Poesias de Gregorio de Matos Guerra
Dois jovens soldados vão a guerra para vencer ou morrer, eles não se odeiam. Enquanto isso as velhas raposas ficam em seus palácios protegidos.
"Toda guerra é bestial, é desnecessária, até que lhe cerque o inimigo a própria casa, invada-a, viole seus pertences, macule cada canto do lar, reduza-o a um cômodo, suprima sua dignidade, tiranize-o e... mate-o."
A guerra aniquila terceiros de maneira estúpida, quando duas ou mais pessoas inconsequentes, não têm competência para dialogarem.
O povo não assume apenas as consequências da guerra provocada pelos seus líderes, assume igualmente as contas pela compra das armas e pela reconstrução do País destruído pela estupidez dos seus governantes.
A Internet deu voz aos idiotas, um grande exemplo disso são os especialistas de guerra que mal terminaram o ensino medio.
A diplomacia em tempos de guerra só é funcional se a parte agredida ceder e satisfazer os caprichos do seu agressor, de contrário é tudo fantasia socrática.
Os homens não encontram nenhum obstáculo para começar uma guerra, mas quando se trata de paz, surgem diversos obstáculos.
Velhos do poder não se entendem, declaram guerra, mas não se matam entre si, obrigam os jovens a deixarem suas famílias e irem para o confronto morrer ou matar outros jovens, e as crianças órfãos herdam muito sofrimento e outros rescaldos do ódio de uma guerra (Nelson Locatelli, escritor)
A guerra só acontece quando ninguém cede e ambas as partes continuam insistindo da presunção de que individualmente, se tem a indiscutível razão.
O mundo pode até acabar em guerra, mas um país atacar o outro, em pleno século XXI, parece ser um ato imbecil e primitivo. As imagens falam por si mesmas.
A guerra começou e trouxe consigo a romantização dos eventos catastróficos, perversos e cruéis. Logo enaltecido e provocado pelo delírio de poder masculino para ascensão do líbido sadomasoquista de mulheres, cuja há pessoas que se acham "humanos/nas".
Declarar guerra é autêntica manifestação de fracasso; a inabilidade do diálogo conduz as grandes potências às trincheiras da desumanidade; morte de crianças, pessoas idosas, vítimas inocentes, tudo isso constitui-se em grave violação dos direitos humanos.
Somente um homem inteligente encontraria uma maneira de evitar uma guerra... só haverá paz no mundo quando todos os corações se encontrarem!
O homem ainda não aprendeu que a única guerra que há um vitorioso é aquela que luta contra si mesmo, alcançando assim os louros da vitória íntima.
"Jogamos em um campo de guerra, se você não quer matar ou morrer, cave um buraco e morra de fome esperando o fim da guerra"
Às vezes, um sorriso no rosto e uma tristeza no coração ... Às vezes, uma guerra exterior mas por dentro aquela paz...Às vezes, nos sentimos sozinhos em meio a multidão... Às vezes um até logo quer dizer até nunca mais... Às vezes tudo; Às vezes nada... Às vezes ninguém passa pela mesma estrada que a gente, então sonhadores e mudos seguimos em frente... Às vezes pronto;mas indeciso. Às vezes forte; mas impreciso. Às vezes perdido; mas no caminho. Às vezes sangue... Às vezes vinho... Às vezes flores... Às vezes espinhos...
Percebi que deixar de ser GUERRA para se tornar PAZ, é a melhor arma para neutralizar os que te tratam com indiferença.
...Às vezes, um sorriso no rosto e uma tristeza no coração ... Às vezes, uma guerra exterior mas por dentro aquela paz...Às vezes, nos sentimos sozinhos em meio a multidão... Às vezes um até logo quer dizer até nunca mais...
