Poemas sobre Companhia
Na sua companhia fazer
uma festa quando florescer
o Tarumã poético,
Fazer juntos uma festa
ainda maior quando
a hora da colheita chegar,
e se for preciso plantar
outros para nunca frutos faltar,
e com quem precisar compartilhar,
Amar se entregar, transbordar
e contagiar por onde a gente passar
na vida para outros corações inspirar.
Na companhia de Juana de Ibarbourou
O amor é perfumado,
tem algo que desce
das montanhas na primavera
para defender sua terra.
Como um buquê de rosas
floresce em meio à guerra;
amando, juntos, eles possuem
além de todas as primaveras,
sem temer as noites eternas.
Na companhia da Lua,
do Sol e das estrelas,
na Serra de Itajaí
nasce o Ribeirão Garcia
todo cheio de vida.
Esse Ribeirão Garcia
que permite que tenhamos
vida em abundância,
e beija a Mata Atlântica.
Tão precioso para as vidas
não apenas das capivaras,
lontras e garças,
que o ribeirão enfeitam,
e os olhos encantam.
Muitos sem notar
que este ribeirão
que amavelmente festeja
a querida Blumenau
desagua no Rio Itajaí-Açu
do nosso destino,
por isso todos os dias
celebro este ribeirão tão querido.
Colher Morango-da-costa
acompanhada da sua companhia
é mais alta imagem de desejo
cheia paixão e poesias,
É por isso que por dois escrevo
os mais doces Versos Intimistas.
...
Para que nada distraia,
para o amor vou dar
é Morango-da-praia,
Para fazer se orgulhar
deste rabo-de-praia
e dos Versos Intimistas
escritos para quando
ele chegar se entregar
com todas as malícias
daqui para frente ser vividas.
...
A tua boca é endereço
para colocar Morango de praia
com todo o maior apreço,
Por isso em ti escrevo
os mais lindos Versos Intimistas
sem nenhum adereço.
Protegida pela companhia
da Lua Cheia que aguarda
diante das montanhas
o cortejo das Plêiades
no Hemisfério Austral,
traço por nós o sideral.
Na cávea floral e mansa
que todos dizem ser utopia,
e que resguarda só para ti
mais de mil e uma noites
sem nenhuma pressa,
e o quê realmente interessa.
Prevejo que um só leito
para nós dois não bastará,
por precisarmos de hectares
íntimos para nos espalhar
por todos nossos lugares
de mistérios e néctares,
que só os beijos hão de falar.
Os teus olhares de Via Láctea
a minha pele nívea encantará,
e minha liberdade que é a tua,
ou melhor - nossa - encontrará
finalmente o abrigo divino
sob os sutis Jequitibás-brancos.
Exatamente ali onde os destinos
dos rios da história convergem
reverenciam e se beijam,
diante dos amores que juntos
inequívocos ali se encontraram,
e com o inevitável celebraram,
estaremos entregues ao nosso
que pelas estrelas tem sido escrito.
É janeiro de Murici-da-praia
florido e de esperar o dia
da Companhia de Reis
passar pelo nosso caminho,
E de quem sabe o amor
chegar de vez no nosso destino.
Mesmo cercado de pessoas e de amor, a solidão é uma companhia eterna. Não no sentido de estar sozinho, mas no de saber que ninguém compreende plenamente o que sinto, o motivo das minhas lágrimas ou a profundidade das minhas dores. Elas são particulares, habitam um lugar onde apenas eu consigo entrar.
As pessoas ouvem falar delas, podem até imaginar o que representam, mas jamais poderão vê-las ou senti-las da forma como eu as vejo e sinto. Minhas dores crônicas são aquilo que mais detesto em minha vida e, ao mesmo tempo, aquilo que está mais presente nela. Nunca me abandonam. Fazem-me chorar, refletir e imaginar como seria existir sem elas.
