Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
O passado é um grande e poderoso ARQUIVO para sábias consultas, como referência importante para decisões e mudanças no presente e criação de metas futuras, nada mais...
Quando a obesa ignorância se deita, ao lado se ajeita a submissão e o medo, não deixando espaço para a razão e lógica mesmo numa cama kingsize.
Que sejamos sempre originais, autênticos, para que não precisemos usar tanta energia e memória para lembrar e fingir o que não somos.
Vivem em suas zonas de ACOMODAÇÃO e não de conforto como muitos chamam. Não estão confortáveis, estão com medo de mudar, desanimadas, rolando devagar e de costas sobre pedras, sem questionar, sem refletir.
O ser, distanciado do grande valor que existe nas coisas simples e naturais, sem reconhecê-las no dia a dia, jamais terá a GRATIDÃO instalada em si e fazendo morada.
Para mim, quem procura CULPADOS para tudo que lhe acontece de ruim certamente NÃO tem espelho em casa e não os procura, se esconde!
A inveja se perde na busca por argumentos sólidos e desagua sempre no deboche vazio da imaturidade.
Os reativos, sanguíneos, só demonstram a sua falta de razão. Sem argumentos, rasos e irritados, GRITAM feito animais na nova selva, a petrificada, mostrando seus dentes tortos, olhos arregalados e dedos em riste.
Pouquíssimos OUSAM olhar para trás para ver os sorrisos em sua direção. A maioria, envergonhada, nem se atreve a fazer isso.
Há séculos, a maioria dos pais e mães são máquinas de moer gente, indústrias da falência humana, destruindo crianças e adolescentes que se transformam em adultos quebrados e daí tudo de ruim pode ocorrer e pior, se reproduzir num ciclo lamentável.
A maldade alheia está além de nosso domínio, é algo pessoal, íntimo, algo que pode ser direcionado, mas não absorvido, pois, a maldade em pensamento não possui nenhum poder ou fundamento, é apenas um desejo triste de quem possui este vil sentimento. Diante deste fato, cabe a nós o afastamento, compreender com sutileza tal momento, dar um passo ao lado ou mesmo, ir para um outro canto, bem afastado, blindando-se do mal disfarçado. Na vida há diversas surpresas, que a qualquer momento podem aparecer, pois, o veneno pode nos matar, mas só haverá efeito se a gente beber, cabe a nós apenas observar e perceber, em oração se proteger, não revidar com o mesmo sentimento de poder, sendo assim, diante da maldade, dê um leve sorriso e continue no campo da felicidade!
A sabedoria divina é tão vasta, que criou a morte. Imagine como seria, se políticos nunca morressem?
Onde a ignorância (falta de informação) atinge níveis muito altos, todo tipo de barbárie pode e deve ser esperada e combatida.
"Existem aqueles que querem mas não podem. Existem aqueles que podem mas não querem. Nós queremos e podemos, por isso damos graças a Deus."
Que venham as ondas do Passado, confusas e carentes, misturadas as do Futuro, ansiosas e de olhar perdido no horizonte, pois permaneço no mar do Agora, que posso tocar e interagir e onde deposito meus pensamentos mais ternos, minhas razões mais puras e meus sentimentos mais limpos.
Perde quem esconde seus sentimentos, que não os deixa correr como um rio que anseia o mar, pois amarga a falsa pretensão de ser " forte ", quando na verdade é fraco e covarde.
Tem dias que uso atalhos, outros que pego estradas e em alguns, trilhas boas ou inóspitas, mas estou SEMPRE andando seja que dia for e se eu cair, bem, levanto o mais rápido que eu posso no momento e sem reclamar.
Certos confinamentos e clausuras abrem portas e janelas que nem sabíamos existir...as vezes até mesmo necessários porões escuros e sótãos iluminados. Os melhores arrancam o telhado e deixam o sol entrar.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
