Poemas sobre Livro
A razão pela qual muitas pessoas temem os relacionamentos é que o
amor nos deixa vulneráveis. O risco de sofrer é o preço que pagamos
quando estabelecemos um relacionamento de outras pessoa
Zumbi de Palmares
Durante as invasões holandesas,
Muito longe das fazendas,
Foi-se formando um lugar que
Se chamava Quilombo.
Lugar de foragidos,
Negros e escravos.
O mais famoso Quilombo,
Lá na Serra da Barriga,
No Estado de Alagoas,
Tinha o nome de Palmares,
Devido às muitas palmeiras,
Naturais daqueles ares.
O primeiro rei dos negros
Tinha por nome Gangazuma.
Morava em grande palácio,
Cercado por um grande exército.
Mesmo assim, não resistiu,
Morrendo logo, em combate.
Com a morte de Gangazuma,
Zumbi tornou-se rei:
Negro forte e valente,
Fez a terra progredir.
Ele tinha um grande sonho:
Ver o Brasil ser do negro.
Mandaram, lá de São Paulo,
Domingos Jorge Velho,
Bandeirante garboso e firme,
Frente a um enorme exército.
Conseguiu derrubar Palmares.
Zumbi não quis se entregar.
Subiu no alto de uma montanha,
Atirando-se num despenhadeiro.
Queria um país verdadeiro,
Esse nobre e fiel guerreiro.
Acabou-se a nação de Palmares.
E Deus deve ter dado a Zumbi
Um exército de anjos, no céu,
Para fazer um escarcéu
Contra o preconceito racial.
Uma margarida
Uma margarida, na vida.
Pétalas brancas e regulares.
Anete , Carla, Joana, Camile,
Gorete, Márcia, Luana, Jamile.
Uma flor singela. Tão Bela!
Pétalas francas e singulares.
Teresa, Ângela, Marina, Flávia, Milena,
Karina, Elena, Eleuza, Vângela.
Deusas misteriosas! Vai entendê-las...
Pétalas amarelas, singelas.
Vitória, Valéria, Cristina, Anita, Luíza.
Uma margarida, na vida, imita a mulher.
É brisa, é vento, é tempestade...Tempestades de amor, um raio que corta.
Andréia, Diná, Marialva, Naide, Amélia.
Rita é naipe, é paz, é louvor.
Uma flor! Somente uma margarida!
Pétalas francas e singulares.
É Maria José!
Esse poema é em homenagem às minhas irmãs, mãe e amigas.
"É bem verdade que ninguém sabe exatamente de onde vem essa vozinha chamada consciência, mas algumas pessoas acham que ela é a voz do coração."
Trecho do livro "O que é correto?" de Etan Boritzer e Graham Sale
Propriá é tua própria carne,
nela corres tranquilo
e é de ti que ela vive.
Não és a California
que te sonharam
visionários
-És mais!
quando melhor te entenderem
hás de matar a FOME
de todos os FAMINTOS
e nenhuma CRIANÇA
em teus domínios
jogará mais PEDRAS
nas ESTRADAS
pra receber de volta
o SOLDO da miséria
e da VERGONHA.
"Amor...eu depositava tanta fé nele.
Verdade...eu continuava a acreditar que ela saia dos lábios da pessoa que mais amamos e em quem mais confiamos.
Confiança...está intimamente ligada ao amor e a verdade.
Onde termina um e começa o outro? Como saber que o amor é o mais cego?"
Cada uma de nós tem a sua própria história, momentos só nossos, que somente Deus sabe o que almejamos, e se ver distante deles causa dor e angústia .
É preciso ter coragem para encarar a realidade.
É preciso ter ousadia para se olhar de verdade, e admitir que você precisa de mudanças .
E quando percebemos isso, temos que buscar no Senhor e confiar Nele para que Ele nos guie e nos leve a ter a mente de Cristo, só assim nos veremos como realmente somos e do que realmente somos capazes .
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". (Romanos 12:2)
Não se conformar, e buscar em Deus a solução, a direção a ser seguida, para que possamos ter uma vida renovada, uma vida de boas novas .
Se dispondo a fazer a vontade de Deus e não a sua.
Precisamos aprender, a abrirmos mão das nossas próprias vontades, pois nem sempre elas são o melhor para nós.
E a única forma de sabermos se estamos de acordo com a vontade do Senhor, é tendo uma vida de oração, e recebendo Dele a paz em nossos corações. E quando você for pensar sobre si mesma, por favor seja gentil, não se cobre tanto, seja misericordiosa consigo mesma.
Viva a nova estação.
