Poemas sobre Virtude
A lucidez é uma virtude que somente os "loucos" possuem, porque são capazes de enxergar a realidade como uma forma de arte abstrata, nesse diapasão, o todo se torna um nada presente, assim jamais deixam de acreditar que os significados nada significam... e seguem vivendo à margem dos transtornos que somente tem os equivocados!
O veneno entra na composição do antídoto na mesma proporção que o vício entra no da virtude. Saber dosar os dois é o que vai fazer toda a diferença entre a vida e a morte.
O ser pode-se achar evoluído a partir de quando amar a virtude mais que a beleza ou conveniência...
Criança lembra VIDA e a VIDA é um tesouro, que foi dado para nós.
Cultivar a vida é uma virtude, na arte de dar e receber amor, a cada amanhecer .
A competência é uma virtude que nos leva ao sucesso, mas, quando aliamo-la a promiscuidade, não passa de uma mera fantasia.
O que qualificamos como virtude e defeito é o que define uma pessoa. Se amarmos alguém, o apreciaremos por inteiro.
Ver o lado positivo das pessoas é uma grande virtude. Quando se referir ao outro, procure ver as suas qualidades, nunca os seus defeitos. Isso é um ato de caridade.
A virtude é uma cadeia de todas as perfeições, o centro de toda a felicidade. Torna-o prudente, discreto, perspicaz, sensível, sensato, corajoso, cauteloso,
honesto, feliz, louvável, verdadeiro... um herói universal. Ter esses nos tornam bem aventurados: sábio, sadio, e santo. A virtude é o sol do mundo, e seu hemisfério é uma boa consciência. É tão encantadora que ganha a graça de Deus e dos homens. Não há nada tão amável quanto a virtude, nem tão detestável quanto o vício. A virtude só é autêntica; tudo o mais é imitação. Capacidade e grandeza se medem pela virtude, não pela sorte. Só a virtude basta a si mesma. Faz-nos amar os vivos e lembrar os mortos.
Reconhecer que errou é virtude rara, coisa dificil de empreender. Mas quem alcança essa graça, tem melhores dias em seu viver.
"É difícil conviver com a oposição; ser contestado dói; saber ceder é uma virtude de poucos; ter que ceder é um martírio de muitos e sempre."
(As Pessoas lá de Fora. Editora Longarina, 2018)
A dignidade é uma virtude super preciosa. Se você a possui, conserve-a. Perdê-la ou danificá-la é tornar-se sem princípio.
A maior virtude de um ser humano é a disponibilidade de tornar seu coração abrigo para aqueles que necessitam.
