Poesias para Professores
Todo conhecimento adquirido serve apenas a três tipos de uso: a prática (aplicação), o aperfeiçoamento (pesquisa) e o ensino (compartilhamento). Fora disso, o conhecimento é inútil.
É importante não só a humildade e simplicidade para sentar e aprender, como também a prudência sobre quem vai estar de pé e te ensinar!
Tive um relacionamento em que eu cobrava por atenção e carinho, e não tive. Me tornei uma pessoa chata por cobrar tanto o que não tinha. E aprendi, quem gosta de você automaticamente te proporciona coisas que não precisam ser cobradas. Se você cobra, seu lugar não é ali.
Os excessos do sistema de competição e de especialização prematura, sob o falacioso pretexto de eficácia, assassinam o espírito, impossibilitam qualquer vida cultural e chegam a suprimir os progressos nas ciências do futuro. É preciso, enfim, tendo em vista a realização de uma educação perfeita, desenvolver o espírito crítico na inteligência do jovem. Ora, a sobrecarga do espírito pelo sistema de notas entrava e necessariamente transforma a pesquisa em superficialidade e falta de cultura. O ensino deveria ser assim: quem o receba o recolha como um dom inestimável, mas nunca como uma obrigação penosa.
Veja o tempo perene em seus pensamentos, deixe a tempestade dançar de forma agradável para sua mente... Depois sorria num clima agradável!
Só uma situação supera a sensação de bem estar que traz o aprendizado adquirido, poder passar para outras pessoas.
Todos nós temos algo a contribuir com alguém, independente da fase em que vivemos, só não dá para querer ensinar, aquilo que não vivenciamos ainda ...
Não é o cidadão comum quem sequestra direitos desse cidadão comum, mas sim aqueles que hoje dizem defender esses mesmos direitos, o que é bastante suspeito ou falso. É apenas estratégia para não terem suas posições privilegiadas ameaçadas!
Pessoas e eventos ao nosso redor, podem nos mostrar a verdade, mas ninguém, poderá nos força a aceitá-la, ninguém poderá gerar em nós uma auto consciência, isso é algo pessoal !
Nem todos tem a capacidade de reconhecer seus próprios erros e por isso estão sempre procurando um culpado para atribuí-los.
Aplicar tudo aquilo que aprende e compartilhar tudo o que sabe, é uma maneira de estar em constante desenvolvimento.
A gente pode construir um mundo melhor. E a gente precisa ter estas responsabilidades, que são escrever, contar, ensinar.
Sei que as vezes as coisas ruins acontecem com a gente... mas pq sempre quando as coisas estão melhorando? Deus me dê forças pra superar essa fase...
"Cada vida uma história, cada história um aprendizado, e mesmo que você não queira, em tudo aquilo que você aprende, está também a parcela do que você ensina. Mire em ser o exemplo de quem um dia te fez sonhar em voar."
"Nossa jornada pode ser bem ilustrada pela disposição ao constante aprendizado, entre os amores e os dissabores, erros e acertos, expectativas e frustrações, desânimo e euforia, enfim, em cada passo, ali está, no amálgama dessas interações humanas, a chamada "escola da vida", onde em cada momento em que você aprende, é o mesmo instante em que também ensina."
Educar é acima de tudo participar, interagir e principalmente construir a ideia de parceria entre professor e aluno, onde ambos aprendem.
O aprendizado correto gera resultado satisfatório e agradável. Enquanto o errado gera o oposto. Seria bom, que todos que ensinam tivessem responsabilidade em seus atos de ensinar.
Os educadores são os verdadeiros “guerreiros de luz”, pois são os possuidores dos conhecimentos, e que tem como verdadeira e única missão auxiliar os seus alunos a lidar com a luz do conhecimento.
Assim como uma pequena semente pode se transformar em uma gigantesca árvore com um bom adubo, pequenas crianças podem se tornar grandes adultos com firmes ensinamentos.
A independência é uma lição muito valiosa que deve ser estimulada sempre que possível. Em qualquer situação na vida, seja pessoal ou profissional, adote o velho ditado: “Não dê o peixe, ensine a pescar.”
- Relacionados
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Poemas para o Dia dos Professores com versos de homenagem
- Poemas sobre professor para celebrar educadores
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- 83 frases carinhosas para transmitir sentimentos positivos
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
