Poesia sobre Flores
A infância
é uma manhã dourando
a existência das flores, as cores
felizes de laranjeiras e estrelas inocentes.
DA MINHA JANELA
Dá minha janela
Visualizo o horizonte
Flores desabrochando
No alto daquele monte.
Vejo em meu estado lúcido
A paisagem que passa
Na visão do inconsciente
Um banco vazio na praça.
Tento ouvir de longe
O canto de um passarinho
A minha inspiração
Desfilando pelos caminhos.
Vejo a chuva respingando
Molhando a minha tristeza
Aqui da minha janela
Embrenhada na natureza.
Vejo o meu passado
Em lugares distantes
A saudade insistindo
Muito mais que antes.
Autoria Irá Rodrigues.
DEUSA DAS FLORES
A alegria em nossa vida
Vem sempre sem esperar
Nunca pensei que um dia
Uma Deusa fosse encontrar
Não falo de Deusa das águas
Nem me refiro à Deusa do Amor
Deusdália é meiga e bela
É a rainha da flor
Ela disse que é triste
Mas nunca a vi chorar
Ela sempre é feliz
Talvez seja pra nos alegrar
Essa flor que é tão linda
Regada de pingos de amor
Um dia em seus lindos olhos
Rolaram lágrimas de amargor
Mesmo você sendo triste
Como disse em sua poesia
Mas para nós só trouxe
Mar de rosas e alegria
Com sua voz tão carinhosa
E seu sorriso encantador
Deusdália, em você só se encontram
Muita paz e muito amor
És uma Deusa sem altar
És uma imagem com vida
Deusdália, a sua lembrança
Jamais será esquecida
Mesmo quando for
Por sua idade vencida
Lembrarás que no passado
Você foi muito querida
Deusdália, também sou triste
E sou igual a você
A minha tristeza existe
Existe, mas ninguém vê
Sou solitário de pequeno
Sou "Trovador da Esperança"
Que tem um coração marcado
De saudade e de lembrança
Se um dia em minha vida
Feita de esperanças perdidas
Tiver vitória e valor
Terei sempre a lembrança
De você, linda Deusdália
A Deusa rainha da flor...
Edvaldo José / Mensagens & Poesias
Entre pétalas e espinhos, teu nome dança:
Flores que brilham na glória, flores que murcham na derrota.
Na alegria, no luto, no sussurro da vingança…
Mistérios se escondem nas raízes do tempo.
Quem és tu, Dona Flor?
A cicatriz da morte ou o perfume da vida?
Sob a superfície calma, os segredos fervem —
são atos imensos em silêncio,
são mapas de luz e ruína.
Teu véu é feito de paradoxos:
nasces do mesmo solo que consome.
És a guerra e o refúgio,
o fim que se disfarça de início.
Dona Flor:
na tua mão, um jardim de perguntas.
O que plantaremos hoje —
a semente ou o adeus?
"MÃE
seria como uma Rosa
a Rainha das flores
como uma Majestade
a Rainha e seu trono
a 1° maravilha do Mundo
pois sem ela como conhecer as 07 restantes
mas em um determinado momento,
Dia Deus a chamou
porém já havia preparado o seu jardim
com todos os seus frutos
assim cumprindo a sua Missão
tantos foram os seus Ensinamentos
que até hoje sigo com o Coração
cheio de Gratidão e Amor
Saudades da minha Mãezinha"
Florescem as flores no silêncio do tempo,
Trazendo beleza que o vento carrega.
Breve instante, perfume e encanto,
Vida que nasce e na brisa sossega.
Noite-Dia
A chuva batendo na janela,
O perfume das flores,
A cidade em silêncio,
Encontro de amores.
O passarinho anuncia o sol,
O vento traz o cheiro do café.
Começou o corre-corre,
A cidade, de novo, em pé.
Todos em casa,
As luzes acesas,
Vinho na taça,
Jantar na mesa.
A noite, de novo!
Autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 18/02/2025 às 16:40h
Manter créditos de autoria original
༺༻
Trago flores … não!!
Trago rosas … sim!!
Com rosas vermelhas hoje lhe desejo uma boa noite e por favor, não esqueça de se amar.
Rosas vermelhas que são paixão, amor e amizade também. Então estas são suas.
Rosas para oferecer a quem merece em meu coração permanecer.
Rosas para você saber que é um amor.
Rosas para mim também tenho porque sou minha maior inspiração para amar.
Não é dia algum especial, mas me deu vontade de fazer um gesto de carinho com mimo para você que sempre foi, é e será uma pessoa maravilhosa e especial.
༺༻
Tc.17022025/025
Plantar flores exige paciência, mas também saber que, no caminho, espinhos podem surgir; a verdadeira garantia está em colher os frutos
com sabedoria.
Ser mulher é abraçar a diversidade e a força interior, Como flores, somos únicas, com nossas belezas e desafios.
Escolha ser real, cuide de si mesma e daqueles ao seu redor. Ser mulher de verdade é viver plenamente, enfrentando os espinhos com sabedoria, sem se deixar ferir. Floresça com coragem e autenticidade, construindo um legado extraordinário.
