Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
Quando começamos a crescer, queremos sofregamente crescer, crescer até obter o estatuto de maioridade.
Que obtuso dilema, que terrível contradição é esta, quando chegados à idade da cor castanha da vida, temos aquele saudoso e inatingível desejo de querer regressar à era em que éramos inocentes, crianças na sua plenitude poética.
Comos somos uns ridículos cataventos - pobres seres, mortais.
RESISTÊNCIAS sei lá quantas já escrevi
Resisto,
Porque quero
E não por acaso mero,
Porque sou tão teimoso
Que até as pedras da rua
Quando me sentem mancando
Pelas dores negras e cruas
Que me vão martirizando,
E mostrando que nada valho,
Dizem em jeito jocoso:
- Que resistente bandalho!
Resisti,
A promessas de riquezas vãs,
Prometidas por gentalhas
Canalhas, com olhos de rãs;
Seres avaros, repugnantes
Com cartões de governantes,
Sei lá por graça de quem
Foi o santo que os pôs na cripta
De donos de tantas parvónias
Que mencioná-las irrita
E revolta até também
Algumas orquestras sinfónicas.
Continuo a resistir,
Ao meu relógio sem horas
Porque só me traz a desoras,
Sem saber que mal lhe fiz,
As notícias mais pandoras
Deste meu ledo País.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Triste Por Escrever, em 17-11-2024)
QUIÇÁ TALVEZ PORVENTURA EU FORA DAS REDUNDÂNCIAS PLEONÁSTICAS OU O MESMO DO IGUAL SEMPRE
Será que vim das profundezas
Das rochas eruptivas magmáticas
Nos subsolos de seres estranhos
Encobertos em caras de putos
Com máscaras carnavalescas
Em poesias de rachas quentes, porém
Sem rima, mas sempre frescas.
Rimou uma, acaso meu, sem certeza
Se nasci em Marte ou nas Áticas
Das civilizações helénicas dos espertos.
Nasceria eu na Ásia dos Sete Mares
Das mil e uma noites dos pensares
Quando Sinbad, o marujo, por ali ferreava!?...
Tudo mentira, porque eu nasci aqui,
Na Chamusca de Argoncilhe,
no Bairro Pobre da Ilha das Canárias,
Da Feira de Santa Maria.
Minha parteira da miséria, particular,
Tinha por graça ser
Elisa Santa Ouvida -
-Deus a resguarde e não lhe apague a Luz.
Disse-me sempre ela, em bondade:
Que veio uma cegonha que poisou na Serzelha
Na fonte velhinha, para beber água pura, cristalina;
Subiu às Canárias e me deixou já embrulhado
E tudo, ao lado de minha mãe no leito pobre.
Acreditei no milagre até alguma idade da inocência.
Hoje, não acredito em nada.
A parteira morreu.
A cegonha dizem que nunca mais se viu.
A Fonte da Serzelha já não dá água pura.
E eu, finalmente, consegui casar com um poema
Que não rima,
Lá dizia a minha prima (quando lhe arrimava...)
(Carlos De Castro, in Há um Livro Triste por Escrever, em 14-01-2025)
A minha calma, visto isso,
faz nervos a muito boa gente.
Vou ter de ser mais nervoso,
para que os outros possam
ter mais calma.
MELANCOLIA
Cai a tarde lenta em brasa,
Num céu de mar ondulante,
Enquanto este vai e vaza,
Meu coração está distante
Pensando em ti, ó sereia
Que vi uma vez ao luar,
Em noite de lua cheia
Nas águas de prata, a rolar.
Que saudades sobre o mar
Meu coração lá deixou;
Tristezas de fazer chorar...
Enquanto eu não encontrar
Esse amor que lá ficou,
Farei na areia um altar...
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Triste Por Escrever, em 08-03-2025)
"A Terapia ainda é vista como coisa de louco? Se respondeu que não, é porque você sabe da importância! Qual o nome de seu terapeuta? Se não respondeu é porque no subconsciente, você ainda acredita um pouco nesta crença social! Reflita:
Autoconhecimento e Crescimento é libertador?
Ferramentas para a Vida facilita o processo?
