Poesias de Luis de Camoes Liberdade
Sempre que as certezas se atreverem a flertar com a nossa Liberdade de Pensar, que a dúvida nos abrace! Amém!
Porque é no abraço da dúvida que o pensamento, livre, leve e solto, respira — livre do jugo das respostas prontas, longe do conforto das verdades fabricadas.
A dúvida não é inimiga da fé nem do saber; é o ventilador da consciência, o sopro que impede que o pensamento apodreça no mofo das convicções.
As certezas constroem muros, a dúvida, pontes.
A certeza se alimenta da repetição, a dúvida, da curiosidade.
A convicção grita, a dúvida escuta.
E se o mundo parece girar ao som das certezas, é apenas porque poucos ainda têm coragem de dançar ao ritmo incerto da dúvida.
Que nós nunca nos acostumemos com o conforto das respostas — e que a nossa liberdade de pensar por conta própria seja sempre maior do que a vontade de estar certo!
Amém — mas com o coração movimentado e aquecido pela dúvida.
Não bastasse o desrespeito à opinião e à Liberdade de Expressão, comumente confundida — por descuido ou capricho, com Discurso de Ódio — os tais “juízes virtuais” ainda insistem em cometer outro pecado: o de esvaziar a língua pátria que fingem defender.
É muito curioso…
Julgam com voracidade, apontam erros com fúria, mas tropeçam no português com a elegância de quem pisa no próprio eco.
Têm certezas demais, dúvida de menos, e nenhuma disposição para pensar antes de responder.
E assim seguimos, assistindo aos espetáculos nos quais a intolerância se veste de virtude, a arrogância posa de sabedoria e a medonha preguiça de ler,
tenta se passar por autoridade moral.
O que se perde, no fim, não é apenas o diálogo, tão desvalorizado, especialmente no meio polarizado.
É a delicada arte de discordar sem ferir, sem desumanizar.
Infelizmente, é o português que sangra nas mãos de quem nunca o acariciou.
E é a liberdade — a verdadeira — que sofre nas trincheiras onde as convicções são afiadas, mas o pensamento próprio é rejeitado ou esquecido.
Em tempos dominados pelas certezas fabricadas, talvez a provocação mais urgente e necessária seja:
não basta defender o direito de falar;
é preciso aprender, também, a ouvir, a duvidar e a escrever — com respeito, com cuidado e com a humildade de quem sabe que nenhuma vírgula bem colocada salva uma mente mal-intencionada.
Ensine aos seus filhos a diferença entre a libertinagem
e a liberdade, e eles aprenderão a dar valor à verdadeira felicidade.
O que é ser livre ?
É conhecer bem o que é liberdade e seu valor,
É quem não abre mão de viver…
É saber que a obediência conduz à liberdade
É saber distinguir verdadeiramente:
O que é amor do que é - apego, desejo, senso de propriedade ou de pertencimento;
O que é querer do que é - poder e dever;
O que é importante do que é - fundamental.
É sempre ter coragem para encarar os desafios da vida, sem desistir da luta - seguir apesar de…
É viver o senso de justiça, sempre com sabedoria. Nunca deixando que suas fraquezas o tornem parcial com os erros.
É ter autocontrole emocional devido ao autoconhecimento, que consequentemente leva a entender melhor o próximo, ser mais paciente.
Enfim, ser livre é viver com sabedoria e serenidade:
Sabedoria para ter a perfeita consciência de quem você é, sua origem, e qual o propósito de sua vida; razões que levam você a agir previdentemente e sempre de acordo com essas convicções.
Serenidade para entender que não há liberdade sem dor, ser livre não é ser isento… É uma escolha, apesar de…
Ney Paula B.
USA 08/27/2023
❝ ...Quero respirar este ar puro, este cheirinho de
liberdade, de poder caminhar por novos caminhos,
ir em direção aos meus sonhos sem medo ou
culpa de ser feliz...❞
---------------------------------------------Eliana Angel Wolf
❝ ...Minha liberdade tem cheiro e a beleza do amor,
só ele tem poder sobre mim. Só o amor pode me controlar,
vivo por que amo, e sou grata a Deus pelo imenso amor
que derrama sobre mim todos os dias. E que este amor
seja derramado a todos os corações sedentos de amor...❞
---------------------------------------------Eliana Angel Wolf
Meus pensamentos foram longe agora.
Que vontade de sair em busca de
liberdade, abrir os braços e correr
contra o vento, quero sentir a brisa sobre
minha pele, que vontade de sair sem rumo
e andar abeira mar, não sei como explicar o
que estou sentindo, mais é algo forte, e intenso.
Dentro de mim esta se formando uma tempestade.
Um furacão de sentimentos esta a ponto de explodir.
Hoje estou a Flor da pele.
O vento é a própria essência da liberdade, um sopro de mudança e a força invisível que molda a paisagem. Ele não se importa com opiniões, simplesmente é: forte ou suave, mas sempre autêntico. Sinta sua brisa na pele e deixe suas emoções fluírem sem reservas.
Ele carrega histórias, sussurros e a sensação de que tudo está em constante movimento. O vento nos convida a nos libertarmos, a soltar amarras e a abraçar o novo. Que sua conexão com ele inspire sua jornada. Seja como o vento: verdadeiro, livre e dono do seu próprio caminho. Minha vida é como o vento!
Hoje, eu acordei pensando em você. Parei por alguns instantes, senti uma sensação de liberdade. Você trouxe-me a paz de espírito, algo que já havia perdido.
