Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
Cada escolha é uma renúncia, e em cada renúncia nasce um vazio que, paradoxalmente, alimenta o desejo. É naquilo que me falta que encontro a intensidade do que quero; é no que deixo para trás que descubro o peso do que realmente importa. Afinal, amar é também aceitar que não se pode ter tudo... e ainda assim seguir escolhendo, mesmo quando a ausência grita mais alto que a presença.
A fantasia é o refúgio silencioso onde meu desejo encontra abrigo. É ali que a falta se transforma em chama, que a ausência se curva diante da imaginação e que o impossível toca o possível. Nela, consigo conciliar a urgência de querer com a renúncia que a vida exige, e cada pulsão encontra sua expressão sem se perder na frustração. É nesse espaço íntimo e secreto que meu amor pulsa com intensidade, mesmo quando a realidade insiste em colocar limites, porque é justamente a tensão entre ausência e desejo que me faz sentir vivo.
Não desanime em seus propósitos. Tome como meta seus sonhos. Acredite, eles podem se tornar realidade.
As conexões, às vezes tênues, às vezes feitas com muito sacrifício. Mas, muitas vezes, magníficas, aconteceram depois que eu parti. Comecei a ver as coisas de uma maneira que me permitiu abraçar o mundo, sem eu estar nele.
Conhece algum instrumento musical que tenha marcado a história da música de vários séculos, que se adaptou e se adapta em inúmeros gêneros e estilos e que estando solo ou em conjunto permanece sublime?
Se os homens gastassem seu tempo e energia para cuidar dos vulneráveis, teríamos um mundo justo, se não ocorre é porque homens ricos, pobres, simples e poderosos só olham para seu próprio umbigo...Seres humanos, são os animais mais perversos do mundo animal.
Toda injustiça social que há é fruto do egoismo humano, tolos governantes e povo alienado, ambos só se interessam pelo que a política pode lhes oferecer como poder e vaidade individual, ninguém se importa com o coletivo, nem políticos nem quem os elegem.
As vezes é preciso abrir os olhos de nossas almas para enxergarmos o que está no exterior. Acostumamos a olhar apenas para dentro de nós. Somos levados a acreditar que dentro do nosso mundo particular tudo está perfeito. Mas isso é segundo nosso próprio juízo e esquecemos a beleza que nos cerca. Uma praia sem o sol, sem a areia, sem os pássaros e animais marinhos, sem a vegetação e sem alguém para lhe contemplar seria apenas uma porção de água.
O casamento feliz, o ideal, o almejado por muitos, segundo Nietzsche, seria como uma prisão perpétua, mesmo assim poderia dar certo; desde que prisioneiro e carcereiro se amem a ponto de tornar a convivência possível e harmoniosa.
Todo escritor que leva a sério seu ofício mais que sagrado, deve se comportar no mundo como um grão de areia. Não deve esperar que pessoas comuns reconheçam seu gênio criativo. Outra coisa é saber que sua obra sempre ficará inacabada, nunca seremos completos ou ficaremos satisfeitos com o que já produzimos.
O Passado Eu Sei Que Foi Ruim, Mais O Bom É Que Não Volta Mais, O Presente Você Evolui, O Futuro Você É Quem Faz.
E Se Hoje Vi Que Não Deu Certo,Amanhã Eu Tento De Novo, Tá Difícil Mais Vou Conseguir, Eu Sou Forte Eu Sou Corajoso.
Brincando Com Fogo Eu Já Me Queimei, Hoje Ando Certo Mais Já Vacilei, Acertei Na Prova Mais Eu Já Errei, Eu Sou Pecador Mais Sou Filho Do Rei.
Vou tomar o pôr do sol, devagar, assoprando de mansinho, sem pressa, logo a Lua vai me fazer companhia, trazendo as estrelas pra um bate papo.
O toque de suas mãos em minha pele traduzia todo o carinho envolvido entre dois apaixonados. Era as mãos de um anjo a tocar minha alma. Uma leveza ao percorrer meu corpo capaz de atingir os mais profundos nervos e levar a mente a sensação de torpor que remediava o meu interior. Suas mãos são como as de uma fada. Encanta e me arrebata.
A maior motivação das mulheres é sentir-se amada. Elas almejam a atenção e a paixão do início. A dos homens é o conforto. Quando a chama se apaga, em vez de reacenderem-na, eles começam a procurar algo novo.
O telefone é o melhor aparelho de tortura que existe. Dá pra torturar nunca ligando ou ligando sempre.
Eu nunca me apaixonei. Não só isso. Eu nem acreditava que o amor existisse. Achava ridículo. Eu admito que estava errado. Estou sentindo coisas que nunca senti. E não quero que isso acabe.
Eu destruí minha única chance de felicidade só porque fui teimosa e orgulhosa. Interrompi uma história que poderia ser linda.
Parece tão normal ter tantos planos e desejos para se realizar. Por outro lado não ter a certeza se vamos conseguir ter dias suficientes é um fardo que aqueles que lidam com a depressão enfrentam todos os dias. Enquanto a maioria descansa tranquilamente a espera de um novo dia eles lutam para ter um novo dia. Os fantasmas e os pesadelos acontencem quando estamos acordados. Um dia aprenderemos a não cobrar daqueles que não podem pagar.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
