Poesias sobre Jardim
Deus não me presenteou apenas com uma flor, mas com um jardim. Há dias em que minha esposa desperta como uma rosa; às vezes, ela age como uma margarida, e, ocasionalmente, brilha como um lírio do campo.
O sol acaricia as roseiras, Beija as rosas enfim, A alegria da passarada inunda o jardim - doçura serenada, faceira e querubim.
Invadindo-me com essa fascinante discrição, sinto que pertenço ao teu jardim secreto. O destino nos trará um para o outro, enfim.
Guarda-me no teu jardim interior, O teu coração delicada fonte da qual bebo, Lábios que me devoram e fascinam...
Vontades, poesias, carícias - quero flutuar nesse jardim repleto de ternuras e de todas as malícias...
Quero amor ora com dose angélica e ora com dose de malícia, Que o nosso jardim seja secreto, E que nele seja abrigado a essencial delícia.
Luz e escuridão. O bem e o mal. Otimismo e pessimismo. Paz e guerra. Amor e ódio. Fartura e miséria. Anjos e demônios. Progresso e estagnação. Verdades e mentiras. Ética e canalhice. Moral e imoral. A dualidade permeia a humanidade, que se agita diante do incerto futuro. O cristianismo se desenvolveu na tradição dualística de Israel. Incorporou a cultura greco-romana, que também era dualista e influenciou outras culturas e religiões. O islamismo não foi diferente. A meditação é um dos caminhos para se ir além do dualismo. Quando a mente cessa, podemos superar resquícios da memória atávica e descobrir um princípio unificador que nos leva a compreensão do todo, da unidade e diversidade cósmica. (D. Juan de Marco - filósofo espanhol Sec. XVIII incorporado por J. Jardim - Sacy Pererê).
A Natureza é dadivosa, a vida é ótima, o clima é uma delícia. O ser humano pode tornar tudo insuportável.
Concordo com V. Excelência, no mérito, mas discordo quanto ao Agravo Regimental, que colide com os Embargos Infringentes. No entretanto, não obstante, contudo, em que pese vozes discordantes entre os doutos, conheço e concedo. E dane-se o mundo. Bom senso é o meu.
Ela não depende do externo, sua felicidade vem de dentro. Seu olhar revela a certeza do mundo que existe dentro de si. Seu sorriso traduz a capacidade de ser feliz independente dos dias ruins. Ela sabe que seu mundo depende de si mesma para continuar sendo o paraíso que já é. Quem desejar entrar nesse jardim, não precisa ser jardineiro, terá que saber apenas valorizar as flores que existem nele. Pois ela já é jardineira de si mesma, e sabe cuidar para fazer seu coração florido e cheio de alegria.
A beleza de ser flor está justamente em desabrochar entre espinhos e, ainda assim, manter a delicadeza das pétalas e a suavidade da essência do decorrer das estações.
O engraçado é sentir, mas não querer demonstrar oque sente, pois, você é incapaz de dizer e mostrar oque está dentro do peito, talvez a melhor opção para isso seja simplesmente fingir que nada aconteceu por mais que venha doer.
Se ao menos soubesse oque se passa na sua cabeça talvez eu tivesse a coragem de dizer oque sinto por você.
A vida sempre nos surpreende, e do nada arranca os espinhos e nos presenteia com flores. Sua presença em mim tem cheiro de jardim.
Nesta louca e empolgante viagem chamada vida vislumbro as paisagens que me vem à janela, na verdade é uma questão de se permitir, você sente aquilo que é. Se és florescer verás lindos jardins.
Quando vamos perceber que a grama do vizinho só é mais verde porque estamos cuidando mau de nosso jardim?
Entre as flores, que você seja a mais bela, com seu aroma raro; o perfume de todas elas, que seja a beleza de todas; no meio da imensidão do jardim, o jardim das flores; com suas luzes e cores.
Não adianta encontrar o passageiro para o avião e não ter um aeroporto digno de se pousar, (uma metáfora do amor).
A vida é tão rara, tao linda e frágil para vive-la como se nunca fosse acabar. A vida não é para acumular coisas, é para espalhar boas energias, para ser melhor no sentido de bondade, gentileza e amor. A vida é para ser, para sentir, descobrir, encantar. As pessoas lembrarão de você pelo sentimento que despertar nelas. Espalhe flores pelo caminho, mas não esqueça de regar seu jardim!
"Na vida nos cansamos, não enquanto caminhamos, mas justamente quando estagnamos. Cansados somos como galhos secos que nada produzem, mas quando cultivamos a alegria de viver ficamos como árvores frutíferas que dão frutos sem esforço, porque é uma conseqüência natural. Novamente a lição da natureza porque fazemos parte dela. É natural vivermos com alegria para produzirmos nossos frutos! Nossas flores! Precisamos cuidar de nossa horta, nosso pomar, nosso jardim da vida! Temos que nos trazer de volta à vida e não permanecermos apenas estagnados na sobrevivência."
