37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias

O vento

''O vento traz... lembranças boas de um tempo atrás de quando éramos apenas crianças, de um amor verdadeiro, te amava , me amava, era tudo verdadeiro."

Já passou da hora...
De marcarmos uma hora
Pra viver
Sem depois
Sem talvez,
Agora !
Viver nosso tempo
Nossa história !
25/08/2017

Mais importante do que continuar a acreditar
É fazer de nossos princípios nosso Sol
E em torno deles confiar
Que uma consiência leve será o farol

Nos guiando no mar da vida
Desde a partida
A alma leve será o fruto de nossos esforços
Mesmo que às vezes não consigamos suportar sóbrios

Quem nos julga
Nunca nos viram chorar
Há de ser cômico
Há de ser irônico
Com as lágrimas de quem se opunham
Nosso jardim regar

Faça tudo o que quiser
Mas lembre-se que o Sol renascerá.
Não deixe o tédio ou angústia te dominar.

O mundo está fechando
Mas vamos continuar marchando
Até que os ventos da mudança além do infinito
Deixem explícito
O que há de vir
Vamos aguardar...aguardar até o momento
Que o tempo nos servir

Redigindo Neurônios

Aprecie o lugar onde você está hoje na sua jornada, mesmo que seja onde você não gostaria de estar.
Tudo tem um proposito! É necessario estar aí, pra chegar onde você sonha!
A vida é uma caminhada, os passos é justamante pra te levar onde você deseja!

Herbert Fraguas

ODE AO REI ARTHUR

Era um tempo sem tempo, onde a coragem de um cavaleiro era medida em
duelos de espadas,
e a distância entre os Reinos era vencida pelo trotar veloz dos cavalos.

Era um tempo sem tempo, onde reis e rainhas governavam com toda
opulência e glória, deixando nas marcas do tempo suas histórias.

Era um tempo sem tempo, onde Sacerdotes e Sacerdotisas
penetravam nos mistérios sagrados,
orientando um povo bárbaro a sacrifícios e rituais macabros.

Era um tempo sem tempo, onde Magos e Alquimistas dominavam os elementos e com suas poções e elixir da longa vida, sobrepujavam o tempo, na vã tentativa da imortalidade.

Era um tempo sem tempo, onde um Rei chamado Arthur, em honra a sua fé,
formou um conselho de nobres e valentes cavaleiros:
A Távola Redonda. Todos irmanados num único ideal.
Suas espadas traziam a Luz reluzente de Deus.
Em nome do Criador, e empunhando o Seu Poder, ele instaurou a paz
entre povos bárbaros, unindo os territórios, defendendo assim a Grã-Bretanha

Era um tempo sem tempo, onde essa história ficou perdida na poeira dos tempos.
Mas seus nomes se tornaram IMORTAIS.
(Vera Garroni Maio 2012)

Deixe que alguém bata à porta
só pra dizer que chegou
ou que alguém lhe incomode
dizendo que vai embora...

abrace, se há o tempo pro abraço
aqui não há vida eterna
e a morte não marca as horas...

dê boas-vindas a quem chega
alente aos que vão embora,
partidas são mais doridas
quando não há despedidas...

o mundo muda seus ritos
e a vida vira também ...
primaveras sempre vêm,
mas nem sempre trazem flores...

Sonhos

Quantos sonhos se tem,
quando se ama alguém.
Passa-se o tempo a sonhar,
as horas parecem meses os
dias parecem anos,na espera
do amor que vai chegar.

Quem cultiva sonhos de amor,
deve se dar ao cuidado,
em ter sempre um coração atento
esperto, para que não tenha
o dissabor de ver a quem tanto ama
partir, e deixar a saudades por perto.


Roldão Aires

Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

O tempo não muda ninguém
Mas ressuscita mortos.
Contudo, não sabemos quanto tempo ainda nos resta.
Então viva apesar de...

O que é viver?
Se não somos donos do tempo,
O tempo nos leva a lugares sem escolhas por mais que lutemos e acreditemos na escrita da nossa própria história, em uma curva do tempo ela nos desvia de um grande amor, nos prende a incertezas ou uma chance de escolher...
O tempo me ensina a sobreviver pois o viver ela me tira nas suas curvas sem placas...

RETRATO ANTIGO

Quem é esta, amarelada
com este olhar distante
que me olha camarada
pra minha saudade dante?

© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Setembro de 2017
Cerrado goiano
Paráfrase Helena Kolody

Querer aprender para mudar, querer mudar o valor da vida, querer ser diferente de cada ser, querer ser eu em seu tempo...

Mas para isso é preciso querer.

