Poesia de Destino
Para te acompanhar joguei tudo para o alto, joguei todas as cartas que tinha, não me arrependo, se o destino quis assim, assim será.
Flávia Abib
Assim eu
Nada fui tão igual
Nada tive ovação
Nada foi excepcional
Nada encontrei em vão
Sempre fui usual
Sempre fui exceção
Sempre fui atual
Sempre fui exclusão
Um solitário nunca só
Um amante sem paixão
Um alegre de dar dó
Um genuíno de tradição
E neste novelo de nó
Aprendi a poetar grão a grão
Num poético efeito dominó
Assim eu, indizível emoção.
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
14/05/2016, 03'35" - Cerrado goiano
"Não importa se é peão ou cavalo, se é ás de paus ou rainha de espadas, a gente é apenas peça de tabuleiro ou carta de baralho."
("Eu matei JK". Editora Pandectas)
Quando ocorre a fecundação
surge a morte programada,
sendo que nem mesmo
o ser nascente desse processo
sabe o tempo do seu destino.
Sinto em meu coração que Deus me fortalece para tudo isso. Ele alargou meus ombros, aumentou minha força, deu-me uma visão de amor que em nenhuma outra situação eu alcançaria. Ao me ver cuidando, amparando, dizendo palavras duras e ao mesmo tempo carinhosas a eles, vejo no que me tornei: a mãe dos meus próprios pais e irmãos.
08✓06✓21
Pois é ...
Quando do tempo cuidares
e dos detalhes recordares
atingirás a noção do eterno ...
Os passos dados a dois,
o trato com todo cuidado;
o tão particular do depois...
O destino ao vento lançado,
as lágrimas de um plural singular;
vida de um querer isolado
restos de um amor solitário !
Isso parece vago?
Acredito...
por um acaso, que digno de ter é saber,
e não sei o que vem depois ...
talvez , abister das necessidades para umacausa maior ?
Acredito também na necessidade de deslocar para ver um por do sol em um outro lugar.
Enfim , nem toda pergunta tem uma resposta...
não necessariamente no momento.
Decifrando...
o destino é consequente e acontece naturalmente?
Pelo menos você o reconhece por uma fração e é satisfatório, raramente.
Não totalmente justo, (não acontece).
é desigual o merecimento.
Mas eu sou um excelente ser.
Com meus braços abertos me atirei em um lago enorme e profundo.
Ao afundar abri meus olhos e uma pequena luz estava lá.
Voltei a superfície, ainda bem que voltei, a luz era você meu amor , eu saí do lago profundo e você pegou minhas mãos e me abraçou mostrando o quanto precisamos um do outro.
"Do que adianta salvar vidas, se eu não vou salvar a minha?
Reclamo de tudo isso, mas minha mente é vazia.
Não falo mais de amor, porque não sei amar.
Eu preciso de ajuda, mas eu quero te ajudar."
Tens o dom
O teu jeito de ser, de agir comigo muda tudo que imaginei um dia receber tão naturalmente,
a beleza em teu olhar, a leveza em teu tocar, tem se tornado cada vez mais profundo o teu ficar,
a lua tem forças enigmáticas sobre o mar agitado, o poder do sol oferece os mais belos tons de verde a natureza, a tua energia me faz transborda em sentimentos e isso tudo é tão transparente quanto sobrenatural,
além do que é razão ou emoção, além do que é realidade ou sonhos, tua força foi lapidada em amor e brilha como um diamante ofuscando a velocidade do tempo,
tu tens o dom de enganar até o próprio destino que separou duas almas mas não conseguiu separar dois corações.
Fui meticuloso quando se tratou de você, de que adiantou se o coração não obedeceu.
FODEU!Cai no conto e na beleza da cigana e agora o meu coração dança e gira, salve oxalá por me trazer um amor para o resto da vida!
"Sorver da dor,
o sabor do aprendizado,
sem fazer disso um lenitivo,
tampouco um predicado,
exceto,
seu destino,
seu legado."
Sobre controle
Do telescópio no alto de uma montanha ti vi caminhando no muro das lamentações em passos largos e apressados,
logo os teus cabelos longos, corpo esguio e a flagrância do teu perfume raro foram sendo encobertos por uma camada de nuvens densas com formatos de algodão,
o sol votou a abrilhantar os teus caminhos e do topo da montanha continuei a admirar o teu desfile na passarela do destino, soberana no domínio do saber viver.
A vida tem suas surpresas..
Aquilo que tu menos espera acontece, aquilo que tu planeja não sai como planejado..
A vida é de fato uma caixinha de surpresas? Ou será apenas tudo obra do destino?
A vida tem muitas trilhas
que temos que percorrer...
é como andar no escuro
sem saber o que vai haver.
Se pisar em um espinho,
mantenha o seu caminho
até a sorte aparecer!
Ouvi dizer que você me esqueceu
Então me diz o que eu faço
Se o teu cheiro ainda está em mim
E ainda sinto você nos meus braços
Fico Pensando e ainda sem entender
Quando a gente deixou de ser nós
Qualquer lugar faz lembrar de você
E ainda ouço o som da sua voz
Mas o Universo um dia vai
Se encarregar de responder
Essas perguntas que o destino nos traz
UM SONHO
Quisera ser um pouco de poesia
Pra poder ter expressão diferente
Colocar-me numa prosa inocente
Bem longe da sofrência e arrelia
Com essa tal turra que não sacia
Sinto o agrado vazio e pendente
E, assim, a sensação descontente
Transmigrando d’alma nua e fria...
O tempo vai... e o verso a se calar
Fico a janela a ver a ilusão passar
E a emoção que no curso esvoaça
Uma tristura, aperto e melancolia
Arranca-me o prazer e a fantasia
Dando ao sonho cunho de fumaça
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
24 janeiro, 2022, 04’17” – Araguari, MG
DISPARADA
Abarrotados sonhos pressurosos
Vão no viver, indo em disparada
São esmeros e gestos vaporosos
Do fado, numa condição agitada
Desejo, ensejo, todos cobiçosos
Amores, e a tal alma apaixonada
Corre o tempo em atos curiosos
Veloz, numa viagem pela estrada
No galope do ser aquele intento
Na casual o diverso sentimento
Tudo no acontecimento da sorte
Tudo passa, apressado, ó dureza
Num piscar fugaz e de incerteza
De um começo, meio e a morte!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
27 janeiro, 2022, 10’45” – Araguari, MG
Prontos ou não, lá vou eu.
Empurrando a embarcação.
Meu silêncio é a canção
que no sonho se perdeu.
E o tempo que nunca foi meu,
pintou meus cabelos de velho.
Me fez renascer no afélio.
"Não existem placas de sinalização em atalhos!
A estrada da vida pode até ser cansativa, e as vezes pedregosa. Mas acredite, vai te levar a um bom destino, com segurança!" (01/02/22)
