Poemas sobre racismo que despertam reflexões
O racismo começa quando se cria data pra ele, quando se cria cotas por aí e principalmente quando se divide uma raça chamada HUMANA em raças diferentes, afinal feche seus olhos ouça a voz e toque em uma pessoa, é possível dizer sua cor? Do pó viemos ao pó voltaremos...
Daqui a pouco vai ter macacos processando ser humano por racismo, pois tem certas pessoas por esse mundão afora que não tem gênero que designa-o.
RACISMO deveria ser uma doença que mata quem a possui, não uma divisão entre raças de uma mesma espécie, isso a própria vaidade humana já faz por si só.
O racismo nos empobrece como espécie humana e inferioriza no reino animal. Passando por uma grave pandemia, que nos convida a um novo olhar, sobre a humanidade, estamos brigamos pela cor da pele. Sinto-me envergonhado como um ser humano.
Falar de racismo, sem a vivência e a compreensão do movimento que é a luta de classes, é um caminho ideológico e não resolutivo.
Um verdadeiro porre. Depois de centenas de anos, redescobriram a escravidão e o racismo nos EUA e o Brasil fazendo a mesma coisa? Sério mesmo que precisa acontecer uma tragédia nos EUA pra todo mundo se mobilizar? O que se faz no Brasil então, que a matança de pretos (não se pode falar negros) é diuturnamente empregada? Hipocrisia de um monte de gente apoiando os EUA e no Brasil, nada? Basta o governo matar e tudo bem? Os protestos ficam pelas famílias das vítimas e sequer duram 2 dias na mídia. O que resta é apenas chorar, pois esses bandidos fardados não vão pagar pelos seus crimes, que também basta seguir as notícias e ver que é uma prática diuturna. O sangue sempre será vermelho seja para quem for.
Racismo tem sido uma atitude doentio do homem arrogante,que precisa urgentemente ser tratado do seu mal caráter.
A negação é o batimento cardíaco do racismo, batendo por váriasideologias, raças e nações. Está batendo dentro de nós.
É nós nas ruas, nosso punho erguido, nosso ato é político, chega das arbitrariedades do racismo, estamos unido!!!
A raça é filha do racismo, e não sua mãe. E o processo de definir quem faz parte desse “povo” sempre foi menos uma questão de genealogia e de aspecto fisionômico do que de hierarquia. Diferenças de cor de pele e de cabelo são antigas. Mas a crença na proeminência da cor e do cabelo, a noção de que esses fatores possam organizar a sociedade corretamente e de que significam atributos mais profundos, os quais são indeléveis, é a nova ideia que prevalece no âmago dessas novas pessoas que, de forma desesperançosa, trágica e ilusória, foram levadas a acreditar que são brancas.
Menos preconceito, menos racismo, mais Deus , mais vidas salvas. Existe sim o tarde demais, algum dia se você parar para pensar vai ser tarde demais para falar, fazer, dizer, ir, porque a vida tem seu prazo de validade e um dia vai acabar, nós somos fracos, seres humanos são vulneráveis a erros, então nunca se sabe o dia de amanhã, por isso não deixe algo para fazer amanhã se você pode fazer hoje! Corra atrás dos seus sonhos enquanto há tempo, porque um dia pode ser tarde demais. Ester
O racismo é uma doença. Um vício. Uma doença vergonhosa. Que às vezes prospera no silêncio das casas. Nós sussurramos e fechamos as janelas. Gritamos durante as refeições em família. Odiar o outro é imaginá-lo contra si mesmo.
O racismo não está na cor, mas nas atitudes, é na consciência de quem se acha melhor que os outros. Quando o mesmo acontece, vemos o atestado da imbecialidade humana!
O racismo no Brasil é uma estrutura real e consolidada que coloca milhões de pessoas num embate diário pelo direito de ir e vir, de poder galgar melhores posições na sociedade e viverem sem o incômodo de ter que provar a todo instante sua dignidade num contexto social que é tão covardemente racista.
qual seria o motivo do racismo, em vista que, ate no piano, são necessárias as teclas brancas e negras para se formarem a melodia?
Declarar-se antirracista e nada fazer para mudar o que gera o racismo, fortalece a hipocrisia racista estrutural.
Lamentável constatar que uma parcela da sociedade brasileira nega que existe racismo estrutural no país.
"Para o Racismo perder espaço é necessário uma reparação não só nos pensamentos, mas também na prática".
Sempre que algum contexto de racismo ou machismo me enfraquece, olho para dentro e vejo que tem algo muito mais brilhante e especial dentro de mim. Sou uma mulher com potência energética e acho que devo isso à minha ancestralidade, que é uma história de luta, mas nobre.
- Relacionados
- Poemas sobre crítica social (a poesia como espelho da sociedade)
- Poemas sobre a Consciência Negra que falam de poder e resistência
- Poemas para adolescentes
- Poemas curtos que encantam em poucos versos
- Frases contra o racismo para inspirar mudanças
- Rimas sobre racismo
- Frases sobre racismo para desconstruir estereótipos