Saúde Mental é prioridade?
Investimento Duradouro(eu vejo o preço ou valor a ser agregado?)
Desmistifica Preconceitos?
Nenhum ativo do mercado financeiro te renderá tanto o quanto você investir em si mesmo(a)!
Então o que é terapia para você?"
"Resumidamente, enquanto a psicanálise , desenvolvida por Sigmund Freud, foca no indivíduo e seus conflitos internos, a terapia familiar sistêmica , desenvolvida por Bert Hellinger olha para o sistema familiar como um todo, buscando promover mudanças positivas - nas relações entre os entes- na saúde emocional de todos os envolvidos
Pontos de Conexão:
Ambas as abordagens reconhecem a importância do contexto social e das relações interpessoais.
A terapia familiar sistêmica pode incorporar insights da psicanálise, especialmente ao explorar padrões familiares e dinâmicas inconscientes.
A psicanálise pode beneficiar-se da compreensão sistêmica, considerando como as relações familiares afetam o indivíduo"
"Há vantagem da filosofia ne uma terapia?
o estoicismo é uma filosofia prática que ensina a viver uma boa vida, focando no que podemos controlar. Suas ideias ajudam a reduzir ansiedade, estresse e lidar com emoções negativas. Essa influência se estende à terapia contemporânea, especialmente à Terapia Racional Emotiva Comportamental (TREC), precursora da Terapia Cognitivo-Comportamental. Algumas conexões entre o estoicismo e a terapia incluem o controle do que é possível, a aceitação, resiliência, questionamento de julgamentos e emoções, e o incentivo à autorreflexão e autoconhecimento.
Controle do que é possível:
Aceitação e resiliência:
Julgamentos e emoções:
Foco em si mesmo:
Logo, o estoicismo oferece princípios atemporais que podem enriquecer nossa jornada terapêutica, promovendo bem-estar emocional e crescimento pessoal"
"O ser humano é, de fato, um sistema intrincado de padrões comportamentais, emoções e crenças. No entanto, muitas vezes, as ciências e a medicina tendem a fragmentar esse sistema em partes isoladas, focando em sintomas específicos. É aí que entra a terapia integral.
A abordagem integral reconhece que somos mais do que a soma de nossas partes. Ela considera o indivíduo como um todo, integrando mente, corpo e espírito. Aqui estão algumas razões pelas quais a terapia integral é tão relevante:
Visão holística: A terapia integral olha além dos sintomas superficiais Isso inclui não apenas o físico, mas também o emocional, mental e espiritual.
Abordagem personalizada: Cada pessoa é única,
Integração de técnicas: tratamento abrangente.
Autoconhecimento profundo: compreenderem-se melhor e a transformarem padrões limitantes.
Em resumo, a terapia integral é uma jornada de autodescoberta e crescimento, que considera todos os aspectos do ser humano. E você, como vê a importância disso na sua própria vida?"
"A Neurociência, a Pedagogia Sistêmica e a neuropsicopedagogia desempenham papéis cruciais no desenvolvimento humano e na prática educacional.
Juntas buscam compreender as dinâmicas sistêmicas que afetam o desenvolvimento e a da criança e do adulto. Ajuda na educação famíliar entre pais e filhos, até mesmo entre os companheiros:
Estimular a curiosidade: ; Promover atenção e memória; Valorizar estilos de aprendizagem diversos:
Atenção às relações familiares: ; Sua contextualização; Considerando as Intervenções na escola, trabalho e no lar.
Em conjunto, a Neurociência e a Pedagogia Sistêmica oferecem uma base sólida para aprimorar a prática educacional e promover o desenvolvimento humano no todo: cognitivo, emocional e social dos entes familiares e sociais."
"Relendo Albert Aisntein, a
vida é uma grande parede onde você joga uma bolinha. E com a mesma intensidade (energia) que você joga nela, ela te devolve! Bons sonhos!" ... "Equilibre sua vida com a energia (pessoa) que seja combustível e não seja o seu peso na vida!"
Poema da vida
"Como as vidas são vividas?
Elas são, padrões e crenças limitantes repetidas!
