Poesia de Mãe para Filha
Mãe! Ata as tuas mãos às minhas e dá um nó-cego muito apertado!
Mãe! Passa a tua mão pela minha cabeça!
Quando passas a tua mão na minha cabeça é tudo tão verdade!
A raiz, extrai a vida, para o tronco alimentar.
Da terra, mãe-alimento, vendo a árvore vicejar.
Sorri em fruto, num aceno, num meneio
Mostrando ao mundo a que veio.
Seca!
Diz o inverno: deixe de resistir!
Resisto!
Diz a arvore: é meu destino EXISTIR!
MÃE
TENHE SEMPRE UM CARINHO ADAR,
A MIM.EU AMO MINHA MÃE;
NUMCA TE DEIXAREI MÃE!
FELIZ DIA DAS MÃES!
TE AMO!
MÃE....
Quantas vezes, sorristes,
chorastes, sofrestes, alegrastes,
surrastes, acariciastes, beijastes,
abraçastes, gritastes, xingastes,
nanastes, mimastes, etc...
Por uma razão...
AMAR...
Mãe: substantivo e adjetivo feminino, uma sílaba, três letras, um som e muito movimento.
Mãe: uma palavra pequena, fácil de falar, que expressa tantos significados e que não tem rima.
Mãe: só rima com mãe, porque mãe é única, especial e insubstituível.
Mãe é tudo, é mundo, é vida. Mãe, eu adoro amar você!
Tenha um feliz e maravilhoso Dia das Mães!
DIA DAS MÃES
À você, mãe!
À você, mãe, que gerou seu filho no coração, ficou esperando a "bolsa estourar", mas já o amava!
À você, mãe, que gerou o filho no seu ventre: quanto amor!
À você, mãe, que perdeu seu filho de um modo trágico!
À você, mãe idosa, que é amparada com carinho por seus filhos!
À você, mãe, que sabe que seus filhos só a visitam por obrigação e nunca deixou de amá-los!
À você, mãe, que sustentou seus filhos sozinha!
À você, pai, que teve que fazer o papel de mãe!
À você, filha-mãe, que acalentou sua mãe nos braços enquanto ela chorava!
À você, que não tem filho, mas é mãe quando alguém precisa!
À você, mãe humana ou animal!
FELIZ DIA DAS MÃES!
Mãe, eu só sei te dizer que hoje é um dia especil para você
E paras todas as mães do planeta
Você faz parte da minha vida
Você faz parte da minha felicidade
Você pertence ao meu coraçâo
Sem você nâo viverei...
TE AMO
UMA DIA DE MÃE: RICARDO FISCHER
..."No teu riso é que eu encontro a paz profunda e o amor perfeito
do teu corpo fiz meu leito como morada provisória para o encanto de tua vida.
Sou o fruto do teu amor e da tua glória, um pedaço da tua história
De todas as rosas a mais linda e perfumada, a mais bela e a mais amada por Deus fosse escolhida para dá vida, és linda e encantada, és sim o mais doce mel dentro da mais fina flor.
Em teu rosto fui a alegria de uma lágrima incontida foi tu quem me gera-se para a vida embalado nas asas do teu mais profundo amor.
Amor que inventastes incondicional, louco e irracional tu me livrastes do mau e deus disse amém!. O mais rico tesouro da mais rica nobreza que um dia com certeza Deus me agraciou. Lava-se o meu pequeno corpo com teu sangue que me deu a vida e a dor de teu sagrado ventre que desse dia em diante ficou em ti pra todo o sempre como o teu amor por mim que é cego, gostoso e ardente porquê és a mais sublimada criatura que o supremo Deus um dia criou. Amo a te"... - Ricardo Fischer -.
"Ascende em nós, ó amada mãe a tua luz e traz para nós a tua proteção. Estendei o teu sagrado manto, ó Nossa Senhora, que é também minha mãe. Livrai-nos da ambição do ódio e do desamor e faz, querida mãezinha com que o teu coração triunfe e ganhe os corações dos homens para encontrar a paz. Amém."
Oração pela Paz no Mundo.
Douglas Melo
Mãe
Que na presença constante me ensinou, na pureza do seu coração, a seguir os teus caminhos...
Mãe dos primeiros passos, das primeiras palavras...
do amor sem dimensão... de cada momento, dos atos de cada capítulo de nossas vidas não ensaiados, mas vividos em cada emoção...
