Poesia sobre Educação
Que o estudo não seja um mero troféu exibido, mas sim uma luz que ilumine o caminho da boa educação, da humildade e do bom senso, impulsionando o crescimento e a evolução da humanidade.
No Brasil, quanto mais se discute e reforma a educação, menos eficiente ela se torna. A sociedade, as famílias devem discutir educação. Os legisladores devem discutir formação e instrução. Discutir educação tendo a política e a economia como referências induz ao caos.
Quando se idealiza uma educação mediadora na construção de futuros homens críticos e conscientes do seu papel social, capazes de transformarem a realidade em que vive, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, a escola assume a árdua tarefa de criar todas as condições favoráveis para que esse propósito seja obtido, entretanto, não temos constatado, ao longo da história de nosso país, algo pelo menos parecido.
Quando penso em educação não posso abster da realidade em que a mesma está inserida, muito menos seus agentes, pois os resultados de todo o processo de ensino e aprendizagem, dependem diretamente da forma como a mesma foi idealizada em seus propósitos.
De acordo com a Convenção de Bruxelas de 1978, é dever da educação ensinar às pessoas desde a infância a respeitar os direitos dos animais e aprender a amá-los.
Educação é a arte de sentir, ver e ouvir coisas desagradáveis e elegantemente colocar um sorriso na boca e fingir que não sentiu, não viu e não ouviu.
Mulher elegante é aquela que tem educação, que sabe tratar qualquer pessoa com respeito, que dialoga, que escuta. O maior charme está nas pequenas atitudes.
“A atmosfera fétida e nauseabunda imbricada na ambiência caótica da falta de educação, com alguns espasmos, deixava-me sorver, concomitantemente, oxigênio, que é imprescindível à vida, e toda sorte de estultice, que é inerente aos tolos de cognição e soezes de caracteres.”
"Toda educação moderna deve girar em torno de problemas. Não de aulas. Você cria problemas. Quem dá aula sem ser com problemas, está no século XVII , medieval, antes da Revolução Francesa. Há muita gente arcaica circulando..." (LIMA, 1998, p. 9)
O espelho da sociedade inicia-se dentro de cada lar, conforme a educação imposta pelos pais aos filhos, assim sendo refletindo o reflexo do futuro da humanidade.
Não proteja demais seus filhos. Confie na sua educação e seja o suporte, não a bengala. As adversidades ajudam no desenvolvimento.
É verdade que o vinho e o ser humano melhoram com o tempo, se as uvas e a educação foram boas em primeiro lugar.
É em meio à crise na educação, quando é inevitável o afastamento do aluno de ir à escola, que se descobre a grande importância de um professor, pois o resultado mais sublime da educação e a tolerância.
Tem gente que se acha o supra sumo do universo, isso acontece porque ninguém talvez por educação ou compaixão, tem coragem de dizer o que ela merece ouvir, mas não esta preparada para ouvir.
As relações estão mudando e com isso as ferramentas necessárias para uma educação eficaz e respeitosa também precisam mudar. E para que possam desenvolver suas habilidades para exercerem uma liderança encorajadora, os pais precisam do nosso encorajamento!
Por amor a educação e a cultura sigamos fazendo o nosso melhor! São duas causas que tem o poder de transformar a sociedade.
A saúde e a segurança NÂO evoluirão se não atacar a base da sociedade, a educação DEVE ser o principal pilar para o desenvolvimento de um país, se a educação não funcionar, a sociedade NÂO será curada do infortúnio da pobreza mental.
A educação é a luz que ilumina a mente e os estudos são as ferramentas que nos permitem construir um futuro melhor. Investir neles é investir em nós mesmos e na nossa capacidade de transformar o mundo.
