Poesia Caminhos

Cerca de 6719 poesia Caminhos

A vida é feita de começos e recomeços
Dificuldades e tristezas atravessam nossos caminhos muitas vezes nos obrigando a mudar o rumo.
Faz parte do crescimento
Faz parte do aprendizado
A duração do período triste é determinada pela percepção de que nos tornamos mais fortes.
E também aprendemos a valorizar o tempo e consequentemente a vida.
Sol, Chuva, nuvens, tempestade
Vida que não é perfeita mas que podemos ter a certeza: vale a pena em qualquer tempo.

⁠A vida é feita de escolhas diárias,
incluindo os caminhos a percorrer
Vamos seguindo em frente, por vezes recuando para poder futuramente avançar
Desvios, atalhos ou mudanças de direção também fazem parte
O que não podemos é perder a vontade de continuar.

E foi assim, os caminhos foram desfeitos, diante da bifurcação, cada um escolheu um caminhar diferente. Seguiram ambos na direção do sol, um do nascente, já o outro do poente.
E queira Deus que sejam felizes para sempre.

Olhai os lírios pelos caminhos
por onde vais.


Eles não gritam,
não disputam espaço
com o caos do mundo.


Apenas estão ali,
silenciosos,
inteiros,
abertos ao sol
e às intempéries.


Enquanto os homens
correm atrás de urgências
que nunca terminam,


os lírios
simplesmente florescem.


Não perguntam
quem és,
de onde vens
ou para onde vais.


Oferecem sua beleza
sem cálculo,
sem testemunhas,
sem esperar aplausos.


E talvez seja por isso
que ainda resistem
à pressa das cidades
à estiagem
e à dureza dos tempos.


Por isso,
quando o peso do mundo
tentar endurecer teus passos,


olhai os lírios
pelos caminhos por onde vais.


Talvez eles te lembrem
em silêncio


que a vida
não foi feita apenas
para ser suportada


mas também
para florescer.
✍©️@MiriamDaCosta

Ode às Sete Belas Artes


Óh! Sete faces do indizível,
sete caminhos
para tocar o invisível.


Sois vós,
Belas Artes,
que traduzis o mundo
quando a palavra falha
e o silêncio transborda.


A ti, Arquitetura,
erguida entre o sonho e o cálculo,
que moldas o espaço
e ofereces abrigo ao tempo,
és o corpo onde a vida acontece.


A ti, Escultura,
que arrancas da matéria bruta
a delicadeza do gesto eterno,
como se o mármore lembrasse
que já foi carne.


A ti, Pintura,
que aprisionas instantes
em cores que respiram,
e fazes da tela
um território onde o olhar se perde
para enfim se encontrar.


A ti, Música,
invisível e absoluta,
que atravessas o peito
sem pedir licença
e reorganizas o caos
em harmonia ou tempestade.


A ti, Literatura,
que fazes do verbo
carne, sangue e memória,
e transformas palavras
em mundos habitáveis.


A ti, Dança,
linguagem do corpo em liberdade,
onde cada movimento
é um grito sem voz
e um poema em movimento.


E a ti, Cinema,
síntese viva de todas as outras,
que costuras tempo, imagem e som
e nos convidas
a sonhar de olhos abertos.


Óh! Artes!
sem vós, o mundo seria raso,
um deserto de sentidos,
uma existência sem eco.
Mas convosco,
até a dor encontra forma,
até o caos encontra ritmo,
até o efêmero
ousa tocar o eterno.


Sois vós
que impedis o humano
de esquecer que sente,
que pensa,
que cria,
e, sobretudo,
que existe para além
da própria existência.
✍@MiriamDaCosta

Permita-se novos caminhos
Novas trilhas e possibilidades
Conquistas impensáveis
Novos velhos olhares

Ilusão do tempo


O tempo não é senhor de tudo —
não traz respostas, nem resolve caminhos.
Não constrói certezas,
nem garante destinos.


O tempo não pesa a dor,
não a aumenta, nem a faz cessar.
Não nos torna mais conscientes,
nem nos ensina, por si só, a mudar.


Seguimos acreditando em suas promessas,
como se nele houvesse redenção.
Mas, no fundo, nos enganamos —
é nossa a escolha, não sua, a direção.


E às vezes, silencioso e sutil,
o tempo apenas nos distrai...
um intervalo disfarçado de cura,
onde nada realmente se transforma — só passa.

Caminho entre as flores buscando uma direção. Buscando achar onde se cruzam os caminhos para o nosso encontro. Será que sonhos podem se realizar? Para onde vão aqueles que se perdem na vastidão do universo, sem nunca deixar de ferir? Como me redimir dos meus erros e viver o que mais quero? Como explicar a importância do que não se descreve?
- Marcela Lobato

AINDA HÁ FORÇAS

Há tantos caminhos
Tortos ou floridos,
Mas há tantos espinhos
Em sentimentos fingidos...

Promessas ao vento
Soprando vidas...
No vale do sofrimento
Esperanças contorcidas.

