Poesias de Tristeza Pois Perdi meu Avo
Uma vez minha avó disse:
Você não pode desistir de encontrar um amor porque uma pessoa idiota te fez acreditar que o amor machuca..
Mas ai eu te pergunto..
Até quando ?
Até quando vale a pena sofrer para tentar achar um amor ?
Sempre haverá uma pessoa boa que toca no fundo da sua alma mas também vai ter aquela pessoa ruim que vai tocar no fundo da sua alma..
Como você vai descobrir se essa pessoa vale a pena ou não ?
Você só percebe depois que o estrago ta feito..
O pior é que as pessoas te deixam quando você mais precisa delas..
Elas estão ali vendo seu mundo cair e não fazem nada..
Eu sinto falta daqueles abraços quentes que uma pessoa me dava..
Mas Deus tira as pessoas de outras pessoas..
Minha avó também disse que a gente tem que se acostumar com a partida das pessoa,mas eu nunca me acostumo e acho que nunca
vou me acostumar..
Poesia: Amor de Vô
Quando a notícia chegou dizendo que seria avô , a razão se indgnou, a voz embargou e o coração acelerou, Um sermão se esboçou, Falta de juzo garota agora os sonhos adiou. Lagrimas rolou , mas o amor sobrepujou.Uma historia se desenhava , era a vida que se gerava , Os dias iam passando a criança se formando, a ansiedade gritando, a preocupação aumentando .Heitor ou Helena o que viria a ser ? o que importava que mesmo sem merecer uma dadiva divina iriamos receber.Na corrida pela vida foi um menino que chegou primeiro , Heitor seu nome , pois venceu como um guerreiro.O cenario preparado, quarto está montado , entre os principais itens, destaque vai para a forma que ja és amado.Amor de vó, Amor de mãe , amor de pai, amor de tio e tia , mas o amor que se destaca é amor do vó que escreveu esta poesia.O dia de vir a luz chegou, o coração dos que amam disparou , debaixo de oração as maos do medico pelas maos divina se guiou.Dia 15 de abril , um grito se ouviu , de um garoto varonil , lagrimas caiu , sorriso se abriu. o abraço.Heitor, Nascido e regado de amor profundo , em meio a crise do mundo , és criança uma flecha de esperança . com alvo definido,Fazer conhecer o Deus desconhecido.
Se não respeitas teu avô,
vives em desavenças com teu pai,
desprezas teu irmão
e cogitas se afastar de um filho,pode ser...
que não sejas a boa pessoa que tentas parecer.
a menina nasceu
aos olhos do avô ausente
uma mãe, duas meninas
(para Marcela Viana Franzol, minha primeira neta, nascida em 15 de abril de 2005)
tinha um pé de quebra queixo.
era esse o nome que meu avô, dava a fruta.
que até hoje ainda nao emcontrei de novo.
depois de grande, voltei no lugar.
lá pelo meio da chácara da infância. e procurei a árvore.
o que antes, era verde e vivo. como minhas corridas de um canto a outro na infância.
estava seco e diferente. morrendo.
e a árvore ja não florescia mais.
eu não sei bem, se por que naquele dia.
ali pelos meus 6 anos de idade.
meu primo tinha feito uma casa de árvore la em cima.
dessa bendita árvore que tinha uma casa de joão de barro e essa fruta.
e eu me lembro bem daquela tarde cheia de sol em que a gente brincava la.
e minha avó, berrava meu nome pra descer. lá da outra casa.
um eco longe e repreendedor.
eu só sei. que quando alguem me pergunta:
fruta preferida.
eu minto.
digo: morango, kiwi, maça, siriguela.
qualquer coisa que venha na hora.
afinal, quem aqui já viu um pé de quebra-queixo?
(Crys de Almeida)
para a minha avó
minha avó é uma obra de Deus
que com a sua cançao e de todo seu coraçao louva ao Senhor
ela ama sua familia e é um exemplo de mae
nos momentos de tristeza é nos traz paz e conforto com suas palavras mansas e sabias
ela é minha avo e me orgulho disso
eu a amo de todo o meu coraçao es um presente do senhor
“AVO RAINHA”
Ao topo da serra da Borborema,
Encravada no meio de tantas belezas
Formosa está eu.
