Poemas sobre parto

Equipe editorial do Pensador
Revisão por Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores

O parto não é apenas o nascimento de uma criança, mas também o renascimento de uma mulher, que emerge mais forte, mais sábia e mais completa do que jamais imaginou ser possível. 

Lenine já dizia:
“ninguém faz ideia de quem vem lá”…
Quem vem, quem chega, pra nossa vida mudar
E a parteira já sabia
que a Vida é maior que o risco de chegar

Ninguém faz ideia de quem vem lá…
Se um músico, um advogado ou um líder mundial
Ninguém sabe se chega uma dona de casa, uma professora ou um policial
Se chega um conservador, padre ou anarquista;
Católico, ateu ou umbandista

Ninguém faz ideia de quem vem lá
Mas todo mundo sabe que vem gente,
Que respira, pulsa e sente
Gente como a gente,
Que guarda no corpo a memória fria ou quente

Ninguém faz ideia de quem vem lá…
Nem pra onde vai ou em que vai dar,
Mas a gente sabe o modo de chegar de quem vem
A gente pode escolher como receber a vida em forma de neném
Se com frieza ou com leveza, com protocolo ou natureza
E aí dá até pra estimular a capacidade de sentir e de amar,
No primeiro minuto de vida de quem vem lá

Sabrina Ferigato

O parto é um ritual sagrado, uma cerimônia de passagem que conecta a mulher com todas as gerações que a precederam. É um momento de reverência pela vida, pela natureza e pelo poder do feminino. E, acima de tudo, é uma lembrança de que, mesmo nos momentos mais desafiadores, o amor é a força que nos guia e nos sustenta. 

Parir é um ato político. Diante do nosso contexto social, onde o parto está tão desvalorizado, uma mulher conseguir parir diante de tantas adversidades, de tantas controvérsias, descrenças no poder feminino e na nossa capacidade de parir é para ser enaltecida e glorificada. Precisaremos ainda travar muitas lutas para termos nossas escolhas respeitadas e podermos de verdade protagonizar nossos partos.

Zezé Goulart 

Nada se compara à intensidade do parto - um momento onde dor e amor se entrelaçam, dando à luz não só uma criança, mas também uma mãe. 

Ritual de Passagem

O parto é o mais belo ritual de passagem que conheço.Um dos momentos mais doloridos e feliz da vida de uma mulher. Literalmente ela se abre para dar à luz. Nesse epifânico instante dá-se a metamorfose. Como uma borboleta rompendo o casulo, eis que a mulher se transforma em mãe.
Essa é a hora em que se rompe o invólucro protetor do feto, corta-se o cordão umbilical e faz-se o laço mais perfeito e indissolúvel que a natureza já criou. Mãe e filho nascem juntos, a vida então, se inicia pra ambos. Somente ao nos tornarmos mãe alcançamos a plenitude de ser mulher, ganhamos do Universo a responsabilidade máxima de ter uma vida sob nossos cuidados. Com essa frágil vida em nossos braços aprendemos o exercício supremo da doação e do amor incondicional.

A dor de um parto é uma das maiores dores já sentidas por alguém. As mulheres carregam um bebê por 9 meses em sua barriga, sofrendo muitas transformações e alguns sintomas por conta da gravidez como o enjoo, tudo acarreta na situação do parto e em meio as dores nasce um bebê, e quando este já nasceu e está nos braços da mãe, ela sorri.
Mas por que a mulher sorriu? Ela acabará de sentir uma imensa dor. Bom, as mulheres são fortes mas e além disso? A resposta é que viu algo muito belo, uma criança cujo é seu filho, um dos maiores tesouros que poderia ter, e tudo que passou desde a gravidez, seus sintomas e a dor imensurável do parto ficaram para trás, ela reconheceu que tudo valeu a pena para que chega-se naquele exclusivo momento de ter em seus braços o seu amado filho.
Do mesmo modo que muitas mulheres que se tornam mães nós devemos suportar as dores da vida, da mesma maneira que a dor do parto acaba as dores da vida também possuem seu fim. Os momentos de angústia e pranto não são eternos. E depois da dor vem o sorriso, pois haverá beleza depois do sofrimento, mesmo que leve muito tempo.
E o significado da atitude das mulheres e mães se resumem em uma palavra, amor e todos nós precisamos tê-lo e fazer tudo em seu nome.

Inserida por CastelhanoWolf

O processo para o nascimento de um bebê é de muito trabalho.
O nome já diz, trabalho de parto.
Pense em se preparar para um evento que envolve o físico e o emocional.
Como uma maratona, tudo requer treinamento e compreensão emocional de seu próprio corpo.
Você precisa acreditar que todo trabalho investido antes e durante o parto, serão passos a frente para viverem esse primeiro encontro com seu bebê.

Inserida por cacauprado

Um parto ❤ Um amor
Um colo ❤ Um sentimento
Um abraço ❤ Uma mão
Um carinho❤ Uma mãe
Dormindo feliz ❤
Num sono merecido 💝

Inserida por Sentimentos-Poeticos

“...Tal como um parto você fez
emergir a mulher
que estava tão profundamente
imersa em mim...
renasci...”

Inserida por verinhafagundes

Para um parto natural acontecer é necessário se entregar e trazer à luz. Entregar-se para as sensações e trazer à luz todos os medos, as dúvidas, dores e exaustão que ficam escondidos em nossa escuridão.

Inserida por cacauprado

⁠A dor do parto é grande, maior é a alegria de dar à luz uma vida. Uma compensa a outra.

Inserida por jose_custodio_1
Equipe editorial do Pensador
Revisão por Equipe editorial do Pensador
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.