As vitrines estão alegres, todas enfeitadas de folhas secas e roupas para o Outono. Mas quem disse que as folhas de Outono são folhas mortas? Elas dançam valsa bem lenta, quando o vento as toca para outro lado da floresta! O Outono é a estação mais gostosa do ano. Diz a música que são folhas mortas, que tiveram outrora a cor da esperança. Mas a cor em que elas ficam no Outono é muito mais bonita que a cor da esperança, que, durante todo ano, as mantém vivas. Se observarmos bem as folhas no Outono,elas tocam música num canto da floresta. Formam uma verdadeira orquestra, cujo regente é a estação. O Outono nos faz lembrar a calma, ele tem alma, é o tempo ideal, de doces palavras, que outrora ouvimos em sombras, que as folhas das árvores nos proporcionavam. Hoje, essas folhas tem um colorido lindo de um verdadeiro Outono. Elas dançam ao som da orquestra natural do Outono. Se observarmos bem, o som que as folhas fazem, quando são tocadas pelo vento, é um som de flauta, que se mistura também com um som de violino, dependendo da velocidade do vento. As folhas ficam em festa, dançam,estão alegres, felizes, quando tantos dizem que elas estão mortas. Não!... Elas estão é bem vivas e alegres. Porque a estação mais gostosa acabara de entrar, não tem o fogo que abrasa, nem o frio que nos faz tremer.
Num cantinho da floresta, o Outono toca flauta para que as folhas dancem.
Em breve, quando todo esse colorido for embora e o inverno chegar, vamos sentir saudades do bailado das folhas, que fazem alegrar a nossa vida. E, em um cantinho da floresta dos nossos corações, teremos saudades das folhas, que dançaram para alegrar a nova estação.
É por isso que hoje me vesti de Outono e o Outono se vestiu em mim!
Marilina Baccarat no livro "Pelos Caminhos do Viver" editado pela editora Scortecci.
A beleza da felicidade é como a água do oceano, bela, imensa e profunda. A água é humilde, flui sem temer as quedas... A beleza da vida partilha, com a água do oceano, a ondulação, que nos eleva ao mais alto ponto da nossa alegria, em poder ter a felicidade... Tal qual o oceano, a beleza da felicidade tem suas ondulações e calmarias, também... Para que tenhamos a beleza da felicidade, em nossas vidas, temos que agir tal qual as águas do oceano, que têm suas ondulações, mas têm calmarias, também... Pois as suas belezas é que nos atraem e nos fixam a ele... Jamais alguém conseguiria admirar a beleza do oceano, sem nunca entrar nele... O mesmo se passa com a beleza da felicidade. Jamais conseguiríamos viver a alegria da felicidade, sem nunca a vivenciar, em nossas vidas... Assim, como decidimos, muitas vezes, entrar no oceano e não nadar sozinho, temos que levar, em nossa companhia, a decisão de levar, junto a nós, a alegria de viver... Que é a própria beleza da felicidade!
O livro A BELEZA DA FELICIDADE, poderá ser adquirido nas livrarias Curitiba, livraria Cultura, livraria Martins Fontes e na www.asabeça.com.br
Mostrar menos
1
Na ânsia pelo impossível, querendo resgatar o que não mais nos pertence, que é o tempo que passou...
O tempo não mais será. Com certeza, a pior idade é quando abrimos a porta para o tempo, que se passou, esquecendo o futuro, que, apesar de termos pouco tempo, muito ainda pode ser feito...
Temos que ter consciência do caminho, em que bebemos o vinho lentamente, entre o langor e a sabedoria, tal qual a flor, que bebe o orvalho, com o melhor dela mesma...
É chegada a hora de bebermos, lentamente, o vinho, com o melhor de nós mesmos e deixar fluir, do aprendizado de cada instante, as coisas que nos cercaram e nos cercam ainda, com toda a sabedoria, que a vida nos ensinou e, ainda, ensina...
Caminhar, junto com o tempo, aceitando tudo, que ele nos oferece, é ter muita sabedoria, é saber viver, intensamente, sorvendo, em pequenos goles, o vinho da vida...
Mesmo trôpegas, por termos bebido o vinho da delicadeza do inverno da vida, teremos a lucidez para aceitarmos a nova estação da vida, que já bate à nossa porta.
Marilina Baccarat no livro "A BELEZA DA FELICIDADE "
Impossível abarcar a noite, sem que uma brisa venha nos acalentar, sem que um sonho nos cause angústia, sem nos afligirmos com alguns pesadelos...
Impossível açambarcar a noite, sem que haja flores a perfumar os nossos sonhos. Não pensando no passado e muito menos no futuro, aproveitando somente o hoje...
Marilina Baccarat De Almeida Leão
PESSOAS QUE NOS TOCAM...
Há pessoas que tocam em nossos corações. São pessoas que nos marcam, assim como certas músicas ficam em nossa memória. Gente que entra em nossa vida e deixa marcas, como notas musicais escritas em uma pauta e que fazem a melodia ficar completa... A essência de certas pessoas é como se fosse uma música clássica tocando aos nossos ouvidos. Elas são calmas, esperam e sabem dizer que gostam da gente!
Outras são como um conserto de guitarras e metais, já vem gritando de longe que nos amam e deixam muitos, que estão ao nosso lado, surdos!
Adoro isso!...São espontâneas!
Quando o músico compõe uma música, ele pensa na harmonia, analisa bem antes de colocar na pauta.
Assim são as pessoas. Elas foram compostas para serem ouvidas, portanto se falarem como um violino, que toca ou as guitarras que embalam o som, temos que ouvi-las com toda atenção... Elas têm que ser compreendidas, sentidas, interpretadas, para que possam alegrar nossas vidas com toda a magia de serem o que são.