Eu gostaria muito de ter a oportunidade de dizer-lhe essas palavras pessoalmente, mas penso que seria melhor descrevê-la à você.
Você despertou em mim, um sentimento que estava adormecido. E quando recordo do seu olhar, de seu sorriso, de sua companhia e enfim, de todo seu jeito, reconheço que enxergo a minha vida através de outro ângulo.
Algumas vezes se sentirá com medo ou até com duvida
Mas nunca estará sozinha porque estarei sempre ao seu lado , estarei sempre com você!!!
Fará da minha força a sua.
Verá a minha vida através de seus olhos,
Assim como a sua vida, será vista através dos meus.
Você apareceu na minha vida quando eu menos o esperava, de um jeito inesperado, e com esse sorriso maravilhoso conseguiu a minha simpatia e o meu carinho de maneira inesperada.
Até hoje eu não encontrei explicação plausível para esse sentimento desde o primeiro momento em que você apareceu, não encontrei explicação para a maneira na qual nos aproximamos tanto ,parece que nossos corpos se transformam em um só corpo, nao tem explicação .Você mudou meu mundo ,você foi a melhor coisa que me aconteceu mudou completamente minha vida
Beijos da pessoa que mais te Ama nesse mundo 😍
IDEM
A liberdade das escolhas, DEIXE IR, ninguém vai embora sem realmente querer ir.
O que não gosta não gostará por nenhuma vontade alheia a própria.
Segurar não resulta em mudanças, só atrasa o seu caminho. Solta, deixe - a partir.
A liberdade de cair sob teus
Beijos mais profundos
Interligando nossos poros
Sobrenaturalmente e além
Move em mim uma força
Ondeante e sem fim
O teu olhar feiticeiro
cheio de liberdade
e mistério das florestas
faz que floresça tal
qual o Sombreiro
levando-me do teu jeito
e toca tão fácil o peito,
Buscar o caminho
de volta não mais reconheço,
Elegi em ti mora o travesso
para me virar a melhor parte
do teu amor que mereço.
"Em nome da liberdade de expressão, do bom senso e da justiça autorizo qualquer pessoa (qualquer mesmo) a escrever - por conta própria - a minha biografia, não importando se o objetivo é histórico-informativo ou apenas admiração incontrolável ou apenas fofoca ou apenas obtenção fácil de pecúnia."
Frase Minha 0616, Criada no Ano 2013
USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com
Um jovem rebelde é como um mustangue... Não pelo excesso de liberdade e sim pela falta de doma.
Ser livre não faz de ninguém selvagem. Este comportamento advém da ausência de disciplina.
O silêncio se foi junto a mim, já não está.
A dor acabou e minha alma é livre do temor.
Liberdade, Liberdade, pois hoje não preciso abandonar meus sonhos.
Liberdade, Liberdade, pois é um tempo de viver sem medo.
Hoje minha fé me fez acreditar, que tenho mil razões para tocar o céu,
E gritar: Liberdade, Liberdade, Liberdade!
Liberdade;
Por que anseias tanto por liberdade ?..............Pois seu espírito, mesmo que não acredites foi criado livre, como um pássaro,podendo voar para onde queira. Mas como um pássaro, não sabes os perigos que te aguardam. Por isso você asseia tanto por liberdade, estando preso neste mundo.
Deus quer mais para você do que simplesmente a liberdade de um pássaro, que voa sem saber os perigos te cercam. Ele quer sim que você seja livre como um pássaro, mas com a responsabilidade e consciência de seus atos e dos perigos que te cercam, para que saibas se defender e tenhas consciência das suas responsabilidades dessa tão sonhada e almejada liberdade. Liberdade por si so é como um canário que voa e canta, mas por não saber da maldade humana corre o risco de passar seus dias cantando, para o prazer de poucos, preso numa gaiola, mesmo sabendo voar.
Cíclo da liberdade
Ser livre não tem significado se você ao menos nunca foi oprimido, mas de fato, desde que nascemos lutamos por esse ideal mal compreendido.
Por meses permanecemos no ventre e mesmo quando fora não partimos para longe. Seriam os laços familiares a jaula ou a liberdade? Seria o amor as pregas que nos prendem? - Mas fora dele, logo o encontramos novamente e dessa vez por nossa vontade.
Então nós nos entitulamos de libertos e quando assim, geramos um novo ser que transbordará das mesmas vontades de ser livre ou... Amado.
Gosto da liberdade e ela gosta de mim
Mas cuidado ao me deixar livre
Por que costumo ir em frente e não apenas esperar o tempo passar
E se eu for não costumo olhar pra traz
Por que isso pode me atrasar
Então me acompanha ou me deixa ir
Quem sabe um dia eu volte
E quem sabe eu jamais apareça novamente
Só o tempo sabe como nos dirigir
Mas só nós sabemos o caminho a perseguir
Sigo por onde meu coração me manda
Somente ele sabe o verdadeiro caminho
Mesmo que meus olhos estejam cobertos
Ainda sim saberia onde te encontrar...
"Liberdade:É poder sentir melhor o mundo, a natureza, a família, e os animais.
Para muitos a liberdade é difícil de ser conquistada como para um ladrão preso,mas para mim liberdade não e nada disso, mas sim um estado de espirito, quando estou feliz me liberto de confusões, como se fosse um esquecimento mas sim a liberdade".
Já não me importa mais ..
o que pensam os demais ...
preocupo-me apenas com a minha liberdade..
e com a minha Felicidade...
Ao meu lado quero apenas os que me amam de verdade..