Vidas cansadas
De ouvir sofistas,
Vidas cansadas
De ver parasitas...

Ainda há forças para lutar
Por decência nesta terra,
Ainda há forças para buscar
A paz no fim da guerra.

Enquanto Ainda Há Vento
Quando o vento já não encontrar caminhos
E o sol se despedir do próprio brilho,
Quando o som se dissolver no vazio
E o silêncio reinar absoluto...


O que restará da viagem?


Que respostas nos aguardam após a travessia?
Haverá preço a pagar pelo percurso?
Qual será o peso das escolhas
E o valor das nossas ações?


Enquanto o sol ainda aquece os dias
E o vento insiste em soprar,
Há tempo, precioso e breve,
De viver com verdade,
De semear o bem sem medida,
De caminhar leve, sem dívidas na alma,
E de fazer da jornada
Um caminho digno de memória.


Porque, ao final,
Não levamos o tempo,
Levamos o que fizemos com ele.


Izaias Afonso

“A oração, a meditação e o vazio fértil são caminhos antigos e profundamente humanos para acessar o silêncio interior e se conectar com algo maior do que nós. São práticas que transcendem religiões, culturas ou crenças específicas porque nascem da necessidade de se recolher, escutar e encontrar sentido.”

- do livro O centro é você: como se reencontrar no meio da confusão do mundo

Onde existe amor, a fé encontra morada.
E mesmo diante dos caminhos difíceis,
essas duas luzes guiam a alma,
fazendo da incerteza esperança
e do silêncio, serenidade.


Simone Cruvinel

Em Algum Lugar


Mesmo quando os caminhos se afastam,
o amor não se perde no tempo.
Ele caminha silencioso com a alma,
como uma luz que nunca se apaga.
Porque quem ama de verdade
nunca está totalmente distante…
em algum lugar do coração,
Deus sempre mantém o encontro.


Simone Cruvinel

Caminhos de Luz

Havia caminhos invisíveis,
onde um viajante espalhava sorrisos.
Cada gesto regava pequenas luzes,
e cada luz que surgia iluminava o mundo ao redor.

O vento levava essas luzes a outros caminhos,
e tudo que ele tocava guardava
os frutos do que espalhou:
bondade, alegria e amor.

Simone Cruvinel

Jardim dos Caminhos

Atravessei rios e desertos,
alguns de sombras, outros de luz,
sempre com sementes de esperança nos bolsos.
Meu coração é árvore que se sustenta
nos ventos do inevitável,
e minhas raízes bebem da coragem
que floresce em cada desafio.
Viver é navegar sem tentar prender a maré,
é dançar na chuva que chega sem aviso,
e escolher florescer,
sempre de pé,
sempre inteiro,
sempre luz.

Simone Cruvinel

Filho das águas


Sou filho dessas águas
Que recortam a planície como teias,
Caminhos que andam
Como o sangue que corre nas veias.


Meu destino está entregue
À marcha desses cursos fluviais
Que passam quebrando barrancos
Com forças descomunais.


Eu sou um caboclo ribeirinho,
Mas diante dessas águas
Eu me sinto tão pequenininho.


Nem o Nilo consegue te superar.
Por isso eu me pergunto,
Quem poderá te controlar?


Autor: Silvano Pontes.
Amazonas em poesias.

QUE A PORTA SE ABRA

Senhor, escuta as minhas preces. Abra os meus caminhos. Que a porta que estava fechada ontem se abra para mim...⁠

Deus não sustenta caminhos que nascem da quebra de princípios.
Não porque Ele pune… mas porque Ele ama o suficiente pra não firmar o que fere.

"Quando o mundo silencia e os caminhos se fecham, descobrimos que o amor de Deus não é apenas o último refúgio, mas o único solo firme que nunca cede sob nossos pés."
​— Celso Augusto Soares

Entre o Que Permanece


Não foi em um dia
que dois caminhos se perderam.


Foi aos poucos —
nos detalhes ignorados,
nas palavras não ditas,
no cansaço que foi ficando.


E, ainda assim,
há algo que não se desfaz.


O que foi verdadeiro
não termina —
apenas muda de lugar dentro da gente.


Não se sabe quando foi
que tudo se soltou,
ou em que curva da vida
houve desencontro.


Mas há um tempo de silêncio.
Um tempo de espera.
Um tempo em que a dor
aprende a se transformar.


Se é tempo de recolhimento,
que seja sem culpa.
Se é tempo de reconstrução,
que seja com cuidado.


O que foi vivido permanece
sem necessidade de explicação,
sem a tentativa de reescrever finais,
sem diminuir o que foi real.


Porque algumas histórias
não precisam continuar
para permanecerem inteiras.


E, no que fica,
já não há posse —
apenas o desejo sincero
de que o outro fique bem.


E, quem sabe um dia,
em algum ponto tranquilo do tempo,
os caminhos voltem a se cruzar —
sem dor, sem pressa,
apenas em paz.


Mesmo que de longe.