37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias

Você está equivocado ao dizer que não podemos deslocarmos livremente no tempo. Por exemplo, ao me lembrar vividamente de um incidente, volto ao momento em que ele ocorreu. Estou com o espírito ausente, como se costuma dizer. Dou um salto ao passado. Naturalmente, não temos condição alguma de permanecer no passado por qualquer extensão de tempo, assim como um selvagem ou um quadrúpede não pode permanecer no ar dois metros acima do solo. Mas o homem civilizado dispõe de muito mais recursos que o selvagem, e pode desafiar as leis da gravitação num balão. E por que não pode ele esperar que um dia, finalmente, consiga parar ou acelerar seu curso ao longo da Dimensão-Tempo, ou mesmo virar-se e viajar na outra direção?
(A Máquina do Tempo)

Sou aliada ao tempo, talvez apaixonada por ele. Ele é o senhor de tudo. Despenca as máscaras, revela empáfias, rasga os rompantes, varre e destrói como o vento! O tempo e o vento também espalham sementes criando lindos jardins!

Vai por mim, dê um tempo de vez em quando. Pare se não der conta de acompanhar seu próprio passo. Pare se suas dores não cessam e seus cortes não curam. Pare tudo, se não consegue sequer lembrar-se de você. Momentos de paz e calma nos devolvem a alma, trazem alívio e cura. É Deus nos amando. É Deus no comando. É Deus nos mostrando a verdadeira essência da palavra VIDA. É Deus nos desenhando e conjugando pra gente o verbo VIVER!

Chorarei tão-somente por aquilo em que acredito; acreditarei tão-somente naquilo que sei ser fato; e tudo que eu puder remediar será feito à medida em que o tempo for se mostrando companheiro. (Malcolm)

E nos foi imposto , um breve espaço de tempo , sem que jamais tivéssemos solicitado ou tido a oportunidade de revogar ;e neste breve espaço de tempo que somos obrigados a aprender a sobreviver sob todas as imposições e "leis ",neste breve espaço de tempo somos sugados por doutrinas e dogmas até wue sejamos capazes de criar os nossos próprios pensamentos e é neste breve espaço de tempo , que aprendemos a contrariedade dos sentimentos e as sensações que eles podem nos causar ,neste breve espaço de tempo ...que por fim aprendemos a amar e aspirar e que ...nos é lembrado o quão breve nós somos .

Hoje, de repente, como num verdadeiro achado, minha tolerância para com os outros sobrou um pouco para mim também (por quanto tempo?). Aproveitei a crista da onda, para me pôr em dia com o perdão.

Clarice Lispector
Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

Nota: Trecho da crônica Literatura e justiça.

...Mais

Não posso escrever enquanto estou ansiosa ou espero soluções porque em tais períodos faço tudo para que as horas passem; e escrever é prolongar o tempo, é dividi-lo em partículas de segundos, dando a cada uma delas uma vida insubstituível.

Clarice Lispector
Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

Nota: Crônica Escrever, prolongar o tempo.

...Mais

o ar que respiro é o que me faz bem , a beleza da natureza o que me faz recompensado a viver mais, a musica me faz sentir admirável mais de muitas coisas boa de se viver. E isso tudo quando se está apaixonado.

Tomar distância, tomar tempo – a fim de separar o destino e a fatalidade, de emancipar o destino da fatalidade, de torná-lo livre para confrontar a fatalidade e desafiá-la: essa é a vocação da sociologia. E é o que os sociólogos podem fazer caso de esforcem consciente, deliberada e honestamente para refundir a vocação a que atendem – sua fatalidade – em seu destino.

Zygmunt Bauman
Modernidade líquida. [tradução Plinio Dentzien]. 1ª ed., Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001

Para seguir em frente, é necessário que tomemos as decisões mais coerentes... Dar um tempo não é necessariamente desistir, é apenas dar valor a outros assuntos mais importantes no momento. E se esse tempo se perder, é porque não era para acontecer... E por esse caminho que estou indo...

Se as pessoas soubessem a importância do tempo, elas dariam menos importância as horas do relógio.

As pessoas nunca estão satisfeitas com aquilo que Deus deu, sempre estão buscando alguma coisa a mais, algo novo, e nessa busca desenfreada terminam se perdendo pelo caminho e quando olham para trás, não dá mais tempo. Já é tarde para tentar resgatar o presente que Deus lhes deu.

Sempre que olhamos para o futuro, ele muda. Muda porque olhamos para ele de uma forma diferente da realidade e isto, muda todo o resto. O futuro mora no futuro, onde tudo deverá acontecer no tempo determinado.

[...] as palavras parecem esperar a morte e o esquecimento; permanecem soterradas, petrificadas, em estado latente, para depois, em lenta combustão, ascenderem em nós o desejo de contar passagens que o tempo dissipou. E o tempo, que nos faz esquecer, também é cúmplice delas. Só o tempo transforma nosso sentimento em palavras mais verdadeiras [...]

Muitas vezes fico pensando no que penso, quando penso no que penso o tempo passa muito rápido, não havendo tempo para realizar coisa boas que penso.

Se não nos fecharmos a ele, o tempo pode ser um ótimo professor e também o melhor remédio. Pode curar nossas feridas, por mais profundas que elas aparentem ser, e as cicatrizes que delas surgem são verdadeiros troféus a serem carregados.

Todo tempo do mundo será pouco, para aqueles que desfrutam da presença de seu filho.

Eu preciso de tempo para trabalhar. O problema é que o tempo custa muito caro hoje em dia e não tenho dinheiro para comprá-lo.

Já parou pra pensar em quanto tempo da sua vida perdeu com bobagens? Então viva, reviva, recomece sua vida. Faça com que ela tenha um sentido e uma razão para ser chamada de vida. Corre garota, e vai viver ser feliz. Porque só você pode te fazer feliz.

o tempo não é vilão, ele apenas revela aquilo que é verdadeiro e intenso o suficiente para permanecer, e nos traz os frutos de nossas escolhas.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp