Poesia Grega

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É uma grande tolice o «conhece-te a ti mesmo» da filosofia grega. Não conheceremos nunca nem a nós nem aos outros. Mas não se trata disso. Criar o mundo é menos impossível do que explicá-lo.

A arte primitiva, a arte egípcia,a arte grega, nossa arte, seguramente, através dos milênios,são uma e mesma coisa, a Arte, sempre no singular.É um certo pensamento , uma certa afirmação sobre a vida, demasiado universal para que seja possível decompo-la em palavras separadas; e quando um átomo dessa força se insere numa mistura complicada, essa parcela de arte pesa mais que o resto e torna-se a essência, a alma e o fundamento do conjunto representado.

Emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida. Meu trabalho é minha obra. A noção grega de obra é poiesis. De onde vem poesia, que é o que você elabora. Eu gosto dessa idéia. Tanto que não há estresse no meu trabalho, só cansaço. Cansaço resulta de um esforço intenso e estresse resulta de um esforço para o qual você não vê sentido. Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota.

Tu és uma deusa grega, tipo Afrodite, deusa do amor sem limite, tens em suas curvas todo poder para que aos homens tu seduza, tipo Medusa, da beleza tu abusa, quem te admira com certeza se lambuza.

Nem a poderosa Gaia ou o mais profundo do Tártaro me machucaria mais do que ter que enfrentar Cupido: O Amor.

Os lobos que só sabem perseguir, os corvos tão valentes contra os mortos, os abutres que seguem o vencedor e devoram os despojos desprezados, como fugiram todos, quando ele, como Apolo vibrando áureo arco, a seta deparou contra a serpente!

Porém, morrer para fugir à pobreza, ao amor, ou a qualquer coisa dolorosa, não é próprio de um homem corajoso, mas sim de um covarde, pois é fraqueza fugir do que nos atormenta, e um homem dessa espécie enfrenta a morte não por ela ser nobre, mas para escapar de um mal.

Tentação

Toda tentação traz vantagens.
A palavra grega crise tem um duplo sentido.
Um perigo que chega perto de uma pessoa e uma chance,
que com ele chega junto.
Tentar é ver se é, é provar o valor da pessoa.
Aceite a chegada da tentação,
Liberdade tentada é libertada por Deus.
Ele nos põe a prova, pra ver se
O amamos de verdade.

Os homens (diz uma antiga máxima grega) são atormentados pelas ideias que têm das coisas, e não pelas próprias coisas. Haveria um grande ponto ganho para o alívio da nossa miserável condição humana se pudéssemos estabelecer essa asserção como totalmente verdadeira. Pois, se os males só entraram em nós pelo nosso julgamento, parece que está em nosso poder desprezá-los ou transformá-los em bem. Se as coisas se entregam à nossa mercê, por que não dispomos delas ou não as moldarmos para vantagem nossa? Se o que denominamos mal e tormento não é nem mal nem tormento por si mesmo, mas somente porque a nossa imaginação lhe dá essa qualidade, está em nós mudá-la. E, tendo essa escolha, se nada nos força, somos extraordinariamente loucos de bandear para o partido que nos é o mais penoso e dar às doenças, à indigência e ao desvalor um gosto acre e mau, se lhes podemos dar um gosto bom e se, a fortuna fornecendo simplesmente a matéria, cabe a nós dar-lhe a forma.

Porém vejamos se é possível sustentar que aquilo que denominamos por mal não o é em si mesmo, ou pelo menos que, seja ele qual for, depende de nós dar-lhe outro sabor e outro aspecto, pois tudo vem a ser a mesma coisa. Se a natureza própria dessas coisas que tememos tivesse o crédito de instalar-se em nós por poder seu, ele se instalaria exactamente da mesma forma em todos; pois os homens são todos de uma só espécie e, excepto por algo a mais ou a menos, acham-se munidos de iguais orgãos e instrumentos para pensar e julgar. Mas a diversidade das ideias que temos sobre essas coisas mostra claramente que elas só entram em nós por mútuo acordo: alguém por acaso coloca-as dentro de si com a sua verdadeira natureza, mas mil outros dão-lhes dentro de si uma natureza nova e contrária.

Michel de Montaigne

Nota: in Ensaios

Vale dos céus, sonhos do olimpo
Ítacar pequena ilha grega habitada por deusas gregas
Teus lábios e teus sorrisos
Orfeu que dos sonhos conheceu por real teus lábios
Reluz por brilho próprio pantera negra Serendibite entre as joias
Imos e cândidos, os sons da tua voz que queimam minha alma.
Acesa a brasa que abrasa meu peito.

A vida é uma peça de teatro
A vida é uma peça de tragedia grega
Onde somos atores que usam máscaras
Máscaras de porcelana. Frágeis. Horas felizes,tristes outrora.
Não possui cortinas para abrirem ou fecharem
Toda hora é hora de atuar,e ninguém nos espera começar.
As cortinas jamais se fecharão.
Seremos observados,julgados e criticados.
E no final de tal tragédia cênica todos irão embora.
Os bancos serão desocupados para novos espectadores.
Para então tudo recomeçar...
E nessa peça chamada ' vida' - Seremos eternos atores de uma obra sem fim!!!

Sobre a volta a mitologia grega e cristianismo.

Ano 2017.


O prazer dos seus,um Jesus Crucificado,um apocalipse de imaginação,Cordeiros e Santos o que foi feito de Zeus e Poseidon ?

Infelicidade humana

Projeção astral de um ser onipotente, tal filosofia grega, jas nos dizia; Nós mesmos seres distintos, egoístas a ponto de criar deuses a nossas imagens para o sentido de nossa vida buscar a está terra enferma que nos enlouque-ra, faça-nos delirar, Delírios que nos faz matar..
Guerras e guerras a criar, distúrbios e sangue ao chão. O Sangue em nossas mãos, o choro, as lágrimas derramados aos antepassados.
Por isto há, existência de deuses, somos cegos a ponto de nós mesmos nos cegar-mos, embusca de diminuir nossa solidão.

O vazio que corrói é aflita o coração.
A cura de enfermos, doenças jas então onde esta?
Nossa maior dor está a espreita em nossa solidão. Desesperados seja a morte que nos ampara, crescemos, vivemos, parecemos, a terra voltaremos a consciência extinta, marcas de nos aqui, na qual iremos deixar.

A varios de mim, sobre esta mesa na qual estou, o tolo, o velho, o sabio, a criança, os delírios, não sabemos o tempo que ficaremos com cada um de nós mesmos, nesta vida que iremos trilhar, nesta mesa não se sabe o tempo que me restará.

Eu te reconheceria na mais completa escuridão
Se você fosse mudo e eu surdo
Eu te reconheceria em outras vidas
Em outros tempos,
Em outros corpos
E eu te amaria em cada uma delas
Até que a última estrela queimasse em esquecimento.

⁠O mundo saberá que homens livres lutaram contra um tirano. Que poucos lutaram contra muitos. E, antes do fim da batalha que mesmo um Deus-Rei sangrou.

(Leônidas)

⁠E até mesmo o mais tolo dos mortais poderia perceber
Que em meio as joias mais raras do Olimpo
Não se comparava com o brilho e a cor dos olhos de sua amada

Olha ergue-se do alto do arauto
Deuses de elevado poder e hipertonia
Histórias contadas no teogonia
Guerreiro valente de pai poderoso, dono dos sois
Trabalhador incansável modelo dos heróis
Deste fascinante mundo à parte, centauros, titãs
Aqui nesse planeta de odisseias com deuses e ninfas
Como no Olimpo o fogo ardeu
O livre arbítrio de Zeus floresceu
Poseidon, Afrodite do amor, Ares, Apolo e Hermes pés de pena
Ártemis, Hades, Dionísio e Atena
Formam a clássica fronte de Atenas
Antagonistas de Troia, discípulos de Micenas
Aquiles e sua beleza
Carrega consigo uma única fraqueza
De Ulisses, Édipo o celerado de Tebas e Perseu
Agamenon, Menelau e Teseu
Empeçou a caixa de pandora, Prometeu
Despertando todo o mal do mundo que é seu
A guerra dos colossos hauriu os poemas de Orfeu
Deidades do mito desse jubileu
Fontes e famas desse mundo terreno instiga
Os frutos desse panteão dessa Grécia antiga.

Existem pais igual a Chromos que engoliu seus filhos para garantir seu poder
Mas sempre a maldade tem fim
e Zeus o único filho que conseguiu escapar de ser engolido conseguiu salva seus irmãos e Chromos vomitou todos.

A palavra grega para "retorno" é "nostos". "Algos" significa "sofrimento". A nostalgia é, portanto, o sofrimento causado pelo desejo irrealizado de retornar.

O homem deveria ter em mente a expressão grega “nem muito, nem muito pouco” e refletir sobre ela.

Joseph Pilates
Sua Saúde. In: A Obra Completa de Joseph Pilates. São Paulo: Phorte, 2010.