Poesia de Compaixao

Cerca de 962 poesia de Compaixao

⁠"Mas eis aqui o outro perigo e a minha outra compaixão: a memória do que faz parte da população remonta até o meu avô: mas com o avô acaba o tempo." Nietzsche-AFZ, ou seja, a hereditariedade religiosa comum dentro da herança genética produz seres que não subjulgam as suas doutrinas por serem filhos dos mesmos pais!

⁠A compaixão contradiz a lei da evolução, que é a lei da seleção. Conserva o que está maduro para o declínio, luta em prol dos deserdados e dos condenados pela vida; e, pela abundância dos fracassados de toda a espécie, que mantém vivos, confere à própria vida um aspecto sinistro e duvidoso.

Friedrich Nietzsche
O anticristo (1895).

Quando duas pessoas de mundos diferentes se encontram, elas podem superar tudo com a compaixão uma pela outra, com a curiosidade e com o amor.

⁠Em minhas letras transmito minha comiseração e minha compaixão, pois não a nada mais belo do que doces palavras a serem ouvidas em uma brisa a tarde.

⁠A enfermagem é a arte de cuidar com paciência, dedicação e compaixão, transformando o sofrimento em esperança e o desconhecido em acolhimento.

⁠Difícil momento desse país. Tenho um misto de sentimentos borbulhando dentro de mim: compaixão e revolta!

Sujeitos que mudam da noite para dia para agradar a certos indivíduos, não demonstram amor compaixão, nem congruência, muito menos empatia…sujeitos assim apenas figuram o real valor que seu caráter tem, revelam um comportamento estranho, deixando claro que são ótimos simuladores capaz de mansamente chegar a fonte de suas reais conquistas.

É natal! Mas que maravilha... Essa data nos move em compaixão. Eu queria dar o que não tenho e ver as crianças em reunião, brincando felizes e orgulhosas. Ao ver de perto a alegria dessas crianças simples que não conheço, eu as amaria como sempre sonhei. Ajudaria no que precisassem, para vê-las sorrir por um dia e aprenderia muito com elas também. Dividiria preciosos momentos de pura fantasia. Ensinaria o verdadeiro significado da palavra amor e juntos comemoraríamos o nascimento de Jesus.

"Tenha compaixão por quem você foi. Você aprendeu a perdoar o mundo com a sabedoria que adquiriu, mas nega essa mesma graça ao único prisioneiro que só você tem a chave para libertar. Seja gentil consigo."

Ter compaixão é enxergar o outro não com julgamento, mas com compreensão. É saber que, às vezes, todos precisamos de uma mão estendida, mesmo quando não pedimos por ela.

Algumas pessoas não possuem dentro de si qualquer sentido de generosidade ou compaixão para oferecer a outrem um benefício espontâneo que lhes aflora da alma. Até mesmo suas “bondades” são cuidadosamente planejadas para resultar em um ganho mais à frente, onde os favores prestados não passam de investimentos naquilo que já trazem em mente para o período da “colheita”. Depois que o descobrimos tanto o perdão deixa de ser uma virtude como temos certeza de que não lhes fará qualquer diferença, exceto a de poder continuar nos usando.

⁠A pessoa que sofre sofrendo faz outra pessoa sofrer não tem dignidade, nem é digno de compaixão por tal atitude.

⁠Não fique sem essa fonte de força espiritual, o jejum, pois te levará a ter compaixão, e a triunfar sobre o teu próprio corpo!

Respeitar quem vos aprecia, compaixão para quem vos considera inimigo e Deus abençoará a todos nós...

Minha compaixão brota de ter sofrido, conhecer a dor ensinou a aliviar, dou mãos onde precisei delas

A dor do outro, quando vista com a lente da compaixão, torna-se a nossa própria dor, e é essa transferência empática que nos impede de agir com a dureza de um juiz indiferente. Socorrer os aflitos é a missão primordial de quem busca a justiça, pois a verdadeira lei é aquela que se curva para levantar o que caiu e restaurar o que se quebrou. Nenhum poder terreno é maior do que a mão estendida que não espera nada em troca. Abrace a humanidade em toda a sua fragilidade e encontre sua força no cuidado.

Que o seu coração seja o trono onde a compaixão e a justiça se sentam lado a lado para governar suas ações.

A compaixão sem discernimento é o alto preço que se paga por tentar resgatar o náufrago que tem prazer mórbido na própria submersão.

O cérebro é um escudo mais eficaz que o coração quando o mundo insiste em tratar a compaixão como vulnerabilidade.

O ser humano transformou a compaixão em uma fraqueza a ser explorada e a cautela em uma necessidade.