Gentil, pacata e hospitaleira.
Aberta aos que me visitam
Com orgulho a recebê-los.
Amando-os, mesmo sem os conhece-los.
Sempre sou correspondida,
Por aqueles que me visitam.
Todos se apaixonam por minhas belezas.
Amo a todos e sou amada por todos.
Que mais? Para ter orgulho de rainha.
Sou Veneza paraibana
A natureza assim me fez.
Bela hostil e hospitaleira.
Com honradez ostento a coroa
Da paz, da fraternidade e harmonia.
De rainha do Vale do Sabgy
Amo tanto o sabugy,
Do pedestal de rainha.
Sinto-me mão ou mesmo avó
Daquelas que se desgarraram
Pra terem suas próprias belezas.
Velho Estêvo chamando para a ladainha, em dia de festa,
na fazenda do meu avô paterno :
Simbora gente, que depois da reza tem dança.
Sou o que seria não fosse o que sou
De mim sou filho, pai, neto e avô
Mudo, fico: às vezes “e” às vezes “ou”.
Vovó Atenciosa
Quem já teve ou tem uma avó assim, com essa característica atenciosa, acompanhante, zelosa, vigilante, isso resume-se em amor ! Ou quem lembra dela?????????????????
Vó, Joana, mulher do século passado, muito altiva, determinada, sua palavra era ouvida e respeitada, que o diriam os genros. Eu a conheci já viúva com oito filhos, sóbria, com uma casa relativamente grande, cozinha com mesa e cadeira para toda a família. Imaginem o tamanho da mesa rsrsrs, cadeira só na sala, porque na cozinha eram bancos para abrigar a todos rsrs... Ah, que saudades...
Animada nas festas em família que era na sua casa, dançava o tempo todo, pois a alegria era muita. Também pudera a matriarca em continência a receber os seus...
Ela recebia não só os seus, como amigos também. Ah, e como era boa amiga, fazia suas visitas e eu a acompanhava, eta época boa...
Eram muitos folguedos entre os primos...
E as viagens a São Paulo na tia Alice, no Guarujá, em São Vicente...não havia dificuldades... Espero ser uma avó assim.Vamos aguardar!
Acordei aos berros quando parei pra analisar era a minha mãe dizendo que a minha avó estava no telefone, ah por mais que ela tenha me mandado embora da casa dela por nao me aguentar acho que é normal sentir saudades, eu peguei o telefone levemente e coloquei no ouvido e ouvi aquele suspiro.. 'ah ah ah' com um tom sutil eu disse, ''-Alo, e eu ouvi aquela voz de quem está agradeçida por ouvir a minha voz, ''-OI COMO VOCÊ ESTÁ? ai começamos um dialogo , nao muito profundo nem cheio de espaços, com terminações normais, e tudo tranquilo ! em uma parte ela meio sem graça me disse, ''-ESTOU COM SAUDADES'' eu sem querer responder, mais já que estava ali repiti '-'EU TB EU TB'' ah, polpe-me né? tá eu sei que eu errei , mais nao é motivos para depois de tanto tempo ela me ligar e falar que sente minha falta.. Moral :
"Um dia as pessoas caem em si e veêm que sente nossa falta, e nesse dia correm atras da gente e agente se aprofunda nas lembranças, mais o orgulho fala mais alto então nem ligamos. " .. bom vou indo pra escola até mais ! ;*
Acrescentou mais, minha Avó - Essas pessoas não são amigas de ninguém. Elas vivem para saciarem seus próprios ventres e a gula dos seus olhos.
E quase perdendo o fôlego, perguntou-me - Alguém falou mal de você na escola? Respondi – Sim!
