Poesia Caminhos

Cerca de 6719 poesia Caminhos

⁠O fato de eu ser totalmente fora da curva me levou a caminhos que ninguém pensou em trilhar.
Indubitavelmente, pensar fora da caixa não limita minha mente.

Inserida por lucasalmeidapsicol

⁠Frases, textos e citações by Josy Maria

Reflexão de hoje: A paz e seus caminhos

A paz, ao contrário do que muitos acreditam, não é um território que se conquista sozinho, tampouco um troféu que se ergue apenas dentro de nós. Sim, há um movimento interno, uma busca pessoal, quase um diálogo silencioso com nossas próprias sombras. Mas será que isso basta? A paz também é construída nos encontros, nas conexões que nutrimos com o mundo à nossa volta. Está na brisa suave que invade um quarto numa tarde quente, no abraço que dissolve angústias, no sorriso que acolhe. Ela floresce em lugares onde há respeito, compreensão e equilíbrio. Fatores externos não anulam nossa responsabilidade de buscá-la por dentro, mas negá-los é fechar os olhos para uma verdade essencial: somos seres de relações, e o que nos cerca nos molda tanto quanto o que carregamos dentro de nós. Há momentos em que a paz é um respiro individual, um silêncio que nos fortalece. Mas há outros em que ela é fruto de contextos mais amplos, de uma harmonia que precisa ser cultivada também fora. Não se trata de escolher entre um e outro caminho, mas de perceber que ambos são necessários, como duas margens que sustentam o mesmo rio. Assim, a paz não é apenas um destino interno, mas um fluxo contínuo entre o que somos e o que vivemos. Que hoje cada um possa encontrar o que lhe dá paz e cultivá-la internamente, para que, ao compartilhá-la, a vida se torne mais leve, ainda que no mundo haja tantos problemas e conflitos, e insista em nos testar. Com gestos e palavras, podemos criar pequenos espaços de serenidade ao nosso redor, que talvez não mudem o todo, mas nos ajudem a seguir com mais equilíbrio e humanidade.

Josy Maria 16/11/24


Inserida por JosyMaria

⁠No caminhar do seguir da vida,
Caminhos nos caminhos se perdem do destino,
Para o destino se fazer da caminhada o seu caminho.

Inserida por ManolloFerreira

⁠Senhor Deus ilumina nossos caminhos e faça a paz voltar ao mundo
Luz de nossas vidas e do universo
Neste momento tão complicado que estamos passando rogo por todos que estão sofrendo
Por consequências de corações petrificados que são causadores de dor e sofrimento
Nesta guerra contra o povo da Ucrânia e que pode se estender para o mundo
Tenha misericórdia de todos que estão migrando para outros países em busca de paz
Conceda força aos guerreiros que estão defendendo seu povo e sua terra
Faça que a paz possa voltar neste país e que seu povo possa voltar para suas casas
Para retomar suas vidas e reencontrar seus parentes e amigos. Que assim seja amém.

Inserida por isaiasribeiro

⁠Os passos dados até aqui, por caminhos que nem sempre a gente escolheu ir, nos fez entender o que a gente merece, ou não. Sabemos, nesse tempo do agora, as muitas vezes que fomos vítimas de nossas próprias emoções, que caímos nas ciladas, nas emboscadas dos nossos medos e não é nenhum segredo que a gente se torna melhor, cada vez que supera a dor, mas o amor, ele não tem culpa de tudo o que a gente passou. O amor é passarinho cantando ao amanhecer e é o sol se pondo ao entardecer, sem medo, a gente precisa deixar ele de novo crescer.
Nildinha Freitas

Inserida por NildinhafreitasOfici

⁠Muitas são as estradas, os caminhos que a vida apresenta e fazer escolhas é sem dúvida nossa mais difícil lição.
Escolher, escolher, acertar, errar e aprender.
É preciso tomar cuidado e não se distrair no caminhar, entender que tudo na vida, até a dor, vem para somar.
Seguir, se cair é levantar. Se não deu certo é recomeçar. Se doer é sarar.
Estamos aqui para crescer, mas nada está pronto, é compreender que viver é uma escolha, é escola e a gente só passa de fase, se aprender.
Nildinha Freitas

Inserida por NildinhafreitasOfici

⁠Eu sei, que você sabe, que os nossos caminhos nos levarão ao encontro de olhares.
Sem palavras, em um silêncio que revelará o segredo do brilho das estrelas.

