Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
Saúde não é ausência de doenças. Saúde é realizar-se física, emocional, mental e espiritualmente a cada dia, num crescendo infinito
A civilização parece se erigir sobre a renúncia dos instintos e sobre a coerção. Porque a potência dos instintos não deve se transformar em ato.
Age como se no livro da humanidade fosses capítulo e não fim, contribua, não cultive a pretensão de ser apenas você o enredo de uma era. Nenhum é maior que dois, nem dois é maior que quatro. Uma grande história não acaba nunca, nem se escreve com uma só pena.
Hoje parei no shopping e fiquei olhando as arvores de Natal em frente a uma loja de departamentos. Vi uma pequena Arvore, e também um arvore gigantesca, o que me levou a lembrar de minha infância. Pobre infância, mas que na época natalina tinha uma magia que acabava com a pobreza, eu não ganhava presentes caros, mas o calor da família unida em volta a mesa me faz lembrar inclusive do cheiro daqueles natais. Eu nem sabia da existência de shoppings, não conhecia arvores maiores que as do meus vizinhos, mas ficava feliz em receber uma bola do Papai Noel e brincar com meus primos. Mas hoje vejo as crianças saturadas de presentes, mas sem saber o verdadeiro sentido do Natal.
Eu fico a cada dia mais abismado com o comportamento humano cego, viciado e circundante em torno do TER, quer seja por poder ou por dinheiro. Cego porque ele, mesmo assim, acha que é virtuoso; viciado porque, mesmo cego, não consegue se livrar desse mal; circundante porque, mesmo tendo todo o mundo para circular, não consegue fugir do seu próprio veneno.
Quando a sabedoria me falta e me socorro nos mais experientes, sinto em muitos o cansaço da paciência que tenho de sobra; ensinar é um dom, não de quem nasce sabendo, mas de quem morre tentando.
Se for necessário representar a estética do raciocínio através de um objeto geométrico, que seja com a esfera pois ela não possui arestas ou vértices, nem a concavidade que impede a sua beleza. A esfera é bela.
Amor... pois de amor andamos todos precisados! Em dose tal que nos alegre, nos reumanize, nos corrija, nos dê paciência e esperança, força, capacidade de entender, perdoar, ir para frente...
Como dizia meu Saudoso Pai quando eu perguntava se a Ditadura era ruim, ele respondia: É ruim para quem é vagabundo, para quem é trabalhador honesto com carteira de trabalho no bolso, nem fede nem cheira.....
"Não é obrigatório ter motivo para estar alegre; o melhor é dispensá-lo e ser alegre sem motivo algum". In: O Avesso das Coisas - 6º Edição, 2007.
No céu também há uma hora melancólica. Hora difícil, em que a dúvida penetra as almas. Por que fiz o mundo? Deus se pergunta e se responde: Não sei.
" Quando a morte chega, o único valor que deixamos é o nosso caráter, bens materiais sempre existiu e nunca foi nosso."
" Observe mais a natureza, olhe as paisagens, respire o vento e sinta chegar aos pulmões, feche os olhos e ouça os pássaros, pois essa é a mais pura e verdadeira conexão."
“É num meio de excelência, tendo como base; a harmonia, eficiência e a persistência, que encontramos o que é a nossa maior riqueza… As pessoas.”
Em algum momento eu vou perder o equilíbrio, e serei arremessado para outra dimensão, onde habita a minha insanidade.
Então, estou feliz porque hoje é seu dia, nunca faltará meu carinho, nunca faltará meu abraço, nunca faltará meu amor, nunca faltará aquele sentimento desfeito lá atrás, transformado em pura paixão, respeito, saudade, o choro contido, o sentimento guardado em meu coração, que é sim, pura felicidade e agradecimento pelas escolhas que fiz, a vida segue seu rumo e caminhamos pelas estradas da vida, superando etapas e desviando dos espinhos, somente para te encontrar, você que é mãe, esteja onde estiver, meu abraço está contigo, meu sorriso, minha emoção, inocência, minha luz, anjos foram criados para acompanhar e proteger, estou aqui, olhe para céu, uma estrela te acompanha, será tua companheira e irá iluminar teus passos, teus dias, hoje, teus sonhos serão feitos de pura magia, paz e amor, sentirá felicidade pelo caminho percorrido e pelas vitórias conquistadas, porque é mulher, porque é vida, porque é mãe.
Gostar é querer estar junto, falar, admirar, elogiar, prometer, beijar e se saciar com o corpo, amar está além das palavras, é atitude para fazer acontecer, é não querer partir, é se perder no beijo sem começo, meio ou fim.
Gostar é estar junto, sem compromisso e desejarque tudo fique bem, amar é estar de mãos dadas e transmitirsegurança, é fazerplanos e lutar para realiza-los, fazendo o possível para que tudo fique bem.
Amor é uma mistura de desequilíbrio e insegurança, não é um meio, nem um fim, nem princípio ou destino para se chegar a lugar algum, é um estado de espírito de quem sente o bem querer, uma inquietação da alma e do coração, que se descobre no olhar e na troca de calor até pelas mãos.
E no fim das contas somos completos desconhecidos. Não somos bons, maus, luz ou escuridão. Somos o que precisamos ser quando precisamos ser. E os que julgam nos conhecer, são os que menos conhecem de nós.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