Inquiriu ela – O que disseram essas pessoas do meu neto? Falei – Disseram que o meu nariz é feio e que quando eu crescer, ficarei careca. Minha Avó, com aquele sorriso lindo e terno acudiu-me dizendo – Meu menino! Por que se preocupar com tanta bobagem? Não vê que estão morrendo de inveja de você? Primeiro, quero que saiba que você tem um nariz perfeito, afilado como a um nariz de um príncipe da Arábia! Segundo, com tanto cabelo que você tem, você acha mesmo que ficará careca quando crescer? Falei – Não! Ela falou – Então? Por isso, nada de ficar preocupado com o que os outros dizem a seu respeito. Porque, se essas pessoas fossem suas amigas, jamais diriam coisas bobas iguais a essas. Se elas não são suas amigas, têm inveja de você, não se contentam em viverem suas próprias vidas, por que dar valor ao que elas dizem? Agora, motivado e cheio de uma alegria sem fim, abracei minha Avó pelo pescoço e lhe sussurrei no ouvido direito – Vovó! Você é a Avó mais inteligente e mais linda do mundo! Dando-lhe um demorado beijo no rosto.
Incrível, faz muitos anos que minha Avó partiu deste mundo, mas suas palavras ainda ecoam na minha memória e nos meus sentimentos.. e as pessoas que falam mal uma das outras? Bem, as pessoas que falam mal uma das outras estão sempre por aí.. mas permaneço firme nos ensinamentos daquela linda mulher que aproveitara o momento mais que ideal para fortalecer o coração e o entendimento de uma criança que jamais a esquecerá, passe o tempo que passar.
Reflexão diária 21/11/2016
A caixa
Em uma fazenda moravam seu avô e seu neto e no celeiro desta fazenda havia uma caixa velha e empoeirada, e o menino por sua vez vivia a indagar o que havia naquela caixa que nunca fora aberta. Então já em seu leito de morte o avô chamou ao neto e lhe falou ao ouvido tudo que tem nesta fazenda agora pertencerá a você inclusive a velha caixa. Então após sua morte o jovem correu e foi direto abrir a caixa e para sua surpresa havia um simples bilhete que dizia, esta caixa está em nossa família a muitas gerações, esse foi o modo que nossos antepassados encontraram para nos ensinar que tudo tem seu tempo e a hora de Deus não a nossa.
Carta ao Meu saudoso avô, falecido em seu centenário.
Seu Antonio,
Seria muito simples dizer na data de hoje “Feliz aniversário ou Parabéns por mais esta data” o Sr. Não acha?
Afinal não são poucas as vezes que o Sr. Tem ouvido isso, são 94 anos que esta data nos orgulha.
Abençoado aquele 15 de janeiro do ano de 1913, que trazia ao mundo uma estrela a ser admirada e amada e respeitada. Hoje comemoramos mais, bem mais, que um aniversário. Hoje nós aprendemos que viver sem amarguras, sem rancores nos leva a longevidade e o Sr. nos mostra a cada dia que isto é possível, que perdoar aos outros é perdoar nossos sentimentos e com isto a nós mesmos.
Sua vida nos prova que guardar rancores e amarguras significa envelhecer mais que as rugas causadas pelo castigo do tempo, aliás, aprendi com o Sr. que o tempo deve nos deixar saudade, pois só sentimos saudades das boas coisas da vida.
Então, seu Antônio, ao invés de usar os velhos clichês de Feliz aniversário ou Parabéns; prefiro agradecê-lo por todos os ensinamentos que ainda temos recebido através de sua experiência e sabedoria.
Gostaria de agradecer a DEUS pela oportunidade que me deu de tê-lo como avô, ao tempo por me dar tempo para que eu pudesse entender aos seus ensinamentos.
Embora eu esteja ausente gostaria de pedir que todos os presentes o aplaudissem e o fizessem com orgulho, como se tivesse aplaudindo uma ópera de Verdi.
Deixo um grande e carinhoso beijo, e não tenho como deixar de me render ao velho clichê.
FELIZ ANIVERSÁRIO SEU ANTÔNIO
Marcos Antonio vieira da costa
Manaus, 15 de janeiro de 2007
A gente é pai ,filho,neto e avô.
Nesta data tão especial gostaria de fazer uma homenagem a um cara que hoje não esta entre nós mais é a minha referência meu avô Eulpido Luiz Camilo obrigado por tudo se hoje sou este homem de caráter e índole tenho que agradecer ao espelho. Tenho certeza que o espelho não vai se quebrar.
Minha avó já dizia: "Boca fechada não entra mosca"
Sigo à risca esse ditado... Não critico, não aponto dedos acusadores,
não traio confidências e nem sou dona de verdades!
