Poemas sobre Preconceito
Todos nós s temos muitos valores. Não conheço uma pessoa sequer reduzida ao nada. Nem as arrogantes, nem as demasiadamente humildes. Mas fico triste quando o alvo de discriminação rebate a sua luta com discriminação.
Mas intolerante vai continuar comendo cru nos dias atuais.
"É impressionante o fato de muitas pessoas pelo mundo, acharem que a crueldade racista começou em 25 de maio de 2020. No entanto, são através de ideologias extremistas e segregacionistas que, não somente o racismo sobrevive, mas todas as formas de preconceitos."
Thiago Silva Oliveira (1986 a)
Uma pessoa monstruosa será sempre isso. Não caia em armadilhas, evite, silencie, dobre a esquina, mude de cidade! Ela, por si, se destruirá...
“Todos tem o direito de ser o que lhes convém, assim também como ser preconceituoso ou homofóbico não?”
Estamos tão próximos de nosso próprio ponto de vista que não vemos nossos preconceitos e limitações.
É uma característica universal de todas as crianças. Elas não procuram naturalmente por diferenças de raça, cor ou credo nos colegas, e raramente se ressentem de sua situação até que lhes digam que o façam, porque não conhecem nada diferente. Para elas, mais importante do que procurar divisão ou ter as coisas materiais ou oportunidades desconhecidas é o senso de comunidade, diversão, liberdade e independência. É um estado de espírito que nós, adultos, deveríamos tentar preservar.
Quero lhes contar uma passagem que me marcou profundamente. Eu vi uma campanha contra a AIDS e me deparei com uma imagem que me feriu demais. Na imagem, um escorpião, representando um homem soropositivo, estava deitado com uma mulher saudável. Fiquei chocado ao ver o vírus sendo representado por um inseto peçonhento e até letal. Eu luto contra muitas coisas todos os dias e, infelizmente, também tenho que lidar com o preconceito e a falta de compreensão da sociedade em relação à minha condição. Mas ser comparado a um escorpião me deixou arrasado. Eu não sou um bicho venenoso, sou um ser humano que enfrenta desafios diários como todos. Eu sou um ser humano, cheio de sonhos, de sorrisos e de amor. Eu acredito em um mundo melhor, onde as pessoas possam ser respeitadas e aceitas, independentemente de sua condição física ou social. Eu luto por essa causa todos os dias, mas às vezes, a dor e o sofrimento parecem ser maiores do que a esperança. Essa imagem apenas reforçou a estigmatização e a discriminação que sofremos como soropositivos.
Mesmo assim, eu nunca desisti, pois sei que cada pequeno passo em direção a um mundo mais justo vale a pena.
A duração e a consistência de uma coletividade coincidem com a duração e a consistência de seus preconceitos.
Quando verde e verdade vão além do óbvio, ver de verdade emerge, sem cor, sem conceito, apenas o eco sutil do sentido não dito sem preconceito.
Todos os tipos de preconceitos são de natureza diabólica, vil, desumano e desprezível. Portanto, a dica lúcida e sábia de São Paulo é: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”
Existem 2 formas de Crueldade: aquela que aprisiona o outro no rótulo da incapacidade, e a outra que exige sempre a perfeição.
A pior deficiência que existe no mundo, é a falta de empatia, respeito, carinho, solidariedade, etc.. isso sim devemos excluir da sociedade.
Cada pessoa é um mundo desconhecido e cheio de pensamentos, emoções misteriosas e segredos a serem desvendados. Não rotule ninguém: você não sabe que mundo desconhecido e belo está deixando de viver.
As crianças respeitam as diferenças ou apreendem com muita facilidade a respeitar, eis que são puras por natureza.
Os adultos coerentes e responsáveis educam com a igualdade. Entretanto, existem outros que as corrompem com o preconceito.
Vivendo no meio de tanta gente com pedigree, você pode acabar desprezando um autêntico e simples vira lata.(Walter Sasso)
Que cada um de nós respeitemos a fé do próximo, que jamais percamos a sede de vencer, que jamais percamos a utopia que mantém as chamas acesas. Que sigamos em frente, quebrando as barreiras do ódio e do preconceito!
Uma das coisas mais bonitas em alguém é o ato de aceitar… Aceitar sem julgar, interferir ou opinar. Apenas aceitar os outros como eles são. O respeito também é um sinal de amor.
Seja um exemplo puro e verdadeiro de "homem de bem" e não um hipócrita preconceituoso disfarçado de bom samaritano.
