E sem enxergar senti, que a luz que ilumina não é vista, mas sim aquela que meu coração acredita.
"A vida as vezes coloca um ponto final em um vôo de um pássaro, certas poesias continua liberar as asas".
Giovane Silva Santos
MOMENTOS
São retinas de olhos banhados de luzes,
são pássaros voando pela imensidão do céu,
são cascatas límpidas caindo como um véu,
são os caminhos que ao Criador conduzem.
Momentos são fotografias em sua mente
que gravaram uma tempestade ou uma bonança.
Momentos são passos no caminho da esperança,
são gotículas de orvalho escorrendo lentamente.
Momentos são as quedas, são os seus fracassos,
as suas desventuras ou as suas glórias. . .
viver sempre o instante, acreditar na vitória,
dar-se as mãos ou entregar-se num abraço.
Momentos são as preces uma força, qual
as lições que aprendemos dia a dia.
São todos eles - tristes ou contentes,
pedaços de uma vida vivida, total.
Momentos são sons de um sino cheio de paz.
são as flores se abrindo ao novo amanhecer.
são os raios vermelhos ao entardecer,
momentos são momentos... nada mais!
Ouço a melodia do vento
Vejo os lampejos no ar
Canto com os passarinhos
Espalho os véus ao luar
Com o vento vêm os amores
Em lampejos de luz cintilar
Nos ninhos, ausentes pudores
Uníssonos …
Em flor rutilar.
Os passarinhos estão voando no céu. Livres! Que bom vê-los assim, confiando na vida e na natureza. Em algum momento, por algum motivo, eles partirão… Abandonarão o seu pequeno e rápido corpinho… Decerto, eles serão contemplados com a felicidade eterna…
E nós? O quanto confiamos na vida? O quanto acreditamos que há uma ordem em tudo o que existe? O quanto nos atrevemos a enxergar que somos parte do Todo, que não somos o Todo e nem mesmo TUDO?
No campo a vida é serena
o menino vira pássaro
solo fertil de felicidade
No campo a vida é solitária
a terra é seu maior amigo
e o tempo não tem relógio
No campo a vida é madrugada
gotas de orvalho banham as mãos
aroma verde seduz a alma
@zeni.poeta
BICHO SOLTO
Se de verdade eu te amo,
não devo cobrar reciprocidade.
Pássaro feliz não tem dono
e só fica onde está à vontade.
(acróstico)
Forma o pássaro da manhã
A lua em sua prosa
Deu poesia ao talismã
A nuvem pintada de rosa
Saudades
O som dos pássaros,
as violetas acordando,
o lago silencioso,
na casa só os passos dos meus sapatos são ouvidos no piso de madeira,
Aonde está você?
Do aprender a superação e a lição.
Espero meu pequeno passarinho!
Que todos percebam o valor de cada detalhe da casa de palha,
Carregar um pouco do amor passarinho, de amar.
Adriana C. Benedito
*APROVEITE A VIAGEM*
Ei, você já reparou,
O belo cantar dos pássaros,
Que trabalham em coro,
Sem serem orquestrados?
Já admirou a lua,
Vermelha, amarela ou branca,
Cheia de esplendor,
Tornando a escuridão mais branda?
Podes contar as estrelas,
Que compõem nossa galáxia,
Apresentando um espetáculo,
Para qualquer um que passa?
E a variedade das cores,
Que contornam os jardins,
Tantos cheiros suaves,
Desde rosas até jasmins!
Você viu o brilho forte,
Nos olhos de uma criança,
Quando atendida,
Por tão simples esperança?
Tudo isso foi preparado,
Para ser apreciado,
O Criador dessa atração,
Quer que seja desfrutado.
Mas, se andar ansioso,
Só preocupado com encargos,
Trabalhando por tesouros,
Que serão todos deixados,
A vida passará como um filme,
Sem retrospecção,
Perdidos os melhores instantes,
Eles nunca voltarão!
Depois de uma viagem,
Podemos algo perceber,
O destino é só um detalhe,
Para os momentos enriquecer.
A GAIOLA E O PASSARINHO
Vivemos em um mundo repleto de empatia, assim dizia um hipócrita... pois o reflexo maior que reconhecemos é a transformação das pessoas em passarinhos.
Visto que alguns vivem como gaiola da empatia, ao mesmo tempo que transformam os passarinhos em monstros... Assim quando o cenário foge do seu controle, elas abrem a gaiola e jogam toda sua culpa no pobre passarinho, apenas por ele te fugido sem deixar explicação.
Não sou capaz de encontrar aquele passarinho, mas se pudesse dizer algo para ele, diria que não desistisse pois ainda á pessoas que refletem de verdade o amor e a empatia.
Eu te amo passarinho! Ainda que as pessoas não entendam e zombem desse amor. Me permito ser julgado, apenas para tentar expressar o amor que sinto mesmo sem te conhecer, pois houve um Ser muito maior do que eu que me ensinou a amar... Ainda sou um passarinho, mas agora tenho dono. Sou livre para voar, mas prefiro ficar na casa daquele que me acolheu. Agora sou regido por uma pomba branca!
Ao entardecer
Quando os pássaros se aninham
Nesse momento
É quando mais me lembro de você
E junto da noite você vem
No horizonte de minha alma
Ainda restam cintilações deste amor
O sol se foi.
