Poesias de Gregorio de Matos Guerra
Cada experimento é um passo em direção à verdade, cada erro, uma lição valiosa no caminho do conhecimento.
A beleza da ciência reside na sua capacidade de transformar o complexo em compreensível e o desconhecido em conhecido.
A ciência é um farol que guia a humanidade através das trevas da ignorância para a luz do entendimento.
A verdadeira essência da ciência é a humildade de admitir o desconhecido e a coragem de explorá-lo.
A ciência é um legado de conhecimento que passamos de geração em geração, cada uma acrescentando seu próprio capítulo à grande história da descoberta.
A ciência não tem todas as respostas, mas é a melhor ferramenta que temos para encontrar as que precisamos.
A ciência é a arte de perguntar e a habilidade de ouvir as respostas que o universo tem a oferecer.
A mácula deixada pelos maus políticos é uma chaga profunda no tecido da sociedade, um câncer que corrói os alicerces da democracia e subverte os ideais de justiça e equidade. Esses indivíduos, que deveriam ser os guardiões do bem comum, transformam-se em marionetes dos próprios interesses, manipulando a verdade com palavras vazias e promessas vãs. Sob o véu da retórica, escondem a ambição desmedida e a corrupção, traindo a confiança daqueles que os elegeram. A sua incompetência e desonestidade não apenas destroem sonhos e esperanças, mas também erodem a fé nas instituições, deixando um rastro de desilusão e desconfiança. É imperativo que a sociedade, armada com conhecimento e vigilância, reivindique a integridade e a transparência, exigindo que os políticos sejam exemplos de virtude e não símbolos de decadência.
A divisão de tarefas é uma tarefa desgastante principalmente quando lidamos com pessoas egoístas e arrogantes.
Se quiser ser honesto tem de ter cuidado, a verdade dói e alguém vai ser magoado. Tu tens de tentar perceber se é melhor uma mentira ou a verdade dizer.
Saber não deve ser o superlativo da vaidade de conhecer. Mas a generosidade de compartilhar, com a gratidão de receber.
A frase feita não tem efeito. O efeito não vem da palavra, mas da recepção. Cada um tem sua própria antena para captar o sensível que o mundo comunica. A palavra é morta se não falar sobre a vida real. É morta se não encontrar corações nos quais possa reverberar e ganhar vida.
Obras de artes foram feitas para serem apreciadas, que tolo eu fui, imaginei que poderia ter essa só para mim.
Não é somente o luto pelo fim do amor de alguém, mas também a dor de deixar o lugar para outro ocupar.
A angústia do luto pelo fim do amor aumenta com a esperança de reconquistar alguém que continua em nossas vidas, ao contrário da morte definitiva.
A capacidade de imaginar o futuro não é para todos, não por falta de habilidade, mas porque a imaginação é um ato de liberdade daqueles que desejam desvendar, inventar e construir algo melhor do que temos hoje. Os sonhadores vislumbram o mundo, e os líderes o moldam por meio de transformações inovadoras.
Uma mente que vê os problemas como desafios a serem superados é sempre mais eficaz do que uma mente que usa os problemas como justificativa para sua paralisia e lamentação. Esta é a postura dos vencedores, que dedicam seu tempo a construir uma mentalidade e prática coerente, buscando prosperidade e abundância para si e para o mundo.
Há quem pense que dinheiro é riqueza. No entanto, riqueza é algo mais complexo do que dinheiro. Riqueza é a capacidade de unir diferentes tesouros, materiais e imateriais, tangíveis e intangíveis, ao longo da vida, para que a prosperidade, não apenas econômica, possa melhorar a nós mesmos e ao nosso entorno