Mãe... da conversa de quintal, do acalanto do meu sono aquecido de amor, aninhada em seu coração...
... do abraço, do beijo que levo na lembrança...
Mãe, é você que me inspira a caminhar...
... a presença de cada passo que o tempo não apaga, por mais longo e escuro que seja o caminho, haverá sempre um horizonte...
Mãe... mulher a quem devemos a vida, que merece o nosso respeito, nossa gratidão e nossso afeto.
Mãe... negra, branca, de todas as raças e idades, que nos momentos de dificuldades sempre se faz presente...
Mãe... é a missão de maior responsabilidade...
... é amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca... A ela devemos nossas vidas, pois é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto...
Mãe é sinônimo de amor e bondade...
Mãe... do coração... Sempre e eternamente mãe!
Ai que friozinho na barriga!
Há alguns dias atrás, sua mãe e seu pai foram lá, sua mãe cheia de medos e anseios e até com dores. As dores não transpareciam, pois as preocupações eram maiores. Seu pai estava mudando de cor, friozinho na barriga, medo anseio. Ele nem sabia se merecia ou se ia dar conta, mas não era mais escolha dele... Pronto... Você nasceu... e nem precisa falar o quanto deu trabalho até este ponto!
Depois de um tempo, você sentiu a mesma sensação, friozinho na barriga, só porque foi deixado em uma escola, cheia de gente estranha, e o portão atrás de você se fechou. Mas você foi para sua sala, estudou, se enturmou, fez amigos, e identificou os inimigos. Localizou-se.
Na reta final daquele ano, começou o tal friozinho na barriga novamente, só porque suas notas eram boas, mas a tal resposta de aprovado ainda iria vir... Ah, não importa como, você chegou à outra série, outro ano, outros amigos, outros friozinhos...
E o primeiro amor? Lembra-se dele? Estou falando dele, o friozinho na barriga... é, ele sempre vêm e não muda nada, sempre acontece o que iria acontecer mesmo sem ele...
Hoje você tem até família? Nossa, imagino quantos friozinhos, e até sensações como a dos seus pais.... sim, naquela época você nem sabia que se perde a fome e o sono por causa de um tal "friozinho na barriga".
Agora você está tocando sua vida, seu próprio negócio... e todo fim de mês, todo fim de ano, lá vem ele de novo... né verdade? Tantos anos, e você sentindo como se fosse o primeiro...
Friozinho na barriga!!
Então o deixe aí, e vai vencer, até porque ele vai voltar por outros motivos!! Afinal, ele marca os momentos mais importantes, ele é importante, e antes de tudo que tanto desejamos, sempre ele vem...
O friozinho na barriga!!
(Leomir Luciano)
Existe a saudade de um filho,
a saudade de uma mãe ou de um pai,
a saudade de um amigo querido,
a saudade de um amor que se foi,
a saudade da infância,
a saudade da juventude,
a saudade das boas lembranças,
a saudade do que não somos mais.
Como uma única palavra
pode ser tão ampla para exprimir tantas saudades?
Uma única palavra que está sempre no peito,
escorrendo dos olhos,
atormentando a mente,
como um mal permanente
que não se pode curar.
Tia minha
Irmã de minha mãe
Se torna especial entre inúmeras mães
Saudade já sinto
Em seus braços quero estar
Não vejo a hora de te encontrar
Obrigado por me amar
Obrigado por estar aqui
Obrigado por me ensinar
Eu sempre vou te amar.
Ela foi e sempre será a sua mãe...
“Ela a carregou em seus braços, acordou várias madrugadas para amamentá-la, pôs-se em seu colo e fez parar de chorar com simples canções de ninar, acompanhou a sua fase de crescimento, viu-se formando uma linda mulher; não foi somente mãe, foi amiga, companheira em todas as boas e más fases da vida. Um exemplo de mulher dentro e fora de casa que cativava a todos com a sua simplicidade com o costume de espalhar sorrisos pelas ruas; quem a conheceu não tinha o porquê de reclamar. Isso mesmo que você leu, “quem a conheceu”... Hoje o seu brilho não é mais notado entre nós, e o mundo não tem mais a sua alegria, e sua garota perdeu o seu principal alicerce, segue a vida sem sua base, correndo riscos de pisar em falso e desabar; tem dias que acorda com um leve sorriso no rosto, já outros a saudade aperta e deixa o dia nublado, escuro parecendo não ter fim. Em meio a tantas saudades ela vai vivendo, e o melhor ela carrega em seu coração, um aprendizado e amor que foi único e verdadeiro, que hoje se pode orgulhar e dizer ao mundo: Ela foi e sempre será a minha mãe.”
