Poesias de Gregorio de Matos Guerra
Se a guerra cria asa na mente de quem não enxerga a paz, então é na mente de quem não tira a venda que deve transparecer os devidos ideais;
Nasci para superar as minhas dificuldades e a guerra, mas prefiro estagnar na derrota e conhecer a paz;
Só para variar os nossos corações estão em guerra não para nos machucar, mas sim contra as dúvidas que atrapalha o amor ensandecido entre nós;
O homem que tem os pensamentos de que a sua força provém da guerra, não sabe a força que a paz é capaz de e mostrar pela a inteligência;
Não me vale de nada essa guerra por poder, pois alimenta a burguesia hipócrita e condena a simplicidade dos humildes;
A sociedade de hoje é a mesma que anseia pela paz, Mas que peca ao fazerem a guerra que apaga à tão esperada paz;
Ao invés de termos essa guerra entre Capitalistas e Socialistas Comunistas, deveríamos nos unir na Política em busca pela melhoria nas condições de vida do povo que sofre fome e vida infeliz, deveríamos lutar juntos Direita e Esquerda por Leis em favor do nosso Brasil e do povo.
"Guerra só é feita através de resultados da ignorância, inoperância e arrogância, uma sociedade mal constituída que visa apenas benefício próprio."
Na arte da guerra implica que o verdadeiro guerreiro não esteja lutando consigo mesmo. Na arte da paz implica que o verdadeiro cavaleiro saiba viver com as diferenças, amar e perdoar, a começar consigo mesmo.
A arte da guerra define por si só quem nasceu para ser um estadista, um pacifista, uma vitima e um mero soldado.
Nenhum conquistador de verdade trava uma guerra sanguinária por um lugar ao preço da conquista a possuir entre escombros todo ele destruído.
Sobre a Guerra Santa, repetida por vários fanáticos desajustados. A guerra nunca pode ser santa pois não existe um santificado no mundo, que possa promover a dor, o flagelo e a morte. Seria mais apropriado, chamar de Guerra Insana, por que acima de nos, só existe um Deus, personificado por vida, misericórdia e amor nas diferentes culturas espalhadas pelo mundo.
Pela tradicional lei da guerra, toda vingança da vítima, emotiva, impensada e imediata é desastrosa.
Ser bom e justo num mundo corruptível é o mesmo que estar no meio de uma guerra sem munição. Tenhamos sabedoria suficiente para sair ileso.
Faça sua guerra em silêncio, o inimigo adora ouvir da sua boca as informações necessárias para te destruir
A guerra e o fanatismo religioso são as provas cabais que a humanidade vive uma evolução rumo a sua própria extinção.
Quando há intolerância por parte daqueles que os governam, levam uma nação à guerra, o discurso da PAZ nunca terá precedência sobre o reconhecimento da igualdade, e temos a ignorância de um povo que assassina sua própria espécie humana.