Inserida por isaiasribeiro

A vida é uma mata
Tem muitos caminhos
Tem mato fechado
Tem trilhas trilhadas
Desbravar não é mamata
A mente fechada
É uma mente brava

Inserida por ReSsOoU

Mulher...
Correu por tantos caminhos estradas e solidões, tua arte foi o engano a paga a desilusão, tuas noites hoje, insônias, os dias olhar o chão! Nem a cabeça hoje a ergue, triste peso que a consciências lhe mostras sem qualquer educação, mas te chega um poeta, um pobre sem posição, e te levantas ao peito, te abraça com o coração, trazes a ti o poeta, poemas em que neles, os dois estão! Moça linda e faceira a vida não é uma festa de um dia de São João, A vida é assim mesmo, cai aqui, arruma outra posição, levantes bem sua cabeça, e pensem nas soluções, tantos que hoje dominam, beijaram tristes os chãos, Mas as sequências da vida nos mudam as opiniões, nos fazem virar em santos, outros bons viram ladrões! Assim segues teu caminho, o passado não faz serão, e o poeta aqui deixa como simples recordação, que mudes bem teu caminho a paga hoje tem nas mãos! A chuva que aqui te molha, faz falta em outros sertões...

(Zildo de Oliveira Barros) 17/02/14 09h00

Inserida por poetazildo

'SONHOS'

Nas noites veementes,
tenho você p'ra segurar-me à cama,
enroscando caminhos traçados,
novos atalhos...

Tudo será suavizado,
quando ampara-me aos teus braços,,
e as palavras sôfregas flutuarem,
cultivando metáforas...

Sonho letargias à amada invenção,
e tantos outros axiomas.
Descabidos devaneios,
ter-se tempo à uma nova paixão?

Não sei!
Tudo dura tão pouco.
Talvez - crianças roucas,
amores em vão!

Debruço o paisagismo na velha cama acolchoada,
e a alma,
já cansada,
retangular...

Quer imensidão,
Novos amplexos.
Arraigar o concreto.
Despertar...

Inserida por risomarsilva

'NÃO DESISTA... '

Sonho esparramado no amanhecer.
Na alma,
caminhos sem rumos.
Rotatividade devorando o pôr-do-sol.
E uma insônia impregnada no peito...

Olhos fechados,
sonolentos à procura de grãos de areias.
Estrelas são diariamente ofuscadas.
Salobro o café da manhã não vê sentimentos.
Tudo vai se distanciando...

Não desista dos distantes corpos celestes.
Tampouco dos sonhos que há de se conquistar.
Trilhe os caminhos de ausências,
e sinta-se forte o bastante para transformar vidas.
Cultive o amor próprio já esquecido...

Seja sedento por transformar sua jornada cervical em pulsos eletrizantes.
Junte os sonhos jogado nas calçadas.
Não desista de transformá-los um a um.
Deixando o coração aberto às descobertas
E um peito suspirando vida...

Inserida por risomarsilva

'O QUE NÃO VIVI...'

⁠Há caminhos que eu nunca trilhei, escolhas que nunca fiz e sonhos que ficaram guardados no fundo do meu ser, na caixa de Pandora, não sei! Em momentos de silêncio, penso nas esquinas que nunca dobrei e nas oportunidades que deixei aos ventos, talvez por receio, medo. A vida se apresentou com diversas possibilidades, mas nem todas abracei, hoje sinto...

Horas que se perderam entre dúvidas e certezas, percebo os risos que não compartilhei e os amores que não vivi. Olho para trás e vejo um mosaico de decisões não tomadas, de palavras não ditas. Cada passo hesitado me trouxe até aqui, e me pergunto como seria se tivesse seguido outros segundos...

Se a vida fosse diferente, se o destino mudasse seu curso, será que encontraria mais felicidade? Ou seria apenas um observador em outra realidade, ainda buscando sentido? A reflexão sobre o que poderia ter sido me acompanha, mas não define meus sonhos alcançados...

As vidas que não vivi se apresentam como sombras do passado, ecos do que poderia ter sido, gritados. No entanto, o destino que escolhi, encontro pedaços de paz e momentos vagos. Aceito as imperfeições e as escolhas que fiz, pois foram elas que moldaram meu presente, meu tudo, afagos...

A vida é o que é, com todas as suas incertezas e belezas, não posso mudá-la. Não pode ser moldada ao nosso querer, mas podemos aprender a apreciá-la em sua essência e bondade. A cada dia que passa, encontro mais razões para seguir em frente, mesmo que o caminho nem sempre seja claro, repleto de sublimidade...

A aceitação do presente, com suas alegrias e dores, é o que me permite viver plenamente o meu mundo. O futuro é uma página em branco, e cabe a mim preenchê-la com experiências, instantes, aprendizados fecundos. A vida que não vivi permanece como um mistério, mas a vida que escolhi é o que realmente importa e é realmente profundo...

Inserida por risomarsilva

O CHORO QUE NADA SENTE....

⁠Sou estranho ao mundo, e aos que me veem. Em caminhos tortuosos que só eu entendo, a dor será provisória. Não quero remeter ninguém ao sofrimento de ter vindo ao mundo pelo choro...

A verdade é que, o choro é reconfortante, sempre faço-o escondido, como se tivesse roubando algo que sempre me pertenceu. O tempo passa e mais mantenho-me sozinho, por mais que centenas estejam ao meu lado...

--- Risomar Silva ---

Inserida por risomarsilva

⁠E então em uma frase você percebe.

Percebe que você nao teve os caminhos corretos para chegar onde chegou.
Você sempre deixou as pessoas te amarem, mas te amarem do jeito que quiseram.
Te amar sem compromisso ou até com compromisso, mas sem dignidade.
Você nunca foi pedida em namoro.
Você nunca foi pedida em casamento.
Você nunca foi amada durante uma gestação como um ser humano.
Você não foi amada verdadeiramente numa discussão.
Você não foi amada de forma real nem quando criança.
Você sempre se deixou ser usada e já sabia que lá na frente seria colocada como um degrau na vida de alguém.
Nunca pediu nada mais que respeito.
Não ligou de fazer todos os momentos marcantes na vida de alguém custasse o que custasse o percurso ou a viagem, vc se dedicou a fazer.
Nunca pediu mais que respeito.
Nunca pediu mais que respeito.
Fingiu não gostar de muita coisa, só por saber que seriam coisas (flores, passeios românticos, surpresas, pedidos de casamento)que você não ganharia, assim não seria um estorvo a quem tivesse com você.
Você esteve ali e se pois a cuidar do outro, de uma forma dedicada que até adoeceu por se deixar de lado.
Só lembrou de si, quando foi para tentar tirar sua vida e a única coisa que perdeu foi a vesícula.
Porém ontem você percebeu que não importa, nada do que você faça, se você não pode provar, você não fez. Se você não tocou na cara você não fez e pior de tudo, se veio de você, você não fez.

Uma vida baseada em ser e dar sem ter reconhecimento.

Inserida por GrazielleMendes

⁠✍️⁠Os mesmos caminhos levam sempre aos mesmos lugares.
👣👣👣☸️♾️🕉️👁️👁️💗🌹✔️

Inserida por luiza_andrade

⁠certamente que sim, todo conhecimento é contribuição para lançar-nos nos caminhos que conduzem o desenvolvimento da verdade. Digo desenvolvimento, porque a verdade já se encontra em nós só esperando que a mente ávida por querer saber a descubra. Eu? Ainda estou a caminho, tentando superar os diversos obstáculos que me impedem de fluir calmamente em direção a esse que UM estre nós. Os obstáculos não fora, mas dentro desse meu própria essência rebelde.
Eu sou o meu caminho e também os obstáculos, mas ter a consciência disso é para me um grande passo.

Inserida por AdmilsonNascSantana

Que a palavra gratidão não se torne banal, escrita nos muros e nos postes , esquecida pelos caminhos percorridos.
Vamos regar e fortalece-la todos os dias do nosso caminhar,
A paga da gratidão se dá através de atitudes.

Inserida por lrpaula

⁠Bom dia!
Para a Sexta-feira:
Que você tenha sabedoria para seguir os caminhos que façam a sua vida prosperar. Que a força do amor, da paz e da felicidade estejam presente no seu dia. Que as bênçãos que você tanto espera cheguem e lhe iluminem. E tudo que seja leve e verdadeiro permaneça.
Um dia de boas energias e conquistas!

Inserida por laiscarvalho

⁠Boa noite!
Que esta noite Deus guie os seus caminhos para tudo que acalme o seu coração e lhe traga tranquilidade. Que Ele abençoe o seu sono e conceda um ótimo despertar.
Uma noite de serenidade pra você!

Inserida por laiscarvalho

⁠Boa noite!
Que a semana comece com Deus lhe direcionando e abrindo os caminhos para que tragam prosperidade para a sua vida.
Que a fé e a esperança sejam o foco e a meta dos próximos dias.
E que para esta noite você tenha um tranquilo descanso e sonhos com desejos de realização.
Uma abençoada noite pra você!

Inserida por laiscarvalho