Poesia Saudades Filosofia
Não há sabedoria sem Filosofia, e Filosofia sem sabedoria... Como não há sabedoria sem amor, e Filosofia sem dor...
... E, não é filosofia de boteco de beira de estrada, aquele, por qual passamos diariamente, sendo-nos impossível não darmos uma paradinha depois de um dia estafante, para sairmos um pouco de dentro de nós, e repetirmos coisas que todo mundo sabe que não funciona, mas, puxa! Elas vêm embaladas em papel tão bonito, que torna impossível não crermos! Coisas do tipo: Acredito ainda na humanidade, sei que não estamos totalmente perdidos. Sei que o Bem vence o Mal em larga escala, só está espalhado... O Bem não sabe a força que tem... Porque ainda não a experimentou em conjunto...
A partir do momento que eu aprendi a pensar criei a minha própria filosofia. E, a partir do momento que eu comecei a viver fora do ambiente uterino, uso os meus próprios pulmões.
Uma vez compreendido que, se a filosofia de Platão (e portanto também forçosamente as de Sócrates e Aristóteles) é essencialmente EDUCAÇÃO, e educação da consciência, fica aí esclarecido, sem margem para dúvidas, qual deve ser o papel da filosofia no conjunto da vida social e política: é o mesmo papel que cabe a todo e qualquer trabalho educacional. Não cabe ao educador premoldar o futuro de seus estudantes, mas apenas ajudá-los a encontrar e realizar o seu próprio destino. Por essa mesma razão não lhe cabe reformar a sociedade, mas apenas preparar as novas gerações para que, em caso de necessidade, e se isto corresponder às suas vocações pessoais, possam reformá-la como bem o entendam, inspirando-se indiretamente nos valores aprendidos do filósofo mas sem se prender a alguma fórmula que ele, aliás, jamais deve lhes transmitir. A intervenção da filosofia na política só se revela frutífera quando é indireta, sutil e de longo prazo.
A filosofia é o que vai impulsionar a renovação da política e da religião e destruir todas as desgraças humanas. Através da filosofia o homem vai alcançar paz e justiça.
"Não existe filosofia materialista, simplesmente porque uma das primeiras coisas de que você se livra quando estuda filosofia é do materialismo".
Filosofia é a Ciência Geral Dos Princípios e Causas,Forma-se Para Se Aprofundar,Generalizar,Refletir e Explicar.
O coração sangra ao presenciar a Filosofia e a Sociologia agonizarem em uma sociedade comandada por gente que bebe na fonte da mediocridade!
"Nada me adianta cursar filosofia para tentar criar uma filosofia, se vou ser reprovado por criticar a filosofia que já existe."
Uma filosofia estragada não é mais filosofia: é o tipo de pensamento falso e oportunista do qual a filosofia, precisamente, veio nos libertar. Ensiná-lo com o nome de filosofia é o mesmo que chamar de medicina a falta de saúde.
A arte e a cultura como uma filosofia de alma e de vida. Não como esboço de um projeto inacabado mercantilista.
A verdadeira educação infantil deve ser munida de Cultura, Arte, religião, filosofia e amor. Quando somos instruindo em vários caminhos do conhecimento cientifico, fica fácil escolher por onde andar.
O ator de verdade perscruta a filosofia da vida, busca garantir a harmonia e a liberdade, e mantém uma fé inabalável pela utopia.
Que seu impulso negativo se transforme em filosofia, pra não arrendar mal poesia, pois te amo noite e dia, pra aventar bons dias.
O Socialismo é a filosofia da miséria, o mais eficiente instrumento de aprisionamento da mente humana.
Se um cristão lesse Karl Marx, Lênin e Engels saberia que o Socialismo é uma filosofia anti-Deus, logo é incoerente um cristão ser Socialista, ou é ignorância, ou nunca conheceu a Cristo de verdade.
O estudo da filosofia não é apenas sobre a aquisição de conhecimento, é um privilégio exclusivo de todo ser humano, não se trata apenas de obter respostas, mas sim de saber aplicar a arte da indagação.
Não construí um sistema de filosofia humana. Tratei de responder apenas às dúvidas e questões do meu espírito.
Como, em princípio, nenhuma filosofia tem uma interpretação perfeita e definitiva, a mais usual e prestigiosa caricatura da filosofia – que as universidades brasileiras acreditam ser a filosofia propriamente dita – é discutir eternamente miudezas de significado nas obras dos filósofos. Na USP chamam essa frescura de 'rigor'.
[...] a filosofia, quando o é de verdade, não reside nos textos, nas 'obras' filosóficas, e sim no filosofema, no conteúdo essencial de uma conexão de pensamentos, intuições e outros atos cognitivos que forma o mundo e o estilo próprios de um determinado filósofo. É isto o que nos permite distinguir entre 'as obras de Aristóteles' e 'a filosofia de Aristóteles'. (Esta distinção é impossível em literatura: em que consiste a poesia de Shakespeare senão nos textos de Shakespeare?) Há filósofos sem obra — a começar do pai de todos nós: Sócrates —; há filósofos cujo pensamento nos chega por obras escritas por testemunhas ou por ajudantes (não conheceríamos o pensamento de Husserl sem a redação de Fink). Mas não há filósofo sem filosofema — e aquele que publique dezenas ou centenas de livros eruditíssimos, com opiniões de estilo filosófico sobre assuntos filosóficos, não se torna por isto um filósofo. A filosofia de um filósofo não está em seus textos, mas num certo modo de ver as coisas, que é transportável para fora deles e participável por quem quer que, saltando sobre os textos, faça seu esse modo de ver, integrando-o no seu próprio.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
