Poesia sobre Educação
Tem gente que aprende sem apanhar; tem gente que só aprende apanhando; tem gente que nem apnhando a vida toda, aprende.
Às vezes eu penso que o sinal mais evidente do descaso político contra o povo, é que nenhum político nunca usufrui dos serviços públicos gratuitamente. 😏
Eu acredito apaixonadamente que não aumentamos nossa criatividade, a diminuímos. Ou melhor, somos educados a abandoná-la.
À medida que as crianças crescem, nós começamos a educá-las progressivamente da cintura pra cima. E depois nos focamos na cabeça. E levemente para um lado.
Nosso sistema educacional explorou nossas mentes como exploramos a terra: em busca de um recurso específico. E para o futuro, isso não serve.
Educar uma criança é ensiná-la a não depender dos adultos, que devem apenas servir de guias, orientando-a para que realize o que deseja da maneira mais adequada e por si mesma.
Parabéns mamãe, obrigado por ter me dado a luz nesta vida e com seu amor me tornando uma pessoa bem melhor que eu posso ser.
As grandes oportunidades não são vistas com os olhos, mas com a mente. Muita gente não ficará rica porque não tem o treinamento necessário para reconhecer oportunidades que estão bem à sua frente.
Inclusão: escritores têm o poder de falar por aqueles que não têm voz. Nesse sentido, precisamos entender a fala e a escrita enquanto instrumentos de poder. É isso que fazemos. É isso que vamos continuar fazendo.
Se a escola não tiver liberdade para educar, as políticas públicas serão inúteis, a segurança será precária, a justiça será injusta. E a sociedade é que irá sofrer as consequências.
A natureza não dá saltos tudo tem um tempo. Entre o semear e o colher existe um espaço de tempo e paciência. Assim também é com a educação. Educar é um processo que exige tempo e paciência.
Quando os filhos são pequenos, precisam da atenção dos pais. Quando crescem, os pais desejam a atenção deles. Por isso, dedique tempo hoje para receber dedicação amanhã.
A linguagem musical deve ser vista como uma das mais importantes formas de comunicação, servindo como canal de conscientização que transcende as classes sociais.
Nem todos precisam ser tratados com gentileza, mas alguns merecem. Nem todos merecem ser tratados com gentileza, mas são todos esses que precisam. Resumo: SEJA GENTIL COM TODOS!
Para que a mudança aconteça precisamos unir forças, pois o essencial para o aprendizado de todos é, principalmente, a união entre a escola e a família.
Se tivesse lido um pouco mais, se tivesse estudado, se não tivesse cortado a fila da merenda, se tivesse devolvido o troco que recebeu errado do motorista, se não tivesse jogado papel de bala no chão, achando que estava contribuindo com o “emprego” do varredor de rua, se não tivesse vendido o seu voto, talvez o gigante não estivesse tão enfurecido com o governo que tem, talvez não estivesse pagando caro para se manter no poder, talvez não estivesse com tantos problemas de saúde, educação, lazer, transporte público, meio ambiente, etc.
Um processo educacional adequado equilibra a motivação e o prazer de aprender com uma organização clara, método e normas que fazem sentido.
A sala de aula é um ambiente de comunicação, no qual pessoas com diferentes interesses e afinidades se encontram para aprender umas com as outras.
Colocar uma criança com deficiência na escola regular e não atendê-la adequadamente é fazer uma “inclusão excludente”: reforça a visão de que a criança é incapaz, acaba sendo uma forma de retardar o fracasso e torná-lo ainda mais doloroso e definitivo.
A escola é um laboratório do mundo: nela, a criança pode aprender a reproduzir a sociedade ou a transformá-la.