Gosto dos pequenos nadas que tanto dizem!
Gosto das palavras escritas pelas tuas mãos, em mim!
Gosto dos espaços musicados entre o teu sorriso e o meu meu!
Gosto de me (re)ver no teu olhar ... e num arrebatamento de alma, embrulhar-me no teu abraço, esquecendo-me do tempo.
Gosto ... de (te) gostar ...!!!

Dúvidas e respostas

Dúvidas, medos e curiosidades são coisas que temos durante nossas vidas, durante nossas observações. Mas ao passar do tempo algumas respostas nos veem à toa, algumas dúvidas nos somem e a certeza nos consomem diante fatos, nossos medos param de existir e começa a brotar em nossos corações coragem para seguir em frente e feliz. Deus sempre tenta nos mostrar que tudo tem sua hora, o seu motivo e seu porque, mas como seres humanos somos apressados e impacientes e buscamos no agora a resposta de tudo.
O hoje é a construção de um tempo passado para o futuro e o amanhã é o trabalho feito no novo hoje. Se aprendermos a conviver com o tempo conseguiremos verdadeiramente ser felizes, pois todas as respostas estão no tempo e não nas dores.

Não adianta forçar o tempo
Remar de encontro ao vento...
Porque o regozijo só chega quando Deus quer !

"Onde a vida nos leva ? Não é a vida que nos guia.
São nossas escolhas ...
Elas nos levam junto com nossos pés onde estamos hj
A vida é só o tempo que usamos pra decidir o que acontecerá no momento das nossas escolhas."

ACREDITE, TUDO PASSA!

Tudo passa, tudo muda e se muda, porque vivemos uma mudança. Mesmo o que não queremos e até aquilo que queremos, está passando... Paciência é uma virtude, a chave da porta que muda a todo instante. E o que fazemos parados nesse instante? Esperamos ou mudamos? Coragem, tudo passa! A única certeza é que nada escapa do tempo e o que fizemos ou deixamos de fazer é o que irá ecoar ou não pela eternidade. Faça-se presente em seu tempo, faça aquilo que ninguém fez ainda, antes que tudo mude novamente.

Pouco tempo..

Cantai pelos caminhos.
Cantai pelos campos.
Busque almas.
Transforme vidas.
Levante pessoas.
Ergam-se as mãos.
Fortaleça-se os pés.
Estejais prontos.
Já não há mais tempo.

Orgulho de SER Nordestina!
Perguntaram-me uma vez por que quando falamos de nosso orgulho ou de nossas belezas registramos com fotos da triste seca, da terra rasgada de sede, dos animais que Chico levou para os jardins do Céu, dos veios trombóticos de seca, das árvores retorcidas de agonia, e nao com fotos das nossas belezas, tais como praias, cachoeiras, flores, comidas saborosas, serras, pensei.... não é verdade, é na seca impiedosa que reside nossa beleza, nossa história de fortaleza! Talvez a resposta seja melhor explicada em quem abandona o lar sertanejo, deixando tudo para trás: amores, famílias, costumes, lar, e se aventura por outras paradas, outras terras, mesmo sendo vitima de preconceitos, fome e frio, mas assim que faz OU não riqueza volta correndo para seus confins de mundo, este retirante sabe o que é trazer no coração a imagem permanente da beleza pura do sertanejo a paisagem rica em tons diversos de marrom e vermelho, os galhos que teimam em resistir a ventos e sol inclementes, e a um aqui e outro acola tons de verde teimosos, aos veios que ficam apenas a esperar a um 'tiquim' de chuva para dançar sinuosos entre a terra, que lhe abre desejosa a passagem para aquele líquido de vida, na beleza de uma flor do mandacaru, no canto do acauã, e no por do sol rico em cores, no Céu cheio de buracos de uma renda luminosa à noite, e no luar que não há em outro lugar, neste peito sertanejo reside meu orgulho nordestino de ser!
8 de outubro , DIA DO NORDESTINO.
Prazer seu moço e dona, sou a Irene

O mundo dá voltas mas nem sempre o giro é perfeito.🍃

Rabiscos🙇🏽‍♀

Pergunto-me se estive nessa posição,
que houve o antes do depois,
que realmente havia possibilidades...
aprendia a rezar para sonhar,
a minha sombra queria desaparecer,
o meu ponto de fuga se escondia,
acordar não era mais necessário,
meus pés não pertenciam neste chão,
meu silêncio se tornou hábito,
o demónio passou a existir,
meu sentimento deixou de evoluir,
minha vontade de fazer era inexistente,
vontade de viver, ainda pior.