Cika Parolin
...Ao voltar para casa, Pai e Avô inconsolados cantavam o hino Brasileiro, como se prestassem as últimas condolências ao soldado guerreiro que morreu em defesa do seu país, antes de entrarem em casa sentiram ambos uma estranha brisa vindo do oeste e compreenderam que era o soldado que soprara ao encontro deles para dizer que descansou…"
http://franklinsousa.com.br/soldado-ferido/
Se pai ensina
Avô muito mais
Bonito é o neto
Que segue o avô aonde ele vai
Escutando as conversas
Aprende tudo que é capaz
Seguindo o exemplo
Transforma-se num bom rapaz
Conhecendo a história
Prepara-se para algo mais
Renata se encanta com o belo rapaz
Os primeiro laços matrimoniais
Criando a família que segue em graça, saúde e paz
Herdando de seu avô todo o cartaz
Lança-se na politica
Que depois da economia
É a vida que lhe satisfaz
Seguindo a sina que a família traz
Filia-se ao partido que seu avô criou
O mandato de deputado estadual
De primeira ele levou
Deixando bestinha quem lhe criou
Alguns anos depois
No Congresso Nacional
Os pés que sempre no chão deixou
Naquele torrão os fincou
E o mandato Federal conquistou
O Presidente que de seu trabalho gostou
Pra ser Ministro lhe convidou
Destemido e valente
O cargo aceitou
Deixando orgulhoso aquele que tudo lhe ensinou
Mas, seu sonho era governar.
O estado que o avô governou
E no peito e na raça
Pra o governo se candidatou
Foi no segundo turno
Que o povo lhe abraçou
Deram-lhe mais um mandato
Aprovando tudo que ele realizou
Pernambuco gostando
O Brasil comentado
Sua popularidade aumentou
Seu Doutor que no céu chegou
Esse menino vai longe
Disse meu avô
Não tarda a chegar
Aonde o senhor não chegou
Logo em breve
De um novo amanhecer
No Palácio da Alvorada
Ele vai acordar e em silêncio dizer
Vovô! Cheguei por mim e por você.
Avô Avelino
(Uma homenagem ao Seo Avelino, um avozinho charmoso)
Eu estou fascinado
Encantado eu estou
Eu estou encantado
Com o homem que é meu avô
É um velhinho charmoso
Arrumadinho e cheiroso
Gosta muito de TV e adora ouvir um rádio
Não dispensa um chocolate e devora pão com ovo
Eu estou fascinado
Encantado eu estou
Eu estou encantado
Com o homem que é meu avô
Ele ama minha avó
Para ele, ela é tudo
Mesmo depois que ela partiu
Sempre e sempre a amou
Eu estou fascinado
Encantado eu estou
Eu estou encantado
Com o homem que é meu avô
Trabalhou a vida toda
Ele sempre trabalhou
Educou todos os filhos
Com suor e muito amor
Eu estou fascinado
Encantado eu estou
Eu estou encantado
Com o homem que é meu avô
- Ele é o pai do meu pai
- E da minha mãe também
- Quero ele só prá mim
- Não dou ele prá ninguém
Eu estou fascinado...
Há muito tempo, quando eu ainda era uma criança, perguntei para o meu avô qual o motivo de existir pessoas boas e pessoas ruins no mundo.
Ele deu um sorriso sarcástico que apenas ele sabia dar, e me deu um exemplo de duas pessoas vindo de encontro com a outra em uma calçada bem estreita, onde uma teria que parar para ceder algum espaço para a outra passar.
Meu avô disse que se as duas pessoas fossem ruins, ambas não passariam, pois nenhuma das duas pessoas estaria disposta a ceder algum espaço para a outra, e acabariam apenas brigando. Se as duas pessoas fossem boas, ambas também não passariam, pois as duas pessoas estariam dispostas a ceder o espaço para a outra passar, e dariam início a uma competição eterna de quem era a mais generosa. Se uma pessoa fosse boa e a outra pessoa fosse ruim, ambas passariam, pois a boa cederia o espaço e a ruim não hesitaria em passar.
E finalizando, ele me disse que é assim que o mundo segue, e que eu deveria aprender a conviver com isso, escolhendo um dos caminhos, o bem ou o mal.