Às vezes penso que, se não as tivesse, talvez este texto jamais existisse. Talvez eu fosse uma pessoa diferente, com outros pensamentos, outras sensibilidades e outros silêncios. Por isso, gostando ou não, elas fazem parte de quem sou. Não as escolhi, mas aprendi que carregá-las também moldou a forma como enxergo o mundo, a dor e a própria vida.
- Tiago Scheimann
Na tua companhia
iremos tocar com
cada surpresa e carícia
a noite estrelada de Van Gogh,
E serei muito mais
do que por você amada,
nas tuas mãos hei de ser venerada.
As auroras em baile
fazem companhia
ao coração e a alma
que nessa travessia
sem data marcada,
mas num pacto
íntimo com o tempo
elegeram primeiro
render a existência
de inefável maneira
ao Rukun Negara
por uma vida inteira.
... mesmo preferindo
a companhia de outros seres,
mormente avesso a qualquer resquício
de solidão - ainda assim, ninguém fugirá de
si mesmo - daquilo que mesmo acompanhado
ou ocasionalmente recluso, representa o mais especial
dos seus embates como espírito: a conquista
de suaautonomia comoum ser
único e capaz!
A noite se estende, insônia cruel
A chuva cai mansa, única fiel
Companhia silenciosa, som de paz
Enquanto o mundo dorme, eu sinto a solidão
Gotas no telhado, ritmo lento,
Pensamentos que não cessam.
A escuridão abraça, a chuva sussurra
"Está tudo bem", mas a alma ainda não sacia.
{Saul Beleza)
Estamos superfelizes, alegres, de bem com a vida, curtindo a melhor companhia de todos os tempos e de repente o amor nos invade.
E parece ser recíproco, um encantamento, uma vontade louca de estar junto em cada momento, um desejo para que o tempo congele pra sempre, mil planos, mil coisas, o outro faz parte da tua existência...
E depois de certo tempo você se descuida de você, das coisas que gosta. Você não sei por que, quer agradar, não decide o filme que poderiam assistir, a decisão é sempre dele, você não escolhe restaurantes interessantes, a decisão é dele, até a cor do seu cabelo e o novo corte seu amor que decide.
Você até pede autorização para qualquer coisa que deseja fazer.
O seu coração não pulsa sozinho, não tem graça, não tem cor, o coracion só pulsa com ele.
Ele esfriou um pouco, ele anda desanimado, ele diz que você não é a mesma.
Mesmo inconsciente você jogou muita responsabilidade nos ombros do amado, você indiretamente disse, eu não vivo sem você, eu não respiro sem você, você é minha fonte, meu tesouro e meu porto, meu oxigênio.
Acontece que o que era amor, carinho, respeito, virou obrigação, gratidão, cobrança.
Eu faço tudo por você, eu me anulo por você.
Quanto mais você não andar com as próprias pernas mais vai sugar quem está ao redor. Você vai ser aquela pessoa que suga todas as energias, suga sangue.
Vale à pena ter sua individualidade, vale a pena se concentrar naquele projeto antigo, entrar numa aula de dança ou caminhar no quarteirão.
Não se esqueça de ser quem você sempre foi, foi àquela pessoa pelo qual seu amor se apaixonou.
Incertezas
Ultimamente a incerteza me faz companhia todos os dias. Os problemas parecem aumentar, não importa o que eu faça. Eu só queria ter certeza de que tudo está bem, como sempre esteve. Não consigo mais deixar de pensar que tudo anda diferente e isto machuca muito. Você já deve ter percebido que eu odeio mudanças, que elas me assustam muito e eu tenho essa necessidade de ouvir de você que tudo está bem. Mas o pior é perceber que nada do que eu faça pode ajudar a melhorar as coisas, pois não depende mais de mim. Por favor, me diga que nada mudou.
Mais uma madrugada na companhia da minha já amiga íntima, a insônia, e acompanhado dela vem vários pensamentos, alguns bons, outros nem tanto, mas todos se misturam e fazem com que eu me pegue viajando em minha própria mente, num misto de sentimentos!
