Poesias de Auto Ajuda
Não é muito agradável
se lhe pede um alguém
um dinheiro pra comprar
o arroz e o xerém.
Mas, e se fosse você
sem ter nada pra comer,
sem ajuda de ninguém?
Oferece uma espada
a quem não sabe lutar.
Deixa subir no teu barco
quem não pode mais nadar.
Todos a quem deste a mão,
mesmo que não te deem pão,
vão por ti muito rezar.
Alguns costumam dizer:
— "Se conselho fosse bom, não seria de graça!"
Eu particularmente discordo, pois aprendi que as maiores dádivas da vida são de graça, a começar por nossa salvação, "pela graça sois salvos"! Incluo também nessas poucas palavras o amor verdadeiro, a amizade verdadeira!
Penso que esse é um dos provérbios mais infelizes já criado. Oriundo do íntimo de um coração corrompido. Coração este que associa "o bom", aos bens materiais.
A sabedoria não se compra, é dada de graça aos que à amam e à buscam!
Por isso ouso reformular à mesma:
"Conselho é algo realmente bom e ainda é de graça!"
Autor: Eliseu Fernandes Laurindo
Quanta coisa me envergonha
Não respiro sem pensar
Ela merece todo o ar
Não respiro e penso: disponha
Quanta coisa me entristece
Quero te ajudar, Formiga
Tento ser “a boa amiga”
Que tu me pensa ser
Como isso não me desce…
Quanta coisa me enfurece
Tanto ódio de mim mesma
Ódio, ódio duma resma
Que me descreve, me conhece.
"Se precisar estou aqui, conte sempre comigo!"
Nunca fez tanto sentido e nunca foi tão necessário! Se oferecer, que seja sincero, se estiver recebendo, que seja grato! Hoje isso está se tornando raro!
Então, quando eu entender e aceitar que sou único, que tenho meus defeitos e qualidades, que posso subir um degrau de cada vez e me amar (aos poucos, com carinho e paciência) e por conseguinte ser feliz (tendo meus momentos de alegria e aceitação) finalmente eu saberei que tudo isso que tenho (ou terei) me é lícito, é meu por direito e não porque tenho de ter, tenho de fazer, tenho de ser.
Eu então saberei fazer bom e real proveito de tudo o que tenho, porque não terei mais medo de perder, pois encontrei aquilo que nada nem ninguém substitui: encontrei a mim mesmo.
Não é simples, não é fácil, mas é o caminho que todos teremos de percorrer, cada um a seu tempo. É o bom caminho, o caminho das pedras, dos degraus íngremes, mas da colheita farta. É o caminho do coração, do encontro no cume mais alto. Só poderá entender aquele que lá chegar. Do topo você vislumbrará o mundo ao seu redor e sentirá imenso amor por ele.
Fazer o bem, sem olhar a quem.
Psicólogos da alegria, do amor, da gratidão. Ser psicólogo é saber ouvir, cuidar, amar. Ser psicólogo não é loucura, é querer ajudar o outro da maneira que consegue. Ser psicólogo é ser muito mais que um profissional, é ser um ouvinte, um conselheiro, um cuidador. Ser psicólogo é mostrar que nada nessa vida está perdido. É saber falar, é ter a empatia em si, é reconhecer o problema do outro para ajudar e não para julgar. Psicólogo com diploma para exercer a profissão, psicólogo sem diploma para exercer o papel do amor.
A psicologia me escolheu e eu escolhi a psicologia para ser minha vida. Curso que levo no meu coração, na minha boca, nas minhas palavras e nas minhas atitudes.
Psicóloga em casa, com amigos, com estranhos, apenas uma palavra define o que eu sinto ao entrar na sala de aula e saber que daqui a 4 anos eu estarei exercendo o que eu sonho, desejo e almejo. E essa palavra é: AMOR
PSICOLOGIA, EU TE AMO!
Triste com a notícia sobre a morte de uma família em Cotia pelo desespero de passar necessidades financeiras... Triste pela morte do baixista da banda que fez a trilha sonora de muita gente dessa mesma geração que eu cresci, o Champion do Charlie Brown Jr...
Triste por ver o que a falta de Deus, a fraqueza de espírito e o desespero pode fazer na vida das pessoas... Triste por saber que não são casos isolados, mas que isso acontece todos os dias, à todo momento e em todo lugar... Acredito que algumas pessoas perdem a esperança de dias melhores por causa da própria sociedade que está sempre disponível pra apontar e julgar, mas dificilmente nos deparamos com pessoas ao nosso lado pra apoiar, pra aconselhar, dizer palavras de fé, esperança e conforto, mostrar uma luz, oferecer ajuda seja financeira, espiritual, psicológica... E isso todos nós precisamos, e quem passa por dificuldades, quem sofre de depressão, quem sofre por ver o desespero e os problemas tomando as rédeas de sua vida, precisa mais ainda desses sentimentos bons, dessas pessoas de bem pra fazer a diferença. Hoje eu só peço a Deus que multiplique essas pessoas, para que possamos tentar evitar ver um irmão nosso ser vencido e assistir isso de braços cruzados. Lamentar não é ajudar!