Não teve flores
Não teve velas
Não teve missa
Caixão também...
Foi enterrado
Junto à maré
Por operários
Mesmos do trem...
A flor de orvalho
Pendeu da nuvem
E pelo chão
Despetalou...
O céu ergueu
A hóstia do sol
E o mar em ondas
Se ajoelhou...
Cortejo lindo
Maior não houve
Do que o da morte
Desse amiguinho:
Iam vestidas
Com a lã das nuvens
Todas as almas
Dos carneirinhos!
Os gaturamos
Trinaram hinos
No altar esplêndido
Da madrugada;
E o vento brando
Desfeito em rimas
Foi badalando
Pelas estradas!
A vida é só isso.
É vida. É o que é.
Onde as flores não podem ser descartadas,
mesmo quando estão cansadas.
Espinhos
Oferecer flores a quem é feito de espinhos
é como regar o deserto com a esperança de um oásis.
As pétalas caem, murcham, antes mesmo de tocar o chão,
e o que resta são apenas os vestígios de uma intenção vazia.
Os espinhos não pedem para ser suavizados,
eles existem para demarcar territórios,
para proteger o que já nasceu árido,
para lembrar que nem tudo se deixa tocar.
Talvez a gentileza não seja sempre a resposta,
talvez algumas existências só queiram ser o que são:
fortes, ásperas, impenetráveis.
E não há mal nisso.
Não insistas em transformar o que já se definiu.
Não carregues o peso de mudar o que não te pertence.
Às vezes, a maior sabedoria está em reconhecer
que algumas terras nunca foram feitas para florescer.
DEUS É BOM O TEMPO TODO
No verde que me circunda, nas flores lindas, fecundas, no céu que se abre azul; no sol que me diz bom dia! nas montanhas tão seguras; no céu, diamantes em textura
são estrelas na moldura me convidando a ouvi.
E se no mar, vai e volta, surgem ondas de propostas pra mundo novo florir, na palavra reciclagem ampla via de passagem , no rio hoje memória, já teve dias de gloria com peixes em profusão, pescador tem é historia; se o lago virou lixão,
o planeta geme e chora, chora, chora, chora, chora
mas o tempo que vigora é o da regeneração.
Plante flores de amor no coração
Enfeite de carinho e ternura.
E pra finalizar...
Regue bem o seu jardim!
SEMPRE É TEMPO DE FLORIR
Os dias passam, as estações mudam, perdemos algumas flores pelo caminho e por vezes, enfrentamos dias de tempestade. Mas assim como os dias de sol, esses dias também passam. Sempre passam.
E logo a gente renasce de novo, mais fortes, numa versão melhorada de nós mesmos. Acredito que esse é o objetivo da vida... melhorarmos, um pouquinho a cada dia e evoluir, como espíritos eternos que somos.
E nessa jornada, que a gente nunca duvide, da nossa infinita capacidade de recomeçar... Na certeza de que sempre teremos a assistência necessária, mesmo quando não pudermos ver.
Que a nossa intuição nos guie por caminhos bonitos. Mas que também possamos levar beleza por onde passarmos...
Lembre-se: sempre é tempo de florir... E as sementes germinam, antes de tudo, em nosso coração.
PAINEIRA (cerejeira do cerrado)
A paineira da beira da estrada, florida
Com flores incontidas, belas, rosadas
Está mesma “barriguda”, desmedida
“cerejeira do cerrado”, tão iluminadas
No poetar meu, de vós, inteira, é vida
A poesia com suas rimas aveludadas
Quem sabe até da sedução prometida
Ao Outono, e na fascinação estacadas
Está, que me assombra e maravilha
De pétalas rosas e miolo amarelado
Bailando suave, e ao vento rosquilha
E tua pluma branca no fruto moldado
Pelo ar, voa, entoa, e pelo chão trilha
Em um espetáculo da poética ornado.
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
28 abril, 2024, 20’22” – Araguari, MG
Eu te entreguei meu amor minhas horas, flores, te levava aonde você gostava de ir estava sempre ao seu lado sou paciente com a sua insegurança os seus traumas e medos sempre escutei ficar muito nervoso se alguém te tratasse mal, mas vejo que foi suficiente.
Sei que você esta confusa com tudo que esta acontecendo na sua vida pois não e fácil passar pelo o que você passou com o seu passado mas eu estaria junto a você e te ajudaria a enfrentar tudo pois eu te amava e te amo ainda, sei que se a gente se relacionasse sua família não aceitaria pois sou jovem a nossa diferença é de 12 anos.
mas olha você não acreditaria eu estaria disposto a mudar meu costumes por você eu não consigo explicar pois eu realmente me apaixonei por você eu faço tudo pensando em você tudo mesmo, sei que simplesmente falar isso não o suficiente pois palavras não te comovem mais pois te falaram as mesma coisas no passado.
mas eu estou aqui me enxergue você se afastou e mesmo com tudo que eu posso fazer por você, tu preferiu outro beijou outra boca e viu que a mesma coisa que a minha pois meu beijos era com intensidade e amor muito amor.
agora me trata com segunda opção, não sei o que fazer realmente não sei.