Engraçado como podemos nos perder viajando em nossas lembranças, quando menos espero me pego sorrindo, sorrindo em meio a um devaneio solitário, mas apesar de tal solidão momentânea eu não me sinto só, porque em seguida meus pensamentos já me levam para longe novamente e me sinto acolhido por colegas do passado e amigos do presente que em minha mente me fazem companhia quando lembro de momentos inesquecíveis que passei com eles...
Mas como nem tudo é alegria, me pego pensando em momentos tristes e sofridos pelo qual passei, ai reparo que meu semblante essa altura está mais pensativo e sério, porém dura pouco, em seguida já me vem em mente tudo que aprendi com esses momentos e o quanto me foi útil para me tornar o homem que sou hoje, mais forte e experiente!
E assim a hora vai passando, a madrugada crescendo e meu sono chegando, meu corpo me pede o conforto da minha cama para enfim um merecido descanso até porque, depois de um dia intenso eu ainda consegui viajar por anos em questão de segundos...
E assim com a chegada do sono a minha amiga insônia se despede e parti, mas me deixa um aviso:
"Eu volto, viu, Miky, e venho acompanhada de lembranças, para assim, em uma outra madrugada qualquer podermos ter mais DEVANEIOS!"
Sexta-feira
Ai... o que seria de mim, sem tu, Vênus?
Dama de companhia, sem trabalhos...
... sob um passo para pensamentos insanos
e quilômetros para grandes laços?
O que seria de mim?
A majestosa arte de tua vinda
abrilhanta tanto meu ego,
que não canso de gritar-te: linda!
Seja em latim, mirandês ou galego.
O que seria de mim?
Só de ouvir-te nas bocas do povo
morro de amor por dizerem:
- neste dia eu me renovo!
Viva a venerdi, venerdi, venerdi!
"E de todas os presentes que a vida me deu a que eu mais sinto saudade é da sua companhia"
16/04/12.
Ainda hoje ouço as canções que me enviavas só pra tentar estar por alguns segundos em tua companhia novamente e assim me sentir como antes.
Ainda te amo!!
SOL...
Meu sol!
Obrigada por ter vindo
por ter rasgado a neblina
para me fazer companhia.
Como você é belo!
Tem a beleza que eu queria ter
parece que seus raios
tocam a face de Deus.
Um dia eu estarei com você
toda manhã... ao nascer
vou lhe falar dos meus sonhos
vou mostrá-los a você.
E será o meu amigo
meu amante e companheiro
desvendará o mundo comigo
será o meu melhor parceiro.
Esta cor tão singular
que nenhum pintor jamais copiou
é o que fez eu me apaixonar
e querê-lo cada vez mais.
Toda vez que o vejo nascer...como agora
é como se fosse a primeira vez
quisera segurá-lo...não deixá-lo ir embora
mas a liberdade é sua história.
Uma história igual à minha
que muitos tentaram desvendar...
mas fugiram apavorados
com medo de mim...e de você.
Por isso acabamos assim...nós dois
encontrando-nos de vez em quando
eu me entregando às suas carícias
para sentir o seu calor na minha pele
do jeito que só você sabe...
do jeito que só você pode...
Até a ilha mais distante
tem espaço pra companhia...
Eu escolho: posso ser uma ilha
cercada de gente por todos os lados
ou não
posso ser uma dessas gente
e aparecer na sua ilha de repente
- Relacionados
- Poema Sobre Solidão
- Frases curtas sobre boa companhia para valorizar quem está do seu lado
- Frases de companhia e amor para reforçar que juntos é sempre melhor
- Frases de companheirismo para valorizar quem está do seu lado
- Seja sua melhor companhia: frases para fortalecer a sua autoestima
- Frases sobre ser sozinha para encontrar beleza na sua própria companhia
- Frases sobre ser feliz sozinho para aproveitar sua própria companhia