“Pessoas são como a música” como diz Quintana em um de seus poemas!
Pessoas têm que fazer sucesso, falar baixo ou alto, depende em que pauta ela foi colocada. Gosto das pessoas que gritam de longe: “Eu te adoro”!...Também gosto das que falam suavemente ao meu ouvido: “Sou sua fanzoca, viu?”
Essas pessoas formam uma verdadeira Orquestra Sinfônica em um dia de conserto no Municipal!
São pessoas que vibram, pois seguem a pauta e nós vibramos com elas!
Marilina Baccarat 2012
Há uma cor que não tem tom, fica entre o azul, o rosa e cor alguma...
É uma cor que não existe, mas que colore, de forma indescritível a vida de todos nós...
É uma cor que nos embala, nos dá colo, aconchego...Essa cor que não existe, mas que colore a vida... Essa cor, é a cor da preocupação de estar bem, com a gente mesmo e com os outros...
Essa cor que não existe, é a cor do RESPEITO...
É a cor, que mesmo invisível, nos ampara e nos enlaça e, mesmo à distância, nos faz sentir únicos... É a cor da apreensão com o outro de estar bem quando ele está bem, e se ele está mal, é como se uma luz se apagasse no nosso coração, tornando tudo sem cor...
Essa cor que não existe, é a cor do respeito, do amor desprendido ao próximo e desinteressada...
É a cor, que mesmo invisível, nos ampara e nos enlaça e, mesmo à distância, nos faz sentir únicos, envoltos por essa cor sem cor alguma. E, ao mesmo tempo, formada por todas as cores do arco-íris.. .Essa cor, de cor qualquer, é a cor do RESPEITO.
Essa cor que não existe que fica entre o azul e o rosa...
Essa cor passou por aqui e deixou um pouco de cor no meu dia, antes tão cinza...
Somos o que propomos viver, somos o que granjeamos, o que estragamos, o que constrangemos e o que nunca impetramos.... Fazer as pazes, com nossa história, é muito libertador.. Do que nos serve ter interstícios na fronteira da vida, no limite do tempo, se tornamos inacessíveis as lembranças, não permitindo um resgate saudável do vivido, bloqueando as lembranças, que nos levam a voejar, pelo passado prosaico...
É empobrecedora essa mania de achar que só o que dura, para sempre, é o sucesso... É eterno...
Marilina Baccarat (escritora brasileira)
Hoje agradeço-te. A ti, à tua dureza, à tua frieza, à tua incompreensão e indiferença.
Hoje, não sei, francamente, o que sinto. É uma mistura de sentimentos.
Mas, sei que, não te quereria de volta. Desejo-te, o melhor, mas só isso. Longe.
Onde estão os sonhos, em que lugar eles estão? ... Lá, em um lugar, que não existe e que, aparentemente, não se toca ou se alcança.
No entanto, balançam nossas ideias, revolucionam nosso mundo e nos transformam, nos transportando para o belo, o inimaginável.
Marilina Baccarat de Almeida Leão no livro "Em Busca dos Sonhos)
Meu conselho é que não leve a vida com tanta
seriedade. Que encare os fatos como quem está aqui
apenas visitando. Tente não focar nos problemas, nos
seus defeitos ou nos defeitos alheios. Tente não pegar os
incômodos de amanhã ou de ontem e dê ao seu presente
toda atenção que ele merece. Afinal, como o nome já diz,
ele é um presente. E acho até que ter este nome nem é
obra do acaso...
Você acordou hoje? Eis a sua frente uma
oportunidade de ter um dia diferente de ontem. Saiba
reconhecer isso, saiba valorizar isso, pois como já foi
dito, você não sabe quando tudo acabará. Faça o possível
para deixar no passado tudo o que te entristeceu e encare
um novo dia da forma que ele realmente é: novo!
Não confunda:
relacionamento com Deus com religião;
importante com imprescindível;
aquilo que tem preço com aquilo que tem valor;
ser bom com ser bobo;
final de etapa com o seu próprio final.
Se és capaz de me sentir bem perto,
Embora longe um dia me encontrar,
Se só te embalam sonhos mil, que ao certo,
Verás que sabes mais e mais me amar".
Marilina Baccarat de Almeida Leão - escritora brasileira, no livro "Sempre Amor "
Quatro Dias
Já faz quatro dias,
Sinceramente
não vi o tempo passar,
pois a felicidade
não me deixou perceber,
para que eu não estragasse
esse momento com você,
foi na primeira vez que te vi
algo emocionante naquele
momento eu senti,
foi exatamente a quatro dias
que em nossos corações
foi semeada a sementinha do amor,
juro acho que em mim já brotou,
enquanto escrevo esses versos
que dedico a ti
um sorriso aberto nasce em mim,
a cada momento que paro
e fecho os olhos, em minha mente
vem seu olhar a me cativar e hipnotizar,
acho que nem vou duvidar
pois hei de estar apaixonado,
estou louco para novamente te ver
e te sequestrar por todo viver,
finalizo dizendo novamente
que amo você!