Que você seja alegre mesmo quando vier a chorar;
Que você seja sempre jovem quando o tempo passar;
Que você sempre tenha esperança
Mesmo quando o sol não nascer.
Que você ame mesmo quando sofrer;
Que jamais deixe de sonhar
Mesmo quando vier a fracassar!
Ser sábio não é ter uma vida perfeita, é usar os erros para auto respeito!
Que você possa ouvir no silencio dos meus olhos o grito que ecoa: Estou contigo!
Deixe-me pegar na sua mão e caminharmos juntos em completo silencio!
Quando criança, sonhava em salvar o mundo. Já adolescente, vi que salvar o mundo era demais pra mim, então descobri o Brasil... conheci o nordeste, a cracolândia, o pavilhão nove, as febéns, algumas comunidades, cortiços e algumas famílias muito carentes.
Hoje, sem tanto sonhar, entendi que se eu conseguir ajudar uma pessoa no mundo antes de morrer, terei feito um bom trabalho!
Se você for uma pessoa muito reflexiva, observe.
Se você for uma pessoa muito observadora, reflita.
"Um colega é promovido a amigo quando num momento em que você mais precisa, ele tem a boa vontade em te ajudar".
Anderson Silva
GARGALO
Que bobagem ser perfeito
Para os erros não se aluda
O gargalo é bem estreito
E a vaidade em nada ajuda.
O melhor da Humanidade…
No abismo das sombras, quando o caos se faz presente,
Surge a centelha humana, de brilho resplandecente.
O mundo se desfaz em turbilhões de incerteza,
Mas o coração desperto revela sua fortaleza.
No grito da tormenta, onde tudo parece ruir,
A mão que se estende faz a esperança ressurgir.
Em meio ao desespero, a bondade é a corrente,
Que une almas perdidas num gesto eloquente.
A compaixão floresce em terrenos de desolação,
E o instinto de ajudar é a mais pura redenção.
Na face do perigo, a coragem se manifesta,
E o melhor da humanidade, enfim, se manifesta.
Pois é no calor dos momentos extremos e decisivos,
Que os atos de amor se tornam os mais vivos.
E assim, na adversidade, encontramos a verdade,
De que a essência humana é, na ajuda, a eternidade.
Você parece tão dona de si
E eu, tão dono de nada
Sua cabeça parece nem estar aqui
E a minha, sempre preocupada
Seu silêncio parece magia
E o meu, pura covardia
Seu abraço parece seleto
E o meu, tão incompleto
Sua presença parece notada
E a minha, sempre evitada
Suas palavras parecem ajudar
E as minhas, alguém machucar
E nessa eterna dissonância
Vamos tomando distância
Sem saber onde vai dar
A nossa vida não é feita somente da satisfação dos nossos desejos e anseios futuros ou pela lembrança do passado. A nossa vida é feita dos momentos que vivemos nos presente, sejam eles alegres ou não! Viver o hoje é oportunizar a consciência de nossa realidade temporal do presente, sabendo que sempre e, imediatamente, as ações do presente estarão, em alguns segundos, no passado e não poderemos mais vivê-las ou refazê-las. Os desejos e anseios precisam servir ao presente e não ao futuro!
Viver esperando dias melhores, sem contribuir para eles é, no mínimo, ariscar-se ao acaso. E o acaso não considera a preparação, o esforço, a dedicação, a persistência... Deixa-se ao acaso é ignorar os objetivos e afirmar a falta de perspectiva. O acaso não irá proteger ninguém que não estiver atento à sua própria existência. Viva seus dias com perspectiva, objetivo, com persistência, paciência nas adversidades, sorrisos na felicidade e, principalmente, viva o presente. Sorte será um detalhe com o qual você não precisará contar... Se a sorte aparecer, sua importância será infinitamente menor do que sua luta... (by Givas Demore)
“A ação do teu amor para ajudar a aliviar o fardo do teu próximo, independentemente do fardo que já carregas, leva a GRAÇA do SENHOR à aliviar o fardo de ambos”
Ir.Ney P. Batista
Jan/13/2021
Um conselho que serve para qualquer situação na vida.
Devemos aprender com quem sabe mais,
Devemos ensinar quem sabe menos.
Quer curar a ansiedade ou depressão ?
Deixe de usar as redes sociais até estar blindado emocionalmente...
Você não tem noção da quantidade de amigos que anseiam a sua queda.
Sorte é o nome que é dado para aquilo que os seres humanos não entendem e que Deus nos dá, "do nada" e tem nosso esforço na argamassa.
Ação e Reação, Causa e Efeito 🙏