Texto dedicado a Larissa Micaela
Carta para minha mãe,
Você foi minha inspiração, todos os dias estava ao meu lado me ensinando. Quando criança, seu olhar me dizia tudo, mesmo quando brigava comigo era com amor. Me ensinou a ser paciente, a esperar as coisas em seu tempo, me mostrou como eu era cabeça dura, brigona e orgulhosa demais. E com seu amor e carinho me ensinou a caminhar. Gostaria de ser a metade da mulher que a senhora foi, mas sei que é impossível. Sou falha, jamais serei uma Silas na minha vida. Sinto saudades de você, pois quem vai brigar comigo, me aconselhar e me abrir os olhos? Mas agora que você se foi, fica uma tristeza, um vazio, mas a certeza que a senhora foi tudo na minha vida. Em todos os momentos vou seguir em frente com a senhora no meu coração, lembrando dos ótimos momentos que passamos juntas e todos os seus ensinamentos. Quero que saiba que a senhora com certeza foi a melhor mãe para mim, te amo e sempre vou te amar. Lembra de mim onde estiver que eu sempre vou lembrar de você e quero que tenha certeza que vou passar tudo que a senhora me ensinou para seus netos e bisnetos.
PS: não vou terminar a carta com um adeus, pois sei que a verei de novo. Então, até um dia. TE AMO. Sempre vou te amar.
Ah mãe, 2 meses e 1 dia, que saudade, toda manhã olho pro céu pra te dar bom dia e sinto seu amor e sua benção para o dia, dias esses que não tem sido fácil, repito isso toda noite também, dando boa noite e sinto sua benção, noites que também não tem sido fácil, e quando converso com você olhando pro céu, posso sentir o gesto que fazia em minha testa me dando a benção toda vez que ia sair de casa mesmo que eu fosse ali na esquina e toda noite, ah que saudade das nossas conversas, das nossas risadas, dos nossos choros, da sua presença, enfim, saudade de tudo.
Como você me faz falta, sei que seria egoísmo meu te querer aqui, porque sei que Deus tinha o melhor pra você aí em cima né?
Como eu te amo, te amo, te amo... te amo sem fim!
Até o céu mãe!
É para um homem como eu, sem capacidade,
Que os Olhos da Mãe permanecem eternamente despertos.
Tudo o que você deseja saber sobre mim, pergunte a Ela.
Sem o Seu Amor e a Sua Afeição,
Eu não possuo existência.
" À MINHA MÃE ( RITA)
Mãe!
Eis-me aqui agora, tão sorridente!
O filho que do teu ventre saiu
Hoje correndo montes e vales
E o teu sacrifício foi maior e persistente
Mãe, é nesta alegre poesia
Que eu louvo a tua heroicidade
As tuas mãos rasgaram-se na machamba
Buscando com suor , o pão de cada dia
E acendeste a luz de felicidade
Que ilumina o caminho dos teus filhos
Mãe ,sobreviveste a fome e a guerra
Com multidão de filhos no teu colo
Andaste sofrendo de terra em terra
E na baliza da vida dura, marcaste um golo
Mãe, minha mãe venerada
Não estudaste quase nada
Pois, no teu tempo tudo era guerra
Mas, considero-te de verdadeira Doutora
Que escreveu com sangue,coragem e perseverança
O destino mais jovial de esperança
As estrelas espelham o teu sorriso
E é nesta alegre poesia
Com todas as comparações e metáforas
Bem-haja mãe e multiplique-se alegria
E os teus filhos rendem-te heroicidade
À te minha mãe!
Para sempre serás digna de merecimento
Cada lâgrima por te espargida, merece agradecimento
Bem-haja minha mãe ( Rita )!
Janasse, Xadreque Pedro
21-08-2015, Milange-Zambezia
Sugando os seios da Mae-Terra
qual insaciavel fera
a humanidade incauta gera
a fome, a doença e a guerra.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp