Poemas sobre Saúde
Hoje as peças de um quebra cabeça familiar se perderam no tempo.
O ambiente ficou desfavorável para construção das bases que norteiam
um boa educação.
Então há uma sobre carga no sistema educacional, ficando a cargo do professor a difícil tarefa de tentar consertar os danos causado por esses desajustes.
Educar hoje em dia se tornou então um grande desafio para todos.
conscientizar o aluno que mesmo diante de tantas adversidades, a educação será o único instrumento que o fará emergir dessas estatísticas tão alarmantes.
Me conecto à justiça de Xangô com o purificar de Egunitá que se manifesta no espaço de Oxalá e no tempo de Logunan.
Tenho a proteção e os caminhos abertos pelo vazio de Exu e pela força de Ogum.
Eu sou, sinto, faço, amo, falo, vejo e compreendo a liberdade que Pomba Gira mostra pra mim.
Me exibo e me escondo com a agilidade de Mirim.
Me sustento pelas águas de Iemanjá, que são filtradas nos rios de Oxum e nascidas das fontes de Nanã.
Me alimento dos saberes de Obá e da fartura de Oxóssi com temperos de Ossain cultivados nas terras de Obaluaê.
Me lavo com as tempestades de Iansã.
Me envolvo com o arco-íris de Oxumarê.
Me vitalizo com a pureza de Erê.
E me cuido com as orientações de Omulu.
Axé!!
Saúdo e peço licença
Saúdo todos os seres e espíritos de luz
Aqueles que vieram antes de nós
E aqueles que estão por vir.
Saúdo os ausentes e os presentes
Dos mais velhos aos mais novos.
Saúdo aqueles que estão a acordar
E aqueles que estão a dormir.
Saúdo aqueles sem família
E a todos os povos.
Saúdo e peço licença
Àqueles da noite e aqueles do dia.
Saúdo e peço licença
Àqueles de dentro e aqueles de fora.
Saúdo e peço licença
Ao grande espírito e ao universo
Que nos abraça no feminino
E nos protege no masculino.
Que tenhamos um encontro integro e diverso
No aqui e no agora.
Que a força flua
E fortaleça nossa energia.
Muita paz, amor e alegria.
Obrigado ao momento chegado!!
Existem relacionamentos essenciais fundamentais.
Entre desertos e florestas construímos significados profundos.
Trazendo saúde emocional e transformações definitivas.
Sou herdeiro de todos os povos e culturas
Sou humano inteiro!
Minha alma já habitou todos os corpos
De todas as cores...
De todos os gostos...
Posso ser tudo!
Compreendendo isto
Hoje
Sou tudo!
O dia que você aprender a dizer estas frases com calma, sorriso e clareza você vai ser muito feliz e saudável:
Assim eu não quero;
Assim eu não gosto;
Não faça isso comigo;
Desse jeito não me faz bem;
Não vou com você desta vez;
Nestes termos ou neste tom eu não converso;
Não vamos fazer o "trabalhinho" juntos desta vez;
Hoje não;
Talvez amanhã;
Não posso;
Domingo a noite não é dia de resolver isto;
Não fale isto pra mim;
Não fale desta forma;
Não fale de mim sem provas;
E por aí vai...
Sinto dolorosamente
Um palpitar amargo no meu coração
Com sinais misteriosos
Recordando partidas
Melancólicas deste ano
Que deixaram lembranças
E desesperanças (...)
Ao meu amor
que quero tanto,
desejo, eu, que
não esteja assim
de longo de mim.
Alego com veemência
que somente
a tua presença
é um presente aqui.
De saúde estou bem.
De saudades viverei.
Mas lembre-se que
De amanhecer ao anoitecer
Eu Sempre Te Amo.
Como árvore permaneço no mesmo lugar
resistindo as intempéries das estações.
Resoluto e ao mesmo tempo submisso às
novidades de cada novo amanhecer.
As pragas até queimaram minhas folhas,
mas não deixei atingirem meus frutos.
Minhas raízes estão ainda mais fincadas
minha copa a cada dia menos utópica.
Após me restabelecer decidi que vou morrer
de finitude, não de fatalidade.
Minha esperança é que o vento leve
partes saudáveis de mim e polinize um
futuro que não verei.
Os remedios que nos dão, seja para qualquer enfermidade, são "sugestões e suplementos" para que o organismo possa usar para seu benefício... Porém, o organismo pode aceitar a sugestão ou rejeitar [chama-se Alergia(rejeição) ou Simpatia(aceitação)]...
Entretanto, traduzi para o âmbito Cerebral: Uma boa ideia funciona da mesma maneira, ela é sugerida para o Cérebro e essa mesma ideia pode ser Alérgica (que cria atrofiamento na resposta / rejeição ) ou Simpática (que se traduz em aceitação e integração)...
Assim sendo, pesquisei um pouco mais e descobri que as nossas amizades e a nossa EDUCAÇÃO têm MUITA influência nas nossas vidas... Elas são uma Alimentação para a nossa mente, quanto mais alimentamos com "alimentos" que causam alergias, menos nutrida e mais cansada a mente fica... Precisamos de colocar um guarda permanente na nossa mente para filtrar ideias/pessoas que nos causam Alergias, e deixar passar as ideias/pessoas que realmente NUTREM a nossa mente.
Em meio a essa pandemia um beijo inocente pode causar tanta tristeza, por culpa de um vírus maldito todo afeto e carinho perde sua beleza. A bravura dos profissionais de saúde que junto com Deus nos ajude. Estão sempre em riscos, mas nunca faltam com seus compromissos.
A bravura provém do sangue, literalmente na enfermagem tudo é feito com atenção, prudência e ponderação...
Tudo que é SEU, é de SUA responsabilidade:
SUA alegria; SUA felicidade; SUA maturidade; SUA profissão; SUA decisão; SUA saúde; SUA vida;
Não transfira para os outros o que cabe a você decidir.
A verdadeira fidelidade não precisa de plateia:
O religioso é fiel quando está sendo observado e aplaudido.
O cristão é fiel mesmo quando as arquibancadas estão vazias.
Nos dias de hoje, o parecer é mais importante que o ser. Que o diga o comércio da estética, que está em alta, realmente valorizado inclusive na economia.
Já vi pessoas chegarem com um sorriso largo dizendo:
"Olha, foi caro! Gastei o que tinha e o que não tinha no ortodontista. Coloquei lentes nos dentes e agora estou com um sorriso perfeito."
Mas nunca vi alguém chegar sorrindo com o corpo inteiro, aquela alegria que o corpo todo irradia, e dizer:
"Olha, foi caro! Gastei o que tinha e o que não tinha. Fiz terapia, cuidei da minha saúde mental e agora meu sorriso é verdadeiro."
Na fonte e na Divina presença do infinito amor eu honro meu Ser!
No meu caminho o mal não acha passagem, a luz expande sua luz quebrando correntes, lavando e fluindo nas grandezas do bem.
Eu ouço meus guardiões sorrindo, vibrando pela cura e a Divina expansão. No silêncio do meu Ser repouso, oro e agradeço!
Sou o caminho, a luz e a presença!
AUTóPSIA
Loucos! O que procuram neste poema?
_Óbito bem definido - pode registrar.
No tempo jaz o bisturi de tal dilema,
Vossos corações podem aquietar.
O tal já vinha há tempos dissecado.
Ele chegou e repousou na maca jacente
Óbito bem definido foi o que eu disse.
A família dizia: _há tempos doente!
Salvem o poema! Alardeou alguém.
Mas já era tarde o mesmo jazia.
Sequer uma evocação promulguem!
Nunca se viu fato descomedido assim
O poema vive e levantando bradou:
Quem a esperança perdeu ou já amou?!
S orrir faz bem
O stente você também
R isos sempre vai conquistar
R isadas espontâneas
I sto já foi comprovado em
S aude pública e em livros
O stente então seu melhor SORRISO!
***
🤣
Quem sou eu
Uma folha levada ao vento
Lembrança que alguém esqueceu
Réquiem do momento
Quem eu sou
Uma fagulha ao extremo
Resumo que o vento levou
Um barco sem o remo
Navego agora
Nos mares do futuro
Recebi minha luz de outrora
Nela sinto-me seguro
O amor de quem quer bem
A saúde e o bem estar
Receba essa proteção também
Para ela nunca lhe faltar
A FUTURIDADE
Nos últimos tempos, é notável que a humanidade tende a retroceder à era primitiva, na qual, o Homem despido nao faz muita diferença entre os demais
E o maior "show off", acaba sendo ótima saúde e boas relações interpessoais.
Particularmente, não pretendo arriar para além do Homo Erectus e arribar o viço.