Beijamos as mãos apontadas, que nos tornam julgadas!
Cuspirmos nas mãos estendidas!
Os julgadores temus que ficar abraçandos (as)!
Os abraços acolhedores, ignoras!
Dizer ao companheiro (a) o hoje é o que pra tu importas!
Mas, 'os ontens', viveras a depressão, que se torna fantasmas!
O passado importa-te ou tu não importas?
As vozes internas que me fazem SER, dia a dia, não são às minhas!
Digo não me importar, mas em tudo na minha vida há quem opina!
Respeito não é! Pois o medo não me deixa ser respeitado (a)
Ou apenas, nas prisões afetivas é que a vida não me faz sentir merecedor(a)!
Há quem diz, prefiro está certo(a)!
Ou como quem brinca, prefiro em paz está?
" Humanizado, Carlos Henrique)
" Oração do terapeuta".
Senhor, dei-me discernimento!
Que eu receba de braços abertos a todos os que você a mim encaminhar.
Que eu nunca perca um dos seus pequenos!
Que eu fale apenas o que precisa ser dito! E que cada um escute - no seu coração e na sua mente - apenas aquilo que eles(as) precisam escutarem!
Que eu reconheça e possibilite-os reconhecer a nossa dignidade de sopro divino!
Tu que és o consciente e inconsciente supremo, nos possibilite o poder de autocura interior!
Que assim seja, Amém!"
(HUMANIZADO, Carlos Henrique - CH²) Filósofo, Mentor de Alta Performance e Relacionamentos Neuropsicopedagogo e Terapeuta de Resultados!
"A manutenção do amor, cara! Pois é uma hipoteca que tem que ser paga pelos envolvidos de acordo com a capacidade de pagamento de cada um! Quando não se entende mais o contrato e se perde o equilíbrio, de tal forma que um começa a doar-se menos, o banco da vida vem e toma e joga para leilão! Leilões são traumáticos! Mas o banco da vida nunca perde!" (CH² - mentor de relacionamentos e terapeuta de resultados - TRG)
Esse tal de “amor”, aquele em que as pessoas dizem ‘sentir’ umas pelas outras, ou é algo genuinamente incrível, ou me perdoem, soa como um estelionato emocional!
Além de dizer “eu te amo” para alguém, banca necessário haver entusiasmo para servir de combustível, senão, essa porra descamba ladeira à baixo num piscar de olhos...
Se a sua comparte não for a melhor parte de seus dias, se o seu abraço não for o mais confortável dos abrigos, pode ser tudo, menos amor na acepção de relacionamento conjugal.
Quando amamos legitimamente, e mutuamente, agradecemos pelo outro ser nosso melhor amparo, e sublimamos pela alegria que ele simula nos melhores períodos das nossas vidas.
Amor para ser AMOR, somente quando temos a certeza quer nosso par seria o eleito, toda vez que uma nova vida surgisse...
Eu gostaria de saber, baseado em que argumento, convincente, que os cientistas astrônomos, confirmam com convicção o que acontecerá daqui a 50 milhões de anos com o universo.
Quando chegarmos a esse tempo, nem a nossa milésima geração estarão vivas. Tudo bem. O que me invoco, é que no presente, esses mesmos cientistas, ainda, não sabem nem a origem da água existente em nosso Planeta.
Fortaleza/Ce., 22/05/2025.
Eu estou a toda pensando, enquanto outros se estagnaram e abraçaram as mentiras. Ignorando fatos e evidências, eles se definiram como MENTIROSOS, e estão sustentando a MAIOR MENTIRA DA HUMANIDADE.
O circo só pega fogo, se nós formos dar palanques aos palhaços.
Ande corretamente e os que forem falar mal da sua pessoa, todos irão ver e saberão dizer quem é o MENTIROSO.
O circo só pega fogo se nós darmos palanques aos palhaços.
Ninguem nasce Rindo nesta estância ou neste mundo.
Só que tem uns que não fazem barulho, porque nascem mudos.
A maior força da humanidade chama-se Burrice.
É ela que matando seus deuses, coloca sempre outros no mesmo lugar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Poesia de Namorados Apaixonados