Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
Ano novo, vida velha. Ainda bem. Falar mal do ano que se foi é obrigação, uma praxe basicamente adotada por todos. Esperar bem-aventuranças do futuro seria, na pior das hipóteses, mais moderno e mais jovem. Mas a vida – principalmente a minha – nada tem a ver com o calendário, os fusos, as órbitas gravitacionais da Terra em que fomos – segundo a bela prece cristã – desterrados num vale de lágrimas.
Fazes da minha vida uma corrida, mas nunca alcanço a meta, durante o dia eu corro, quando chega a noite penso que alcancei mas apenas estou descansando, porque o meu movimento é retilíneo uniformemente variado…
O voto no Brasil passa por uma espécie de alquimia: uma dia após as eleições é um metal comum que vai se transformando até atingir as características do ouro no dia dessas Eleições, pelo menos na visão das autoridades.
Numa democracia verdadeira, a liberdade de escolha seria a primeira a ser respeitada, a exemplo de escolher ou não VOTAR! Do contrário, uma pseudodemocracia.
Creio estar na hora de alterar alguns termos quando se tratar de debates políticos entre candidatos. Para palco, RING; para debate, DEBATE-BOCA. Ou então incluir no regulamento o uso da função MUTE sempre que a fala não se referir a propostas. Deve melhorar, embora muitos vão achar que a TV ou Celular está com problema.
"A finalidade das eleições brasileiras não é a escolha de quem trará mais benefícios, e sim quem proporcionará menos prejuízos."
" Escutei tantas vozes, de muitas pessoas, que falavam demais, as vezes ao mesmo tempo, e nada diziam. Mas foi quando fiquei no silêncio, que escutei exatamente aquilo que orecisava ouvir."
Ao ouvir anúncios sobre debates entre candidatos, fico com a sensação de que nos próximos serão anunciados o resultado da pesagem, o juiz, a quantidade de rounds e que cinturão estão disputando. Afinal, anunciam como "enfrentamento", não como realização.
A tal Festa da Democracia no Brasil é feita para os anfitriões - os Políticos - e não para os convidados - o POVO!
Baseado no comportamento de nossos políticos em debates (combates?), fico na dúvida se os próximos serão divididos em rounds ao invés de blocos e se no dia da posse receberão, em lugar da faixa, um cinturão.
Não se preocupe com os obstáculos no caminho e sim com as armadilhas; obstáculos são visíveis e rompidos, armadilhas são camufladas e sem saída.
Muitos usam daquilo que falam no silêncio de uma página, sua zona de conforto para ouvir seus próprios pensamentos, sem a necessidade de dialogar e ouvir a controvérsia.
Preocupa-me o Tribunal Superior Eleitoral se ocupar mais em dar atenção aos candidatos e políticos do que ao seu real objeto de trabalho: o ELEITOR. Ou então que deixe de ser → Eleitoral e passe a ser → Candidatal.
As eleições brasileiras, sob o pretexto de escolher representantes, garantem ao povo o direito sagrado de cometer erros, de se arrepender e de gastar a esmo. Somente isso!
Percuciente, eu reflito, sobre meu silêncio e grito: vivemosum esdrúxulo sentimento que não faz nenhum sentido. Por este motivo, quando a vejo rixosa, desdenho meu olhar do dela, pois, sei, que ela não passa de um devaneio em minha vida!
É no caminhar dos dias que meus pensamentos aceita sua ausência nos meus passos, porque existe a certeza de um encontro e esses mesmos passos caminha no coração por você estar em sua eterna morada, minha fé dita-me que haverá um reencontro entre todos nós.
A gratidão é um sentimento tão nobre que a vida pode infiltrar em nossos corações, então, toda minha gratidão por você ter sido parte da minha vida.
Viver de um passado nos levam ao museu de nossas mais belas memórias, basta um clique e agendamos para cancelar a pausa que o tempo pediu, e assim, continuar onde congelamos nossas intenções dos minutos seguintes é assim que me sinto jovial ao seu lado nos tempos de hoje, a vida passou mas nunca desisti de você.
Levo meus olhos a navegar no rio onde as correntezas te trazem aos meus pensamentos, porque não há um só dia em que você jamais deixará de habitar no meu coração, acordo em meus sonhos com a realidade de sua presença espiritual, você partiu mas continua aqui ao meu lado.
Sair do casulo que é o cárcere em toda questão da existência, poder encontrar a possibilidade de voar seja qual for a direção, com certeza é a maior liberdade na vida!
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
